Vender ou trocar objetos usados por meio de aplicativos de celular são formas de se desfazer de produtos em bom estado de conservação que estão sem uso, gerar uma renda extra e diminuir o desperdício. Plataformas como Enjoei, OLX e Popsy, disponíveis para Android e iPhone (iOS), permitem divulgar roupas, itens pessoais, eletrônicos como smartphones e notebooks, móveis e até carros e motos, com o objetivo de encontrar compradores ou pessoas interessadas em negociar. A seguir, confira seis aplicativos para vender coisas usadas pela Internet.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Grito
O app Grito é uma plataforma de venda pelo celular que permite negociar com pessoas que estão a, no máximo, 3 km de distância. Os usuários podem divulgar produtos, comprar, vender ou alugar itens variados, contratar serviços, informar que estão necessitando algum elemento ou profissional específico ou fazer doações, ajudando comerciantes da vizinhança e movimentando a economia local.
Ao encontrar um produto desejado, os participantes são orientados a continuar a negociação pelo WhatsApp, e o pagamento deve ser combinado entre comprador e vendedor, sem interferência do app. O Grito está disponível para Android e iPhone (iOS) e não exige preenchimento de ficha cadastral. O app não cobra taxas para anunciar nem para comprar os produtos.
Popsy
O Popsy é um marketplace disponível para Android e iPhone (iOS) que permite vender de tudo. O catálogo é dividido entre produtos de casa e jardim, moda e acessórios, eletrônicos, celulares, serviços, carros, imóveis e possui até uma seção que divulga empregos. O usuário pode cadastrar seu produto de forma fácil: ao enviar a foto do item para a plataforma, ele já está disponível para venda e pode ser acessado por pessoas interessadas.
Um chat nativo do aplicativo permite negociar os valores de forma privada para fechar negócio imediatamente. O Popsy também tem uma versão Web para comprar e vender pelo computador, e não cobra comissão pelas transações efetuadas entre as pessoas.
Enjoei
O Enjoei é um dos aplicativos de venda online mais famosos do mercado. Voltado para a comercialização de peças de roupas usadas, o app funciona como um “brechó online” e permite que cada usuário crie sua lojinha virtual, na qual serão expostos seus itens. É possível divulgar peças femininas, masculinas, infantis, acessórios, bolsas, materiais esportivos, calçados e toda a gama de produtos que envolvem o vestuário. A venda é feita diretamente pela plataforma, e o vendedor é cobrado de uma taxa de comissão que varia de acordo com o valor dos itens.
OLX
A OLX é outro app de classificados muito famoso e que pode ser usado para vender praticamente qualquer coisa. O vendedor por fazer anúncios de carros, celulares, móveis, imóveis e terrenos, instrumentos musicais, peças de roupa, artigos para pets, entre tantas outras categorias. Nos anúncios, o usuário deve fornecer o máximo de informações possível para que o comprador se interesse pelo produto, como fotos nítidas, descrição detalhada do estado de conservação, preço, localização e opções de contato.
Na OLX, vendedores e compradores também podem conversar por meio de um chat interno para realizar negociações. Para isso, é preciso fazer login na plataforma, que pode ser realizado com e-mail ou credenciais do Facebook ou Google. Por ser bastante popular, é preciso estar atento para evitar cair fraudes durante as transações.
iCarros
Como o próprio nome sugere, o iCarros é um aplicativo voltado para a comercialização de automóveis. O usu�
Trokaí
Semelhante ao Enjoei, o Trokaí é voltado para a venda de roupas por aplicativo. O app incentiva os usuários a vender ou trocar peças que estão paradas no guarda-roupas e que podem servir em outras pessoas, gerando uma renda extra para o vendedor. Para divulgar os itens, é preciso adicionar fotos, descrição, tamanho indicado, possíveis detalhes e o preço. Neste app, também é possível conversar com possíveis compradores interessados para avaliar propostas, concluir a negociação e escolher um ponto de entrega.
Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Conheça o projeto aqui
Vale a pena comprar peças usadas? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CS:GO: MIBR sofre duas derrotas e se complica na BLAST Pro Series
- I am Setsuna se inspira nos RPGs clássicos e traz muita nostalgia na E3
- Como instalar fontes no Ubuntu
- Facebook marca data da F8 2017; evento revela novidades e aplicativos
- Como deslogar dispositivos conectados na conta Microsoft
- iCasei: como confirmar presença no casamento
- Chu Ming Silveira, arquiteta criadora do orelhão, ganha doodle do Google
- Conheça os melhores games inspirados em O Exterminador do Futuro
- Como ver fps e ping no DotA 2
- WhatsApp não envia foto e áudio? Usuários reclamam de problema no app
- Destiny: Casa dos Lobos ‘revitaliza’ o FPS da Bungie; confira a análise
- Erro no Windows 10: como corrigir pelo Verificador de Arquivos do Sistema
- Boné smart permite ouvir músicas sem usar fone de ouvido
- Como fazer o download e os requisitos para jogar Youtubers Life no PC
- Avast tem 'ferramentas de descriptografia' de ransomwares famosos
- CS:GO: FURIA perde para Cloud9 e está fora da IEM Katowice Major 2019
- Apple muda nome do OS X; macOS Sierra marca chegada da Siri ao Mac
- Como gerar boleto pelo PagSeguro
- App FordPass ajuda pesquisa por postos de gasolina e estacionamentos
- Apple deve banir aplicativos que rastrearem usuários no iPhone (iOS)