A Hyundai apresentou, nesta terça-feira (9), o veículo conceitual Tiger-X1, que traz pernas robóticas com rodas e promete viajar em qualquer tipo de solo. O modelo, que só deve ter uma versão beta em cerca de dois anos, é uma versão robótica do Elevate, projeto da Hyundai voltado para transporte de humanos apresentado durante a CES 2019. O "robô-cachorro" com rodas pode ser usado para trabalhos de pesquisa científica ou até atividades de resgate.
No visual, o protótipo lembra bastante o Spot, famoso robô da Boston Dynamics que remete a um cão – a diferença está na capacidade de transportar carga. Por enquanto, não há previsão de quando o Tiger-X1 chegará ao mercado, e tampouco mais informações sobre seu preço.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Segundo a Hyundai, o Tiger-X1 se destina a transportar cargas úteis em terrenos remotos e inacessíveis, sendo concebido para funcionar com tração integral nas rodas, ou mesmo caminhar utilizando suas quatro patas. Apesar do visual próximo ao do robô-cachorro da Boston Dynamics, o modelo foi pensado com estrutura suficiente para transportar carga.
O nome Tiger é, na verdade, uma abreviação de Transforming Intelligent Ground Excursion Robot (Robô transformador de excursão terrestre inteligente, em tradução livre). O modelo é mais um projeto do New Horizons Studio, centro de inovação da montadora sul-coreana localizado no Vale do Silício, e que também responsável pelo desenvolvimento do Hyundai Elevate.
O Tiger-X1 está sendo desenvolvido em parceria com Autodesk, empresa famosa por softwares de engenharia, e promete ser uma alternativa para explorações cientificas em locais extremos e remotos, uma vez que possui capacidade de se locomover em praticamente qualquer terreno.
Um dos exemplos apresentados pela Hyundai foi o uso em missões espaciais, onde o robô poderia enfrentar diferentes tipos de solo em satélites ou planetas.
Além de tração nas quatro rodas e eixo que se eleva, revelando grandes pernas robóticas, o veículo pode se locomover em 360º, contando ainda com diversos sensores que auxiliam sua condução.
Ainda segundo a fabricante, o Tiger-X1 também pode ser utilizado ligado a veículos aéreos não tripulados, que seriam responsáveis por entregar e carregar o Tiger-X1 em locais inacessíveis.
Ao ficar preso ou precisar passar por terrenos nos quais suas rodas não sejam capazes de avançar, o veículo deve usar sua capacidade de andar para se desprender e continuar no trajeto. Essa proposta é a mesma apresentada no Elevate, primeiro conceito de
Quanto à bateria, a Hyundai não entrou em mais detalhes, afirmando que, como ainda é um conceito, é necessário esperar a chegada do projeto em fase beta. Apesar disso, a marca fala em troca de carga entre drone e robô, o que deve acontecer via indução.
Quais são os robôs mais curiosos da atualidade? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Pokémon Co-Master é novo jogo de tabuleiro virtual para Android e iOS
- GIF Maker: Como criar gifs com vídeos do YouTube e Vimeo
- Fortnite na Twitch TV: 7 jogadores que têm canal e dão dicas para jogar
- Ataque hacker em hospital na Alemanha pode ter causado morte de paciente
- Acessório melhora desempenho de games e realidade virtual no Mac
- Como desativar o login automático do Skype
- Paralimpíadas de Inverno 2018 ganham Doodle do Google
- Confira 10 personagens de games que inspiram fantasias de carnaval
- Instagram ganha botão Mute para silenciar amigos sem deixar de seguir
- Adobe Reader: como imprimir frente e verso
- Carro voador Aska tem asas retráteis e também pode andar na estrada
- Como enviar um ‘charme’ no Happn
- Snapchat tenta proteger aplicativo e dificultar cópias feitas pelo Facebook
- Notebook Acer Aspire: conheça os modelos da linha à venda no Brasil
- PES 2018: lista traz os bugs mais engraçados do game
- Como fazer a atualização para o Windows 10 October Update 2018
- GTA 5, Need for Speed: confira os jogos com melhores gráficos de 2015
- Fifa 16 Mobile traz nova versão para smartphones e deixará de ser anual
- Assassin's Creed Valhalla é o jogo da Ubisoft na Era Viking; veja trailer
- GeForce GTX 1080 TT da Gigabyte traz sistema de resfriamento aprimorado