A Apple anunciou o iOS 9 durante a WWDC 2015, e com ele foram reveladas uma série de novidades interessantes para o funcionamento dos aparelhos com o sistema operacional. O TechTudo listou as sete principais abaixo. Confira e saiba como estas alterações podem melhorar a usabilidade dos iPhones e iPads.

Veja tudo o que rolou na WWDC 2015

iOS 9, enfim, chegou! Confira as suas novidades (Foto: Reprodução/Apple)

1. Economia de bateria

A Apple focou o começo da apresentação do iOS 9 no WWDC 2015 falando sobre uma característica que há muito tempo incomoda seus usuários: a bateria. Finalmente, como já existe no Windows Phone e alguns aparelhos Android, a plataforma da Maçã terá um modo de economia de energia.

O modo desativa alguns recursos “desnecessários”, como notificações e downloads de atualizações em background, além de diminuição de brilho da tela e de velocidade de navegação na web. Com isso, ele pode otimizar a vida útil da bateria. Mas as mudanças nesta área não param por aí.

O uso normal dos iPhones e iPads também deve consumir menos energia do aparelho. A empresa focou em fazer atualizações nesta área, e a tendência é de que, com isso e o modo Low Power Mode, a bateira possa durar até três horas a mais do que a duração de sua vida útil atualmente.

2. Informações de Trânsito

Mais uma novidade que não chega a ser inovadora, por já estar presente na concorrência há algum tempo, mas que certamente melhora o iOS. Agora, o sistema de Mapas nativo – Apple Maps – ganhou informações de trânsito. Os usuários verão detalhes em tempo real do que acontece nas rotas que traçarem.

3. Siri mais inteligente

A auxiliar por voz do iOS 9 está ainda melhor. A Siri ganhou uma nova interface e vários recursos, como mostrar fotos de um local, emitir lembretes quando se passa por um lugar, sugerir conteúdo de acordo com os hábitos dos usuários, sistema de pesquisa dentro de aplicativos e muito mais. Segundo a Apple, ela está ainda “mais inteligente”.

iOS 9 tem melhor busca e Siri mais inteligente (Foto: Divulgação)

4. Novidades nos apps nativos (Notes, Apple Pay, News)

A Apple transformou alguns de seus aplicativos nativos. O “Notes”, seu aplicativo de Notas, virou um EverNote próprio. Agora, os usuários podem fazer checklists e adicionar conteúdo multimídia às anotações, além de terem também a opção de fazer anotações não somente digitando, mas também com “desenho” à mão livre.

Outras novidades são um maior suporte a sistemas de pagamento pelo Apple Pay, que chega também ao Reino Unido após ser lançado nos Estados Unidos apenas, o novo Wallet, que vira uma carteira virtual e substitui o Passbook, e o News, para leitura das notícias que mais interessarem o usuário, com o estilo do Flipboard.

5. HomeKit

Especulado há algum tempo, enfim o HomeKit foi anunciado no iOS 9. É uma plataforma para controlar termostatos, fechaduras, luzes e outros dispositivos inteligentes de casa. Ele será embutido no novo sistema operacional e pode ser usado tanto a partir de smartphones ou tablets como usando o Apple Watch.

6. Multitarefas e novo teclado para iPad

... Os usuários pediram e o recurso multitarefas agora é uma realidade no iPad. São três recursos novos: divisão de tela entre dois apps de maneira igual, divisão com um app maior e outro menor, e também Picture in Picture, com vídeos sendo reproduzidos em uma janela pequena por cima de outros apps.
iPad ganhou novas funções com o iOS 9 (Foto: Divulgação)

Além disso, os tablets também ganham um novo teclado, com direito a Trackpad, que funciona como um mouse de notebook, porém comandado na tela com toque, e atalhos para diversas funções, como copiar, colar, negrito, itálico, adicionar arquivos, etc. Duas mudanças bem significativas para quem usa o tablet.

O que você achou das novidades da Apple para 2015? Comente no Fórum do TechTudo

Via Apple



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.