O desconforto que algumas pessoas sentem ao usar headsets de realidade virtual está sendo resolvido por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com a Nvidia. Eles desenvolvem um novo tipo de headset, baseado em um sistema que cria imagens tridimensionais semelhantes a hologramas em cada lente, gerando experiências de uso mais satisfatórias.
HoloLens deve 'sair do papel' para desenvolvedores em 2016
A nova tecnologia pretende criar óculos que apliquem a noção de campos de luz para funcionar, deixando de lado a simulação tridimensional convencional, a que estamos acostumados. Nesse novo modelo, cada imagem oferece mais pontos de referência focal, com mais detalhes de profundidade e uma variação nos pontos focais de cada elemento exibido pelo headset.
O headset foi desenvolvido com um conjunto de duas telas de LCD para cada lente, uma sobre a outra, com um pequeno espaçamento entre elas. A interação entre as duas telas é o que constrói a imagem tridimensional complexa, capaz de iludir o cérebro e evitar o cansaço e o enjoo depois de uso prolongado.
Mais interessante na pesquisa é que todo o projeto foi limitado a usar componentes eletrônicos que podem ser comprados no mercado por praticamente qualquer um, especialmente com financiamento de uma grande corporação, como a NVIDIA. Isso indica que essa tecnologia é viável do ponto de vista financeiro e uma derivação desse estudo pode chegar ao consumidor em pouco tempo.
O vídeo abaixo mostra a tecnologia em funcionamento:
Por que sentimos enjoo depois de algum tempo usando um headset de realidade virtual?
Isso é importante porque nossos olhos percebem o mundo à nossa volta capturando pequenas variações de perspectiva do que está no nosso campo visual. As variações dos movimentos constantes da pupila são corrigidas pelo cérebro, dando a sensação de final de profundidade, característica à nossa noção de espaços tridimensionais.
Num headset de realidade virtual convencional, isso não é possível. Nossos olhos acabam sendo forçados a perceber uma simulação de profundidade de uma imagem que não oferece essas variações de perspectiva, e o cérebro acaba tendo dificuldade em combinar as imagens captadas pelo olho em diferentes posições, já que a perspectiva é sempre a mesma.
A sensação de enjoo e desconforto depois do uso de um headset de realidade virtual está vinculada à forma pela qual nosso cérebro interpreta estímulos visuais em conjunto com outros estímulos físicos. Basicamente, esse tipo de enjoo é causado pela mesma razão pela qual algumas pessoas podem sentir-se mal ao tentar ler um livro durante um passeio de ônibus, ou carro. Como o seu olhar está fixo em alguma coisa durante um tempo, e o corpo continua sentido as irregularidades do pavimento, o cérebro entra em conflito para filtrar as duas informações conflitantes, e o resultado é o enjoo.
Qual é o melhor modelo de óculos para realidade virtual para comprar? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como saber se há espaço livre no HD do PC
- Como bloquear com senha uma apresentação de slides no PowerPoint
- Qual é a classificação indicativa do CS:GO? Veja idade mínima para jogar
- Brawl Stars: como ganhar gemas grátis no jogo para Android e iPhone
- Galaxy A30 vs Galaxy A31: veja o que muda no preço e na ficha técnica
- Zenfone 5, Go, Laser, Deluxe… conheça todos os smartphones da Asus
- Coreia do Sul planeja lançar projeto-piloto do 6G em 2026
- O que é 'juntos e shallow now' no Instagram? Veja como usar filtro do meme
- Como ganhar inscritos no YouTube rápido e de graça? Oito dicas para 2021
- Como editar vídeos no celular com Quik e Splice, dois apps da GoPro
- Como ouvir música online e de graça pelo site Mozaart
- Conheça kscerato, jogador que pode entrar para elenco da MIBR no CS:GO
- Resident Evil Village: mods trocam monstros por Barney e Ricardo Milos
- Instagram inclui vídeo ao vivo no Stories e 'efeito Snapchat' no Direct
- Review Pokémon UltraSun
- Capa para iPhone da SanDisk aumenta memória e bateria do celular
- iPhone 12 tem preço a partir de R$ 6.999 no Brasil
- Como colocar música em vídeos online sem baixar programas
- Como desativar o recurso que reduz a qualidade gr?fica dos jogos no LG G4?
- Cristiano Ronaldo lança própria linha de fones em parceria com a Monster