O Google Imagens pode ser bem útil no dia a dia dos usuários, com diversas ferramentas práticas. Nele é possível pesquisar por fotos livres de direitos autorais, buscar imagens por tamanho e usar mais filtros gratuitos. Quer aprender? Confira a lista com 10 dicas para usar no buscador de fotos do Google.
Ilimitado: Google Photos supera Flickr, OneDrive, Dropbox, iCloud e Mega
1) Buscar por URL
Para facilitar a pesquisa, o Google Imagens permite que o internauta use diretamente a URL da imagem para buscar. Para isso, copie o link da foto: clique com o botão direito do mouse e marque “Copiar endereço da imagem”. Depois, abra o Google Imagens e selecione o item na barra de busca.
Selecione a aba “Colar a URL da imagem” e use o atalho CTRL+V. Note que o link irá aparecer no campo de busca: clique em “Pesquisar por Imagem”. Será exibida a foto correspondente na tela.
2) Buscar por Upload de conteúdo
Precisa encontrar outras versões e tamanhos? O Google permite fazer upload da imagem já salva no computador. Para isso, abra a página do Google Imagens no navegador e clique no ícone de busca.
Clique em “Envie uma imagem” e depois “Selecionar arquivo”. É preciso apenas buscar a foto no computador e abrir. Serão carregadas na página dezenas de opções iguais ou semelhantes.
3) Buscar imagens com uma cor predominante
Caso esteja buscando uma foto com mais tons de azul, ou uma das 12 cores disponíveis, o Google também pode ajudar. Além disso, é possível usar a ferramenta para exibir resultados em “preto e branco”, “colorida” ou com fundo “transparente”.
Faça a busca com a palavra-chave no Google Imagens e na barra do topo selecione “Ferramentas de Pesquisa”. Por fim, clique em “Cor” e selecione uma das opções. Os resultados serão carregados na página de busca.
4) Buscar imagens por tipo
Uma das vantagens da busca por “tipo” de imagem é que o usuário consegue encontrar formatos específicos para seus projetos como animações GIF, Clip Art e mais. Para acessar, faça sua busca pelo Google Imagem, com a palavra-chave, e depois selecione “Ferramentas de Pesquisa”.
Clique em “Tipo para exibir as opções" e escolha uma delas. Os resultados aparecem logo abaixo, n
5) Buscar imagens por tamanho
Imagens com uma resolução maior podem ser usadas para mais fins, como na montagem de cartazes, apresentações e demais projetos pessoais. Para isso, o Google Imagens tem um filtro específico. Para começar, basta fazer a busca pelo termo desejado e selecione na barra de tarefas o item “Ferramentas de Pesquisa”.
Na nova lista aberta, clique em “Tamanho” e selecione uma das opções. O internauta pode filtrar a busca por “Grande”, “Médio” “Ícone” e “Maior que” para padrões desde 400 x 300 pixels até 9600 x 7200 pixels. Para completar, ainda é possível selecionar um tamanho específico, com o item “Exatamente”. Basta digitar as medidas de largura e altura (px) e buscar.
6) Buscar imagens por período
Esse tipo de busca é importante principalmente para pesquisas ou projetos, que precisam de um material de determinada data ou período de tempo. O internauta precisa fazer a busca pelo termo-chave no Google Imagens, selecionar “Ferramentas de Pesquisa” e clicar em “Tempo”.
Dessa forma, será aberta uma aba com opções de “nas últimas 24 horas”, “na última semana” ou “Intervalo personalizado”, no qual é necessário adicionar data e mês exatos para o início e fim da pesquisa.
7) Buscar imagens livres de direitos autorais
Para não ter problemas na hora de usar fotografias em suas apresentações, por exemplo, é possível filtrar a busca por padrões de direitos autorais. Para isso, basta digitar o termo chave na busca no Google Imagens e selecionar a opção “Ferramentas de Pesquisa”, na barra de recursos.
Depois, no item “Direitos de Uso” estarão diversas opções neste quesito, como “Marcadas para reutilização com modificação”, “Marcadas para reutilização”, “Marcadas para reutilização não comercial com modificações” e “Marcadas para reutilização não comercial”. Escolha o que mais se enquadrar nas suas necessidades e a busca será atualizada automaticamente.
8) Buscar papel de parede
Para buscar fotos para papel de parede é fundamental saber o tamanho de cada item da pesquisa. Dessa forma, o internauta pode baixar aquela que mais se enquadrar na resolução da tela do computador. Um recurso permite ajudar nessa busca: digite a palavra-chave no Google Imagens e depois clique em “Ferramentas de Pesquisa”.
Em seguida, clique na opção “Mais Ferramentas” e selecione “Mostrar tam”. Note que o tamanho das imagens serão exibidas em uma barra na base de cada miniatura. Para os usuários mais apressados, é possível fazer uma pesquisa com “Palavra-chave + papel de parede” e obter resultados mais rápidos. Depois é só clicar nas opções com tamanho compatível.
9) Ativar ou desativar o SafeSearch
Caso esteja preocupado com o conteúdo impróprio que pode ser exibido durante a busca de imagens, é possível ativar um filtro de segurança do Google chamado SafeSearch. Para ativar e se ver livre de resultados indesejados, faça a busca com a palavra-chave no serviço.
Clique no botão de “SafeSearch”, localizado no topo direito da tela. Em seguida, marque a opção “Filtrar Resultados Explícitos”. A página será atualizada com as novas miniaturas nos padrões. Para desativar, basta repetir o procedimento e desmarcar o recurso.
10) Restaurar o filtro de buscas
Depois de personalizar sua busca com um ou mais dos filtros citados nas dicas, é possível retornar para a busca “básica” e restaurar os filtros. Para isso, após as alterações, clique no item de “Limpar”, localizado no final da barra de recursos. A página será atualizada com as miniaturas “padrões” da pesquisa, como antes de iniciar o processo.
Pronto! Agora você pode fazer buscas mais completas no Google Imagens. E o melhor: de forma gratuita.
Qual o seu sistema operacional favorito e por quê? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Curiosidades da Motorola: relembre casos com Moto Z, G3, G4 e G5
- Como usar o DogHero e encontrar passeadores para seu cão
- Informe de Rendimentos INSS: como consultar extrato para IRPF 2021
- Twitter para iPhone ganha função para liberar memória; veja como usar
- Facebook cria bot que pode negociar (e mentir) por melhores preços
- Eletrolar Show 2017 começa em SP e aposta no aumento na venda de TVs
- Dock para smarts tem despertador com conexão ao Spotify e Uber
- The Last of Us 2 e Spider-man: o que esperar da Sony para a E3 2018
- Luva smart pode controlar dispositivos de Realidade Virtual
- Como usar o Windows Defender Portable para remover vírus difíceis
- Drone de vigilância com bateria infinita pode ficar no ar para sempre
- Google celebra 1 mil Chrome Experiments; veja o que h? de novo
- Conheça as naves de Star Wars: Battlefront no modo Squadron Fighter
- Headset Corsair: oito modelos à venda no Brasil em 2021
- Como enviar filmes e séries da Netflix no celular para uma smart TV AOC
- FIFA 20: como baixar o jogo no PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch
- Philips SHB2505 é bom? Veja ficha técnica e preço do fone no Brasil
- Quem salvou minha foto no Instagram? Veja como funciona recurso 'Salvar'
- Imposto de Renda 2018: como baixar e instalar o programa da declaração
- Netflix aumenta controle de pais e deixa bloquear conteúdos específicos