Minecraft é um dos maiores fenômenos do mundo dos jogos. O sucesso levou o game para praticamente todas as plataformas, com versões disponíveis para PC, Xbox One, PlayStation 4 (PS4), Nintendo Switch e também para celulares, no Android e iPhone (iOS). A popularidade se deu por conta de suas mecânicas de sobrevivência e criação de objetos, elementos que inspiraram o desenvolvimento de vários jogos e universos feitos a partir de blocos.
Muitos deles, inclusive, com download gratuito e multiplayer online – alternativas interessantes para quem não pode adquirir o game original, que é pago. Confira, na lista a seguir, seis opções de jogos grátis parecidos com Minecraft para jogar no PC.
Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Unturned
Desenvolvido por apenas uma pessoa, Nelson Sexton, dono e fundador da Smartly Dressed Games, Unturned é um jogo indie de sobrevivência e ação com zumbis. Disponível para download grátis para PC no Steam (e também no PS4 e Xbox One), o game é uma divertida combinação de Minecraft com DayZ. A comparação, contudo, não se limita ao visual. Unturned traz elementos de ambos os títulos, como a possibilidade de criar objetos, estruturas e mapas personalizados. Com todo o conteúdo disponível para jogar em modo online com amigos.
Unturned coloca o jogador em um mundo aberto após um apocalipse zumbi. No game, o objetivo é sobreviver a qualquer custo, usando todos os recursos e vantagens possíveis. Isso inclui a ajuda de amigos, já que o jogo possui suporte para multiplayer online e local, com modos cooperativo e competitivo. Além disso, oferece um editor de mapas para os usuários mais criativos e ainda traz uma infinidade de conteúdo gratuito feito por outros jogadores da comunidade, disponível na oficina do Steam.
2. Trove
Trove é um dos jogos mais parecidos com Minecraft nesta lista, contudo, o game está longe de ser uma cópia. Desenvolvido pela Trion Worlds, o game é um MMO de ação com estilo próprio, além de uma imensa quantidade de conteúdo – ou seja, combina o melhor da jogabilidade de Minecraft com um mundo aberto online para jogar com amigos ou usuários do mundo todo. O jogador ainda tem 16 classes de personagem ao todo para escolher na hora de criar o seu personagem.
Trove está disponível para download grátis no PC e Mac (via Steam), mas também conta com versões para consoles no PS4 e Xbox One. No game, o fã de Minecraft encontra tudo o que espera de um jogo inspirado no universo de blocos: construção de mapas e casas, exploração de mundos, monstros e chefões poderosos e, o mais importante, o multiplayer online. Na versão de PC, os jogadores ainda podem baixar conteúdo gratuito criado por outros usuários na oficina do Steam.
3. Roblox
Desenvolvido e publicado pela Roblox Corporation para PC, Xbox One, Android e iPhone (iOS), Roblox é uma plataforma de games 3D que permite ao usuário criar e jogar em centenas de mundos construídos pelos próprios jogadores, característica que o torna bem semelhante a Minecraft. Contudo, ele não é exatamente um game, mas, sim um site e aplicativo em que pessoas podem criar mapas e estágios com seus próprios personagens, objetivos e regras.
Roblox traz games de todos os gêneros para se jogar na plataforma, de RPGs a simuladores. Apesar de ter mundos inspirados em outras séries, como GTA 5 e Pokémon, sua mecânica de construção ainda se assemelha mais a Minecraft do que a outros jogos. Para jogar Roblox, basta acessar o site (ou aplicativo), criar uma conta e escolher um universo para experimentar. O usuário tem uma vasta lista de mundos virtuais para escolher e explorar com milhares de outros jogadores online.
4. Terasology
Terasology é um projeto de código aberto desenvolvido por um conjunto de usuários online. Disponível gratuitamente para PC, a plataforma é uma espécie de “Minecraft grátis” e traz um mundo praticamente idêntico ao universo de blocos, porém com um visual mais realista e caprichado. A plataforma aberta recebe atualizações com frequência e a equipe de criadores também encoraja a participação de novos desenvolvedores no projeto, que continua em constante evolução.
Em termos de jogabilidade, o game é uma verdadeira homenagem a Minecraft. Assim como no original, o jogo não possui um objetivo definido, então o jogador está livre para explorar biomas, criar objetos a partir de blocos e enfrentar criaturas ao longo de sua jornada. O jogo traz suporte para um jogador e multiplayer, contudo, o modo online ainda está em fase de testes pelos desenvolvedores.
5. Robocraft
Criado pela produtora Freejam, Robocraft é uma alternativa gratuita para quem busca por mais emoção. Assim como Trove, o game é um MMO mais focado em ação, disponível para download grátis no Steam. Com uma combinação que lembra Minecraft e o jogo de guerra World of Tanks, a mecânica de construção gira em torno robôs futuristas, que são o destaque do game por serem totalmente personalizáveis. Os veículos são usados em batalhas online contra jogadores do mundo todo.
Os jogadores podem combinar blocos no editor para criar seus próprios veículos de batalha, armados e prontos para o modo competitivo do game. Além de montar, os usuários podem pilotar suas criações e atualizar os robôs com novos cubos e componentes.
6. Creativerse
Creativerse é um jogo de aventura e sobrevivência em mundo aberto, disponível para PC. Assim como Minecraft, o jogo conta com exploração e foco em criação de objetos, estruturas e plataformas. Embora o visual dos personagens seja mais robusto, o cenário e as mecânicas de jogo têm fortes semelhanças com o universo de blocos. A diferença está nos detalhes, com texturas e objetos mais realistas.
Creativerse também conta com modo multiplayer, permitindo que os jogadores entrem em servidores públicos ou criem seus próprios mundos privados para jogar com amigos. Além disso, com mais de 400 peças diferentes para construir e modelar o mundo a seu gosto, ainda é possível compartilhar suas criações para ganhar “likes” de usuários do mundo todo.
Qual foi o seu maior feito em Minecraft? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Velocidade da Internet cai no Brasil em todas as operadoras, aponta Netflix
- Como usar os novos emojis Unicode 8.0 no iPhone?
- Como usar o OBS Studio para fazer lives no Facebook
- Matterfall é o novo game com temática alienígena exclusivo para PS4
- Banner Saga e Dragon’s Dogma se destacam entre os lançamentos da semana
- Proibido no Street Fighter V: veja ações que dão 'ban' no competitivo
- Novo modo de Hearthstone traz recompensas para jogadores competitivos
- Bully, Tekken 7 e Wolfenstein 2 estão nas ofertas da semana
- Como recuperar senha e desativar uma conta do Fotolog
- Apple Music para Android já está disponível na Play Store
- Como usar o Gmail offline na nova versão do e-mail
- Fone de ouvido wireless inova ao suportar o padrão Bluetooth 5
- Resumo da Semana: Fifa 17 e No Man’s Sky foram destaques
- Google Chrome 55 abandona Flash de vez e passa a usar HTLM 5
- Positivo S550 Kids: smartphone para crianças tem capa em formato de leão
- Mouse gamer Razer Naga chega em versão Chroma ao Brasil
- LG lan?a quatro novos smarts intermedi?rios ideais para selfies; entenda
- Call of Duty Mobile: como se inscrever para participar da versão beta
- Instagram Stories ganha emoji deslizável para enquetes mais interativas
- Hackathon Globo: casa do BBB abre portas para 33h de pura tecnologia