O WhatsApp liberou algumas funções interessantes no aplicativo para Android e iPhone (iOS) em 2020. Alguns recursos, como o que permite ativar as configurações de modo escuro, por exemplo, já eram aguardadas para o ano. Além disso, funções muito pedidas por usuários do mensageiro também foram anunciadas e, entre elas, estão a possibilidade de pesquisar figurinhas por meio de palavras-chave e enviar mensagens que se autodestroem.
Na lista abaixo, o TechTudo separou 11 funções anunciadas pelo WhatsApp que marcaram o ano de 2020 para o mensageiro. A seguir, você pode conferir uma retrospectiva dos lançamentos do app para o ano, quais são os recursos liberados e como eles podem auxiliar os usuários do app de mensagens mais popular do mundo.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Modo escuro
O WhatsApp introduziu o tema escuro no aplicativo para Android e iPhone (iOS) este ano. O recurso já estava em fase de testes na versão experimental do aplicativo e foi liberada para todos os usuários da versão estável do mensageiro em março. O tema preto pode trazer alguns benefícios, incluindo a possibilidade de irritar menos os olhos em ambientes menos luminosos ou com pouca claridade, oferecendo maior conforto à vista principalmente à noite. Além disso, o recurso também pode ajudar a economizar bateria em celulares com tela OLED.
2. Adicionar a grupos usando QR Code
Em julho, o mensageiro anunciou os QR Codes na plataforma. O código, capaz de identificar usuários, permite adicionar contatos à lista do app sem a necessidade de ter que salvá-los manualmente na agenda do telefone. Os códigos pessoais são únicos e podem ser acessados a partir das configurações do app. Por lá, também é possível iniciar uma conversa utilizando o recurso. Para isso, você deve escanear o código do contato usando a câmera do celular. Também é possível convidar contatos para grupos por meio dos QR Codes.
3. WhatsApp Pay
O WhatsApp Pay foi anunciado em 2020 e chegou a passar por uma fase de testes na Índia até ser lançado oficialmente em junho. O recurso permitiria que usuários realizassem transferências de dinheiro pela plataforma, além de efetuar pagamentos para empresas e lojas no WhatsApp Business. No entanto, o Banco Central suspendeu o serviço em julho e, até o momento, não há previsão do retorno da funcionalidade e nem se ela será, de fato, liberada pelo órgão regulador.
4. Limitar encaminhamento de mensagens
O WhatsApp tem anunciado uma série de recursos que visam frear a disseminação de notícias falsas na plataforma. Em abril, o mensageiro anunciou uma nova medida para limitar o encaminhamento de mensagens frequentemente compartilhadas. Desde então, as mensagens encaminhadas mais de cinco vezes — além de receberem um selo indicativo de seta dupla — estão limitadas para até um contato por vez.
5. Chamadas de vídeo com oito pessoas
O ano de 2020 foi marcado pelo aumento no número das chamadas de vídeo em todo o mundo. A partir das medidas de isolamento e distanciamento social, necessárias para frear o contágio da Covid-19, as videoconferências ficaram bastante populares tanto parar reunir amigos e familiares quanto para as reuniões no trabalho remoto. Nesse cenário, o WhatsApp aumentou o limite de participantes nas chamadas de vídeo, que agora podem ser realizadas com até oito contatos.
6. Pesquisa de mensagens no Google
Em mais um esforço para combater a disseminação de notícias falsas na plataforma, o WhatsApp começou a liberar em agosto uma função que permite pesquisar no Google o conteúdo de mensagens muito encaminhadas. O recurso atribui um ícone de lupa às mensagen
7. Stickers animados
O WhatsApp também introduziu as figurinhas animadas neste ano. O recurso foi liberado no início de julho para testadores da versão beta do aplicativo e, na semana seguinte, foi oficialmente lançado para a versão estável do mensageiro. Os adesivos já eram um recurso presente no aplicativo desde 2018, e em 2020 o WhatsApp aprimorou a funcionalidade atribuindo movimentos e animações aos desenhos.
