A Microsoft decidiu trazer para o Windows 10 diversas melhorias para quem usa o sistema com mouse e teclado. Mas, os dispositivos com telas sensíveis ao toque não foram abandonados. Da tela Iniciar ao modo Continuum, veja tudo o que promete melhorar a experiência do 'modo tablet' em relação ao Windows 8. O TechTudo testou as novidades do e traz as primeiras impressões em texto e vídeo.
Fast Ring: como obter novidades do Windows 10 Preview mais rápido
Interface
A usabilidade do Windows 10 em 'modo touch' parte da herança recebida do Windows 8, mas com algumas importantes melhorias. O menu Iniciar em tela cheia exibe apenas os blocos dinâmicos fixados pelo usuário. Na parte superior esquerda, há um botão "sanduíche" onde é possível acessar todos os apps instalados, configurações e atalhos. Isso trouxe mais organização e familiaridade ao sistema.
Outra pequena mudança adotada pela Microsoft são as novas animações dos blocos dinâmicos. Em vez do padrão simples e mais chapado do Windows 8, são também animações tridimensionais.
A Charm Bar, que aparecia toda vez que o usuário tocava ou arrastava o mouse na parte direita da tela, foi substituída pela Central de Notificações. Ao fazer o mesmo movimento na parte direita, a central do Windows aparece com os seus alertas e atalhos expansíveis para conectividades, localização e economia de bateria. Para usuários de mouse e teclado a área só está acessível na barra de tarefas.
O Windows Explorer ainda é uma área que a Microsoft precisa trabalhar bastante quando o assunto é dispositivos sensíveis ao toque. A interface traz muitos elementos pequenos e confortáveis apenas para o uso de mouse e teclado. Por outro lado, as pequenas janelas de relógio, bateria, Wi-Fi e calendário foram substituídos por barras mais espaçosas e amigáveis ao toque.
Navegação e multitarefas
A Microsoft também melhorou bastante o multitarefas herdado do Windows 8. Para acessar seus programas abertos no PC, o usuário precisa apenas fazer um "swipe" na extremidade esquerda da tela e miniaturas de todos os aplicativos abertos serão exibidos. Outra opção é tocar em um ícone perto do botão Iniciar e de pesquisa na barra de tarefas.
No Windows 10 é possível fechar um app arrastando a janela de cima para baixo, como na versão 8, ou através do botão de fechar na barra de título. Além disso, o usuário também pode dividir a tela em duas, arrastando um programa para esquerda e outro para a direita. O sistema também ficou mais inteligente, sugerindo um aplicativo para a extremidade vazia sempre que o usuário acessa o multitarefa.
Quando você entrar no 'modo tablet', os programas abertos serão exibidos apenas em tela cheia e os ícones deixarão de aparecer na barra de tarefas do Windows. O espaço, aliás, ficará com apenas três botões: Windows (Iniciar), pesquisa e multitarefas, lembrando bem a interface do Windows Phone.
Modo Continuum
O Windows 10 será mesmo para computadores e tablets e o modo Continuum deve funcionar como o elo entre esses dois mundos em dispositivos híbridos. O sistema será capaz de reconhecer automaticamente quando um aparelho 2-em-1 tiver um teclado ou mouse conectado para readaptar sua interface. A ferramenta, no entanto, não funcionou sozinha em nossos testes com um HP Spectre x360.
Aplicativos
Os aplicativos do Windows 10 também foram melhorados para serem usados em dispositivos sensíveis ao toque. O menu "hambúrguer", por exemplo, é mais familiar e ajuda o usuário a se localizar melhor do que os antigos menus em barras do Windows 8. Além disso, a Microsoft finalmente parou de remar contra a maré e adotou a rolagem vertical nos seus app, que é usada há décadas pelos usuários.
Microsoft Edge
O Microsoft Edge, antigo Project Spartan, também evoluiu nas últimas builds e se tornou confortável tanto para o uso com mouse, como com os dedos ou com caneta stylus. O grande destaque dele em telas touchscreen é a facilidade de fazer anotações em páginas para compartilhar com amigos ou salvar no OneDrive. Recentemente, a Microsoft também incluiu o modo de navegação privativa no browser, que promete não deixar rastros das suas atividades online.
Um problema gravíssimo notado durante nossos testes é que, ao acessar a homepage do TechTudo em dias diferentes, o Edge guardou os dados anteriores e mostrou uma versão mais antiga da página. O erro só foi solucionado ao fazer uma limpeza completa do histórico do navegador.
Teclado Virtual
Essencial para quem vai usar o Windows em tablets e dispositivos híbridos, o teclado virtual do Windows também recebeu uma boa melhoria. A nova versão do sistema apresenta agora sugestão de palavras bastante similar ao Windows Phone, prometendo poupar tempo na digitação. No entanto, o polêmico emoji do “dedo do meio” ainda continua de fora do Windows, apesar de confirmado.
Desempenho
O Windows 10 já está começando a ganhar forma e estabilidade para a versão final. Nas últimas builds, a quantidade de bugs e fechamento dos aplicativos modernos da Windows Store diminuiu consideravelmente. O Microsoft Edge e o app de configurações foram os que deram o maior salto. No entanto, isso não é motivo para instalar a versão prévia do Windows como sistema principal do seu PC. Afinal, a Microsoft ainda irá fazer mudanças e novos bugs podem aparecer a qualquer momento.
Conclusão
Se você pretende comprar um tablet ou notebook híbrido com o Windows 10, não há o que se preocupar: o sistema funciona muito bem em telas sensíveis ao toque e evoluiu muito em relação à versão 8. O 'modo tablet' está tão intuitivo que pode ser utilizado até mesmo por quem tem um computador convencional, com mouse e teclado, mas prefere usar os apps em tela cheia.
O único calcanhar de aquiles, especialmente para tablets, continuará sendo a falta de aplicativos na Windows Store. No entanto, as mudanças anunciadas pela empresa na Build 2015, como a portabilidade de apps do iOS e Android, prometem mudar essa realidade muito em breve.
Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Zoom Magic Mouse: saiba como usar recurso ‘escondido’ no Mac
- CS:GO: FalleN é o novo jogador da Team Liquid
- Dicas para mandar bem em Dauntless, game de RPG para Windows
- Kiddle, o 'Google das crianças', bloqueia drogas, nudez e violência
- Como abrir o modo anônimo no Chrome para celular?
- Google reCAPTCHA fica invisível e dispensa prova de que você é humano
- Como usar o Floating Counter no celular
- Como ativar a economia de dados do Twitter
- Red Music: baixe suas músicas da nuvem para ouvir offline no iPhone
- CS:GO: FaZe Clan bate Liquid e vence BLAST Pro Series Miami; veja tabela
- PES 2020: demo traz times brasileiros e gráficos muito realistas
- Moto G 2015 ter? novo visual e hardware avan?ado, diz site
- CS:GO: conheça 8 práticas que podem banir jogadores
- Tamagotchi está de volta: bichinho virtual ganha versão após 20 anos
- Brasileiros fazem bonito com app que gerencia Álbum da Copa 2018
- Ataque expõe e-mails do Outlook para criminosos; saiba se proteger
- Fitbit lança app para estudar se relógio smart pode detectar Covid-19
- Acabou a bateria? Qiub recarrega o celular e ainda aumenta a memória
- Como alterar o idioma de dublagem de Overwatch, o FPS da Blizzard
- Pro League de R6: como comprar ingressos para final no Rio de Janeiro