O recurso "Atividade fora do Facebook" confundiu os usuários da rede nesta quinta-feira (18). Um vídeo que circula na Internet alerta que a plataforma tem conhecimento sobre todos os aplicativos instalados no celular, incluindo apps que contém credenciais de bancos. A descoberta da ferramenta levou à conclusão de que o Facebook teria acesso a contas bancárias, saldos, senhas e até transferências no banco, entre outras informações armazenadas no aparelho.
No vídeo, uma pessoa alerta para a quantidade de aplicativos conectados ao Facebook e demonstra como desativar para impedir que a rede obtenha essas informações. O rumor surge poucos meses após o megavazamentos de dados em janeiro, o que pode ter contribuído para a confusão dos usuários. O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Facebook no Brasil, que retornou com o seguinte pronunciamento:
"Não é verdade que o Facebook rastreie informações financeiras e bancárias das pessoas como sugerido no vídeo. Além disso, proibimos empresas ou organizações de compartilhar dados sensíveis com a plataforma, como informações financeiras ou de saúde" — porta-voz do Facebook
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O assunto despertou dúvidas nos internautas quanto à segurança de seus dados. No Google Trends, ferramenta que monitora pesquisas no buscador do Google, os termos "Facebook tem acesso à conta bancária" e "Facebook tem acesso a todos os seus aplicativos" apresentaram alto índice de crescimento na última semana. Enquanto isso, "atividade fora do Facebook" teve um aumento de 1.200% nas buscas durante esse período.
No Twitter, alguns usuários também se manifestaram com dúvidas sobre o funcionamento do recurso "Atividade fora do Facebook". Conforme explicou um porta-foz da rede social, não é verdade que o Facebook tenha acesso às contas bancárias de seus usuários.
O que é Atividade fora do Facebook?
Em essência, o recurso Atividade fora do Facebook foi criado para dar mais controle ao usuário sobre a sua privacidade dentro da plataforma. A ferramenta foi lançada em 2019 com o objetivo de facilitar configurar as barreiras de proteção do perfil, como limitar quem pode ver seus posts, e também em relação aos dados. Desse modo, é possível visualizar as informações compartilhadas com outros aplicativos que o usuário conectou ao Facebook e escolher se deseja revogar o acesso.
O recurso apresenta um resumo da atividade que empresas e instituições compartilham com a rede sobre as interações realizadas nas plataformas ligadas a essas organizações. Isso inclui, por exemplo, visitas aos sites e utilização dos aplicativos. Por isso, visando à transparência, a rede social exibe os ícones de apps e endereços na web. Ainda é possível entender quais informações são de fato usadas pela rede e a quantidade de dados recebidos.
Apesar disso, o Facebook alerta que não mostra todas as atividades, mas garante que não as vende para outras empresas. Além disso, a plataforma proíbe que as instituições compartilhem conteúdos sensíveis, como informações financeiras, de saúde, datas de nascimento ou senhas. Entre as práticas que advém da coleta de dados, a rede mostra anúncios personalizados, sugestões de grupos, eventos e marcas que podem ter a ver com o perfil do usuário.
Como desativar Atividade fora do Facebook?
Caso não se sinta confortável com o recurso, é possível desativá-lo e evitar que o Facebook receba informações de sua atividade de outras empresas
Vá até "Configurações e Privacidade" por meio do botão ao lado de notificações. Em sequência, clique em "Configurações" e acesse a seção "Suas informações no Facebook". Depois, aperte em "Atividade fora do Facebook" e, no canto direito da tela, selecione "Desconectar histórico". Para impedir que isso aconteça novamente, clique em "Mais opções", "Gerenciar Atividade Futura" e, por fim, apertar no botão azul para desativar a função.
Veja também: Cinco coisas que seus amigos do Facebook sabem de você e como se proteger
Como saber quem me excluiu do Facebook? Veja dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Acer revela notebooks com chips AMD e Intel de 10ª geração na CES 2020
- WhatsApp para iPhone: como acessar as mensagens marcadas com estrela
- Apple revela novo iPad de 9.7 polegadas voltado para educação
- Vai comprar o LG G5 no Brasil? Saiba aproveitar acessórios de outros celulares
- Comprar AirPort vale a pena? Veja prós e contras do roteador da Apple
- O que é Instagram Dix?
- Lutadores de Street Fighter serão jogáveis em Monster Hunter World
- 'Dividir valor': nova função do Nubank permite rachar conta com amigos
- Apps com 470 mil downloads podem usar contas do Google e do Facebook
- Beta do iOS 14.2 tem emojis novos de carinhas, animais e comidas
- Veja como ajustar a hora no iPhone manualmente
- Lista reúne os melhores easter eggs e curiosidades de The Crew
- Copa do Mundo 2018: dia 8 do evento tem seis Doodles do Google
- Conheça os melhores jogos para dois jogadores do PlayStation 3
- Evento de stream de jogos recebe US$ 1,5 milhão em doações em três dias
- BGS 2016: veja o que esperar da maior feira de games da América Latina
- Solstício de verão 2017: Google celebra mudança de estação com Doodle
- Tela do Redmi 2 congelou no modo Fastboot? Veja como resolver
- Impressora 3D faz objetos que se comunicam via Wi-Fi sem bateria
- StarCraft 2: como fazer download e jogar em cenários do modo Arcade