8. Gerenciamento de armazenamento
Foi também em 2020 que o mensageiro anunciou uma função para liberar a memória do celular e gerenciar o armazenamento interno do dispositivo. O recurso estava em fase de testes desde o final de setembro, e foi liberado para a versão final do mensageiro no mês de novembro. Com a função, usuários podem verificar a quantidade de espaço livre no celular e quanto da memória está sendo ocupada com as mídias recebidas e enviadas no WhatsApp. O recurso também separa os arquivos em pastas e permite organizá-los dos mais pesados para os mais leves, o que facilita na hora de excluir mídias desnecessárias.
9. Busca de figurinhas e papéis de parede personalizados
Uma ferramenta aguardada por usuários do WhatsApp é a possibilidade de organizar o acervo de figurinhas do mensageiro. Em 2020, o WhatsApp deu alguns passos para que os pedidos dos usuários fossem realizados, e anunciou a pesquisa de adesivos no app. O recurso funciona de maneira similar à busca por emojis e GIFs, e é possível encontrar os stickers por meio de palavras-chave.
Além disso, o mensageiro também anunciou a possibilidade de customizar os chats do mensageiro com wallpapers. São 61 modelos de cenários disponibilizados pelo próprio app, que abrangem os temas claro e escuro. Também é possível adicionar um cenário a partir da galeria do dispositivo e, além disso, o mensageiro permite definir um papel de parede diferente para cada conversa, o que pode ser útil para identificar contatos.
10. Silenciar grupos para sempre
O WhatsApp também anunciou a possibilidade de silenciar os grupos do mensageiro para sempre. Ao selecionar o chat coletivo e tocar sobre o ícone para silenciar o grupo, as opções agora são de manter as notificações da conversa desativadas por oito horas, uma semana ou para sempre. A nova opção substitui a alternativa de desativar o chat por um ano.
11. Mensagens temporárias
O WhatsApp também passou a oferecer a função de mensagens temporárias. É possível ativar o recurso diretamente no chat, capaz de apagar as mensagens enviadas e recebidas automaticamente após sete dias. A função é útil principalmente para quem tem pouco espaço de armazenamento disponível do celular, já que, com a função ativa, as conversas não ficam salvas na memória interna do dispositivo. O recurso também apaga arquivos de mídia como fotos, vídeos e áudios. No entanto, se o usuário fizer o download da imagem ou do vídeo no celular, o WhatsApp não é capaz de excluir a mídia da memória interna do dispositivo.
É possível usar WhatsApp com mesmo número de telefone em dois celulares diferentes? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Apple Watch pode prever Covid-19 uma semana antes do PCR, revela estudo
- 4shared ilimitado? Tudo sobre downloads, apps e largura de banda
- Magic The Gathering: cinco cartas curiosas da coleção Trono de Eldraine
- Como usar o Microsoft Tradutor Online para traduzir conversa em tempo real
- Como ativar o Rock In Rio mode no Tinder
- Como apagar mensagem enviada no Facebook Messenger pelo celular
- JBL T290 ou Tune 210: compare ficha técnica e preço dos fones de ouvido
- The International 2017: saiba tudo sobre o Mundial de Dota 2
- CBLoL 2019: Flamengo segue líder e Uppercut em queda livre; veja tabela
- Bateria da câmera não carrega? Saiba como resolver
- Com melhor campanha, Team One vence o CBLoL 2017
- Titanfall 2 mais barato e jogos grátis estão nas ofertas da semana
- Dispositivo consegue transformar qualquer smartphone em dual-chip
- Falha gigante permite o hack de senhas de Tumblr e MySpace
- O que mudou do Xperia XA para o Xperia XA Ultra
- Como marcar amigos em fotos no Twitter pelo celular?
- LBFF 2020: Santos encerra primeira fase na liderança e KaBuM! é rebaixada
- Inventor cria mini NES com cartuchos usando Raspberry Pi e impressora 3D
- Como ver o mapa do Google Maps no modo satélite pelo celular
- O LG G4 Beat é bom? Conheça especificações e descubra se preço compensa