A empresa chinesa Oppo revelou um conceito de celular com tela expansível. A proposta do smartphone é que usuário possa esticar o painel para transformar o display de 6,7 polegadas em um painel de 7,4 polegadas, inclusive com suporte a tamanhos intermediários entre estes dois limites, segundo foi apresentado num evento nesta semana.
O aparelho designado como X 2021 ajusta a escala dos elementos da interface gráfica conforme a necessidade de uso e usa uma técnica que enrola a tela no interior do dispositivo. Como o celular ainda é um protótipo, trata-se apenas de um conceito de criação e não tem previsão de lançamento no mercado.
Na demonstração é possível ver que o X 2021 pode ter a tela estendida com um simples deslizar do dedo sobre o sensor de impressão digital na lateral do smartphone. Um motor elétrico então se encarrega de esticar o display, desenrolando o painel de forma natural.
Este tipo de design não é inédito. A rival chinesa TCL desenvolveu ao menos um protótipo com a mesma característica de tela e a Samsung também investiga o conceito. Já a LG usa tela OLED num televisor que também permite enrolar a tela.
A Oppo afirma que esta abordagem garante um celular com uma tela de maior qualidade, sem os frisos e marcas de dobra presentes nos smartphones dobráveis. A ação do motor também promete ter efeitos positivos na durabilidade do telefone, já que a atuação dos mecanismos é regulada num nível de força adequado para não danificar o display durante o processo de expansão ou retração.
A empresa também explica que foram necessárias diversas tecnologias novas para chegar no X 2021. Uma das mais importantes é o que a Oppo chama de “Warp Track” (trilha de dobra, em tradução livre), uma estrutura que fica logo abaixo da tela e que lembra as lagartas usadas em veículos militares e máquinas de construção civil. É o movimento dessas esteiras que puxam e recolhem a tela de acordo com o uso.
Um detalhe importante a respeito do X 2021 é que a durabilidade não foi detalhada pela Oppo. Embora informe que a tela é revestida por um componente laminado de alta resistência, a companhia não deu estimativas de um total de vezes que a tela poderia ser desdobrada e recolhida até que possa dar defeito.
Como o X 2021 é um projeto conceitual, ele também foi apresentado sem enfoque nas especificações técnicas como detalhes de resolução de tela, processador, memória e câmeras. No entanto, pelas imagens
Com informações de YouTube, Engadget, The Verge e Android Authority
Confira os vencedores do Prêmio Melhores do Ano 2020
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como entrar na Internet pelo pen drive no Windows 10?
- Conheça os melhores repetidores de sinal Wi-Fi da TP-Link
- Como colocar senha no Google Fotos no celular
- Fim dos hacks no Free Fire? Garena lança novo anti-cheat no game
- Confira as melhores dicas para mandar bem em Magic Duels Origins
- Tem um Galaxy Y? Conheça aplicativos utilitários que rodam no celular
- Como usar o Google Docs para converter PDF em outros formatos
- Roblox de GTA V e mais jogos que ganharam versão na plataforma
- Brasileiros fazem bonito com app que gerencia Álbum da Copa 2018
- Hitman 3 e Ride 4 são destaques nos lançamentos da semana
- Como programar uma smart TV AOC para desligar sozinha na função timer
- Instagram diz quem está a fim de você após integração com Facebook Dating
- Como silenciar o celular automaticamente com app para Android e iOS
- Conheça o My Idol, app para iPhone que transforma usuário em desenho
- Primeiro mundial de Clash of Clans terá prêmio total de R$ 3,8 milhões
- Redmi Note 8 Pro vs Redmi Note 9 Pro: o que muda entre celulares Xiaomi
- Samsung RU7100 é boa? Veja análise de ficha técnica e preço da smart TV 4K
- Fortnite 2 Season 6: como conseguir a skin da Lara Croft, de Tomb Raider
- SanDisk Extreme 500 funciona como pen drive, mas é um SSD portátil
- Dragon Age Inquisition: como conseguir os itens mais poderosos