O recurso "Atividade fora do Facebook" confundiu os usuários da rede nesta quinta-feira (18). Um vídeo que circula na Internet alerta que a plataforma tem conhecimento sobre todos os aplicativos instalados no celular, incluindo apps que contém credenciais de bancos. A descoberta da ferramenta levou à conclusão de que o Facebook teria acesso a contas bancárias, saldos, senhas e até transferências no banco, entre outras informações armazenadas no aparelho.
No vídeo, uma pessoa alerta para a quantidade de aplicativos conectados ao Facebook e demonstra como desativar para impedir que a rede obtenha essas informações. O rumor surge poucos meses após o megavazamentos de dados em janeiro, o que pode ter contribuído para a confusão dos usuários. O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Facebook no Brasil, que retornou com o seguinte pronunciamento:
"Não é verdade que o Facebook rastreie informações financeiras e bancárias das pessoas como sugerido no vídeo. Além disso, proibimos empresas ou organizações de compartilhar dados sensíveis com a plataforma, como informações financeiras ou de saúde" — porta-voz do Facebook
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O assunto despertou dúvidas nos internautas quanto à segurança de seus dados. No Google Trends, ferramenta que monitora pesquisas no buscador do Google, os termos "Facebook tem acesso à conta bancária" e "Facebook tem acesso a todos os seus aplicativos" apresentaram alto índice de crescimento na última semana. Enquanto isso, "atividade fora do Facebook" teve um aumento de 1.200% nas buscas durante esse período.
No Twitter, alguns usuários também se manifestaram com dúvidas sobre o funcionamento do recurso "Atividade fora do Facebook". Conforme explicou um porta-foz da rede social, não é verdade que o Facebook tenha acesso às contas bancárias de seus usuários.
O que é Atividade fora do Facebook?
Em essência, o recurso Atividade fora do Facebook foi criado para dar mais controle ao usuário sobre a sua privacidade dentro da plataforma. A ferramenta foi lançada em 2019 com o objetivo de facilitar configurar as barreiras de proteção do perfil, como limitar quem pode ver seus posts, e também em relação aos dados. Desse modo, é possível visualizar as informações compartilhadas com outros aplicativos que o usuário conectou ao Facebook e escolher se deseja revogar o acesso.
O recurso apresenta um resumo da atividade que empresas e instituições compartilham com a rede sobre as interações realizadas nas plataformas ligadas a essas organizações. Isso inclui, por exemplo, visitas aos sites e utilização dos aplicativos. Por isso, visando à transparência, a rede social exibe os ícones de apps e endereços na web. Ainda é possível entender quais informações são de fato usadas pela rede e a quantidade de dados recebidos.
Apesar disso, o Facebook alerta que não mostra todas as atividades, mas garante que não as vende para outras empresas. Além disso, a plataforma proíbe que as instituições compartilhem conteúdos sensíveis, como informações financeiras, de saúde, datas de nascimento ou senhas. Entre as práticas que advém da coleta de dados, a rede mostra anúncios personalizados, sugestões de grupos, eventos e marcas que podem ter a ver com o perfil do usuário.
Como desativar Atividade fora do Facebook?
Caso não se sinta confortável com o recurso, é possível desativá-lo e evitar que o Facebook receba informações de sua atividade de outras empresas
Vá até "Configurações e Privacidade" por meio do botão ao lado de notificações. Em sequência, clique em "Configurações" e acesse a seção "Suas informações no Facebook". Depois, aperte em "Atividade fora do Facebook" e, no canto direito da tela, selecione "Desconectar histórico". Para impedir que isso aconteça novamente, clique em "Mais opções", "Gerenciar Atividade Futura" e, por fim, apertar no botão azul para desativar a função.
Veja também: Cinco coisas que seus amigos do Facebook sabem de você e como se proteger
Como saber quem me excluiu do Facebook? Veja dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Star Wars Jedi Fallen Order: dicas para mandar bem no jogo de aventura
- PES 2015: saiba como participar de competições online no game
- Apple libera atualização do iOS que conserta ringtones 'desaparecidos'
- Lançamento do Moto G7: Motorola revela preços a partir de R$ 999
- Final Fantasy 8 Remake: tudo sobre a nova versão do clássico game
- Apple marca evento para 15 de setembro, mas faz mistério sobre iPhone 12
- Gmail fora do ar? Usuários relatam erro 404 no Brasil
- Como mudar a senha do Waze?
- Ipsum Du Loren
- LG junta 216 TVs OLED para fazer um 'túnel de vídeo' na IFA 2016
- Project Cars na BGS 2015 roda a 4K em PC avaliado em mais de R$ 40 mil
- Capa para iPhone X: lista reúne cinco capinhas para celular Apple
- Pro View do LoL transmite Mundial 2019 ao vivo em português; veja preço
- Deezer ganha app para PC com Windows 10; veja como usar
- WhatsApp: veja quais fun??es voc? pode usar durante a chamada de voz
- Músicas dos Beatles entram no Spotify, Deezer, Apple e demais serviços
- Crossfire ou Blood Strike: veja o comparativo entre os dois FPS
- Moto G 3: dez acessórios para ‘turbinar’ o smartphone
- Como usar a webcam do computador como câmera de segurança?
- Gadget que coloca entrada USB em tomadas pode acabar com adaptadores