Fortnite é um dos maiores sucessos entro o gênero Battle Royale. Revelado pela Epic Games em 2011, o jogo teve várias fases de desenvolvimento até ser aberto ao público, em 2017. Inicialmente disponível para download apenas no PC, o título ganhou versões para baixar nos consoles Playstation 4 (PS4), Xbox One e Nintendo Switch, além da versão mobile para celulares Android e iPhone (iOS). Por ser um game multiplataforma e com uma grande variedade de itens e skins, Fortnite rapidamente se transformou em febre mundial. A seguir, relembre como foi a evolução do jogo que um fenômeno mundial até 2020.
Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Pré-lançamento (2011 a 2016)
Quem olha o sucesso recente de Fornite pode não imaginar, mas sua história começou muitos anos antes da febre. As primeiras versões do jogo foram pensadas em 2011, durante uma game jam entre os funcionários da Epic Games. A empresa tinha acabado de lançar o aclamado Gears of War 3, quando os desenvolvedores sugeriram misturar elemento de tiro com jogos de construção, como Terraria e Minecraft.
O jogo mudou bastante depois que a produtora chinesa Tencent foi chamada para ajudar no projeto, que trocou seu estilo mais sombrio pelo visual cartunesco de hoje em dia, abraçou elementos de “jogo como serviço”, e levou à saída do conhecido desenvolvedor Cliff Bleszisnki, um dos criadores de Fortnite, da equipe. Tudo isso atrasou ainda mais o desenvolvimento do game.
2017
A ideia original era lançar o jogo em modo pago em 2017, e então torná-lo free to play em 2019. Mas as coisas mudaram com o sucesso de PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG), que popularizou o gênero Battle Royale no mundo. Com isso, a Epic mudou seus planos para o modo Save the World, que seria o carro-chefe, mais focado em combates, e investiu na criação de Fortnite Battle Royale. Em apenas dois meses o novo modo ficou pronto, mas ele inicialmente seria lançado como um modo alternativo dentro do Save the World. No entanto, a Epic logo notou o potencial e popularidade de Fortnite Battle Royale e decidiu mudar os planos.
Com suporte a microtransações integradas a seu gameplay desde o início, Fortnite Battle Royale passou da marca de 10 milhões de jogadores duas semanas após seu download ser disponibilizado. Isso levou a Epic a reavaliar mais ainda os seus planos, criando uma equipe de desenvolvimento própria para o Battle Royale, e outro time para a versão Save the World.
A grande sacada nisso foi facilitar o acesso de outras plataformas ao jogo. Em julho de 2017, o título entrou em acesso antecipado no PC, MacOs, Xbox One e PlayStation 4 e, como um jogo de acesso antecipado, não exigia a assinatura de serviços externos como a PlayStation Plus para ser jogado online.
2018
Em março de 2018, a Epic Games finalmente anunciou estar trabalhando em versões de Fortnite para smartphones. Em abril do mesmo ano, a versão para iOS foi liberada para todos os jogadores, enquanto a versão para Android só foi lançada em outubro de 2018. Durante a feira E3, em junho de 2018, uma nova versão de Fortnite para Nintendo Switch também foi revelada e então lançada no mesmo dia, tornando o jogo finalmente disponível para todos os sistemas da geração.
O ano de 2018 também foi marcante pela polêmica do crossplay, a possibilidade de jogar Fortnite com jogadores de diferentes plataformas ao mesmo tempo. Durante as cinco primeiras temporadas do jogo, o crossplay era permitido entre todos os consoles e computadores, exceto o PlayStation 4, que tinha funções mais limitadas. Isso gerou tanta controvérsia que, em setembro de
Também foi nessa época que a Epic começou a capitalizar em cima de modos de jogo que ficavam disponíveis apenas por tempo limitado, como a adição do modo 50v50, que distribuía os jogadores em dois times com 50 jogadores cada em uma grande guerra pelo mapa. Ele foi revelado e lançado em dezembro de 2017, mas foi em 2018 que os modos por tempo limitado explodiram para valer e entraram de vez no jogo, em um sistema de rotação para garantir que sempre haja algo novo para experimentar.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
2019
Em março de 2019, Fortnite já era um dos maiores produtos da cultura pop mundial, ultrapassando a marca de US$ 2 bilhões (mais de R$ 10 bilhões) em arrecadação. Também foi nesse ano que suas partidas começaram a ser equilibradas de forma mais séria e justa, já que, em setembro, o matchmaking passou a ser realizado considerando métricas internas de performance. O recurso busca garantir que os jogadores sempre enfrentem rivais de nível de habilidade próximo.
Em abril de 2019, a Epic trouxe uma boa novidade para deixar as partidas mais movimentadas ao permitir que seus companheiros de esquadrão pudessem reviver aliados caídos nas vans espalhadas ao redor do mapa. Posteriormente, em dezembro, também foi adicionado o Battle Lab, permitindo a todos os jogadores brincar de desenvolvedor e criar os seus próprios modos no Battle Royale.
2019 também foi um ano chave em termos de ações promocionais, já que o jogo apareceu no filme Vingadores: Ultimato, e teve diversos eventos em crossover com franquias da cultura pop. Foi nesse ano que a Manopla do Infinito apareceu no jogo, garantindo aos players os poderes do Thanos, além do lançamento de um modo que dividia os jogadores entre Vingadores e Chitauri. A inciativa abriu as portas para parcerias entre Fortnite e John Wick, Stranger Things, Aves de Rapina, Star Wars e muito mais.
2020
Este ano continua sendo muito bom para a Epic, já que Fornite está frequentemente entre os jogos mais assistidos em plataformas de streaming como a Twitch TV e, em maio de 2020, já somava mais de 350 milhões de usuários ativos. Em junho, o título finalmente abandonou o selo de early access e assumiu sua forma final, e também já foram prometidas versões para os novos videogames Xbox Series X e PlayStation 5 no fim de 2020, quando eles forem lançados.
Seu computador roda Fortnite? Descubra no fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Receba alertas quando um app tentar usar a webcam ou microfone do Mac
- Asus Zenbook Pro é bom? Saiba tudo sobre o rival do MacBook Pro
- Como transformar a foto de perfil em uma pintura com o Dreamscope
- Galaxy Fold: celular mais caro do Brasil volta a ser vendido
- Mafia 3 recebe DLC Stones Unturned com novos personagens
- O que s?o e como usar coordenadas do Google Maps
- iOS 12 estará disponível para iPhone 5s; veja lista com mais aparelhos
- iPhone 6S Plus ou LG G4: comparativo dos telefones com tela de 5,5 polegadas
- Outlook.com ganha botão de curtir e recurso de menções ‘estilo’ Twitter
- Apple Watch com tela rachada tem direito a conserto grátis; entenda o caso
- Como rastrear compra no Mercado Livre pelo celular
- Google faz 20 anos e mostra como era a casa onde tudo começou
- Review Shadow of the Tomb Raider
- Smart TV de 49 polegadas: confira modelos com melhor custo-benefício
- Como domesticar papagaio em Minecraft
- Como apagar o histórico do YouTube e limpar pesquisas e vídeos no celular
- Twitter adota 'melhores tweets primeiro' no app e na web
- Animais em 3D do Google fazem sucesso na Internet; saiba como usar
- Spotify Pré-Pago: saiba tudo sobre a forma de pagamento por boleto
- CS:GO: Team One e "drg" acertam contratação