W.O., abreviação de walkover, ou "vitória fácil" em tradução livre, é a expressão utilizada quando um jogo tem um resultado sem que ele seja realizado. Vitórias fáceis também acontecem nos esports em torneios de jogos como DotA 2, Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e League of Legends (LoL). Em alguns casos, as situações inusitadas que levaram ao W.O. causaram polêmica: como jogadores que dormiram demais e perderam a hora das partidas ou que faltaram porque estavam no shopping com a mãe. Confira, a seguir, cinco casos controversos de W.O. nos esports.
Anoobs Gaming x SG Esports (DotA 2)
A equipe brasileira de DotA 2 Anoobs Gaming (AOG) acabou eliminada por W.O da qualificatória da WESG LATAM por um motivo bem curioso: seu player, Erick "EricK1NG" Alves, não compareceu para jogar contra a SG Esports porque estava dormindo. O caso aconteceu em janeiro de 2021 e veio à tona depois que o jogador da SG, Danylo "Kingrd" Nascimento, expôs a situação nas redes sociais. Depois, EricK1NG pediu desculpas publicamente e comentou que estava com dificuldade em conciliar a carreira no DotA 2 com questões pessoais.
FunPlus Phoenix x Orgless (CS:GO)
Durante a Season 1 da Flashpoint de CS:GO, em 2020, a equipe da FunPlus Phoenix (FPX) foi eliminada da primeira fase da competição. O time, que iria disputar no dia 22 de março uma partida contra a Orgless, acabou perdendo o jogo por W.O. A organização da Flashpoint divulgou em sua conta oficial no Twitter que a FunPlus Phoenix havia perdido o jogo após as “recentes notícias de mudança de elenco”. Na época, o player Patrick “es3tag” Hansen estava de saída para se juntar a Astralis, o que acabou deixando a FPX com um jogador a menos e impossibilitando a equipe de realizar o confronto.
Porém, mesmo com a eliminação na primeira parte do torneio, a FPX conseguiu pontos suficientes na segunda fase, avançou aos playoffs e terminou o campeonato em sétimo/oitavo lugar em um total de 12 participantes.
Operation Kino x Redemption (LoL)
A equipe brasileira de League of Legends Operation Kino (OPK) perdeu de W.O. para o time da Redemption durante a Superliga ABCDE, em novembro de 2019. O jogador da OPK, Matheus "Theusma" Lima, comentou na ocasião, em seu Twitter, que o motivo da derrota ocorreu pelo fato dos jogadores do time estarem sem as contas oficiais do servidor de torneio da Riot Games, requisito necessário para jogar o campeonato.
A organização da Superliga comunicou que a equipe sabia do requisito e não o cumpriu, e que, caso executasse as exigências nas próximas semanas da liga, poderia continuar na competição. Com o W.O., a Operation Kino caiu para a Chave dos Perdedores do torneio e acabou eliminada após perder, por 2-1, para a Falkol.
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Midas Club x Thunder Predator (DotA 2)
Em junho de 2018, durante a qualificatória sul-americana do The International 8 de DotA 2, o jogador Pedro "Sooths" Luiz, da equipe brasileira Midas Club, não compareceu a uma partida decisiva. Momentos antes do jogo contra a equipe peruana Thunder Predator, o player disse ao seu companheiro de equipe Lucas "Hyko" Morais que não conseguiria jogar, pois estava de saída para ir ao shopping com sua mãe.
Após o W.O. e a repercussão do caso, Sooths disse que a saída com a mãe foi uma desculpa, e que na verdade ele não estava confortável em jogar com o time. A partida em questão valia classificação para a próxima fase, e, com a derrota por W.O., a Midas Club não conseguiu pontuação suficiente para avançar no torneio. Vale lembrar que o The
Immortals x North (CS:GO)
Em 2017, a equipe de CS:GO da Immortals, na época composta por brasileiros, perdeu de W.O. o primeiro mapa na final da DreamHack Open Montreal. O motivo foi um atrasado por parte da line up, que demorou a chegar ao local do evento. Em uma postagem no Facebook, o player Lucas "LUCAS1" Teles comentou que ele e seus companheiros, Henrique "HEN1" Teles e Vito "kNgV" Giuseppe, acordaram atrasados por estarem cansados e não terem ouvido o despertador. Após a derrota automática no primeiro mapa, os brasileiros perderam o segundo confronto por 19-9 na Cobblestone e ficaram com o segundo lugar no torneio.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Placa de vídeo para notebook: sete dicas para escolher a melhor opção
- Space Harrier 2 e Liga da Justiça são destaques mobile nesta semana
- Os 10 melhores jogos mais vendidos do PlayStation 2 de todos os tempos
- PetCube promete ser a 'babá eletrônica' do seu bichinho de estimação
- Mundial de LoL 2020: INTZ estreia com duas derrotas na Fase de Entrada
- Como escolher um notebook em 2021? Veja o que buscar em um novo modelo
- League of Legends: como conseguir skins de graça com a Criação Hextec
- Como recuperar o número do recibo do Imposto de Renda 2019
- PES 2018: lista traz os 10 melhores jogadores do game
- PlayStation 5 (PS5): como assistir à live de lançamento do novo console
- O que saber antes de comprar um smartphone com TV digital
- Como cortar áudio do WhatsApp
- League of Legends PBE: aprenda como acessar o servidor de testes do jogo
- Call of Duty League: tudo sobre a temporada da franquia em 2020
- TP-Link anuncia Deco M9 Plus, roteador mesh com cobertura de até 400 m²
- Confira opções de placas-mãe mini ITX para montar PCs compactos
- Apps para Windows Phone: Forest, Shazam e outros tops da semana
- Dicas para estudar em casa: como melhorar a produtividade em aulas online
- Demo de PES 2017 tem data anunciada e conta com Flamengo e Corinthians
- AMD Ryzen 3 2200G vs Intel Core i7 8700: compare especificações das CPUs