Os golpes de phishing bancário estão crescendo no Brasil e já atingiram dez milhões de pessoas entre janeiro e julho de 2020. Em relação ao mesmo período do ano passado, é possível perceber um aumento de 43% no número total de ataques. Os dados são de um levantamento do dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, divulgado na última terça-feira (28).
Segundo a empresa, nesse tipo de golpe, os criminosos enganam a vítima por meio de links maliciosos e aplicativos com o objetivo de obter seus dados bancários e, assim, ter acesso a seus recursos financeiros. Além disso, os especialistas indicam que a pandemia é um dos fatores por trás do aumento, já que provocou a migração de serviços para os meios digitais.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Os ataques, em geral, fazem uso de nomes de grandes bancos, conforme explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab. "Essas fraudes costumam utilizar como abordagem um suposto bloqueio/liberação de senha bancária e bloqueio de pagamento, para que a vítima realize um falso procedimento de recuperação de senha", alerta o especialista. Ao realizar o procedimento, a vítima acaba cedendo seus dados bancários para os criminosos.
O termo phishing é bastante abrangente e pode ser usado para tratar de vários tipos de golpes. Sua origem está na língua inglesa, pela analogia de que os criminosos “pescam” pessoas desatentas que podem cair no golpe.
Veja também: quatro coisas que você nunca deve postar nas redes sociais
No caso do phishing bancário, essas fraudes têm o objetivo de conseguir dados de cartão de crédito e informações bancárias sigilosas. Durante a ação, os criminosos usam nomes de grandes bancos e instituições financeiras para compartilhar links maliciosos por e-mail ou redes sociais ou distribuir sites e aplicativos falsos. Quando a pessoa compartilha algum dado, o golpista apenas coleta essa informação e utiliza para ter acesso às contas bancárias reais da vítima.
De acordo com o dfndr lab, as restrições de circulação da pandemia ajudam a explicar a explosão em ataques phishing bancário. Segundo o laboratório, apenas em julho foram detectados 1,2 milhão de golpes do tipo pelo Brasil, quase o triplo dos 425 mil episódios registrados no mesmo mês em 2019. Entre janeiro e julho, já foram dez milhões de ataques, contra sete milhões no mesmo período do ano passado, um aumento de 43%.
Ainda segundo os pesquisadores, o problema do phishing ganha proporções mais graves por conta da realidade do home office, já que os usuários podem acabar caindo nesses golpes usando computadores e dispositivos de empresas. Dessa forma, os dados bancários da companhia poderiam acabar caindo nas mãos dos criminosos.
Para evitar cair em golpes, é importante seguir alguma
Netflix dando um ano de assinatura grátis? Entenda golpe no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Rainbow Six: BootKamp Gaming anuncia Bor, ex-jogador da Faze Clan
- Patentes R6: entenda ranking e distribuição de pontos no Rainbow Six
- Galaxy S21: Samsung revela preços no Brasil
- Pono, player rival do Walkman da Sony, é apresentado na CES 2015
- Chips Intel teriam falha sem solução a nível de hardware, diz pesquisa
- Como organizar o feed do Instagram? Confira dez dicas imperdíveis
- Melhor notebook Dell: veja modelos para diferentes tipos de uso no Brasil
- Impressora 3D constrói casa totalmente habitável em 24 horas
- Como excluir um n?mero de celular do Facebook
- Fortnite: confira as notas do patch v7.40 do Battle Royale
- Review HyperX Cloud MIX: fone gamer tem visual sério e alta qualidade
- 11 motivos para começar a jogar League of Legends
- Sete fatos sobre jackpotting, golpe que faz caixa eletrônico liberar dinheiro
- JBL Club 700BT chega ao Brasil com 50 horas de autonomia e som Hi-Fi
- Câmera dentro da tela: conheça tecnologia de celulares recém-lançados
- Dia da Mulher 2021: conheça casos de protagonismo feminino nos esports
- Xbox One X e Doom são destaques nos lançamentos da semana
- Insta360 Pro 2: câmera premium faz vídeos 3D com até 8K de resolução
- JBL T450BT vs E45BT: saiba qual fone de ouvido é o melhor para você
- Apple libera 1º beta público do macOS Sierra com Siri; saiba baixar