Os PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X têm lançamento previsto para o fim de 2020, mas ainda sem data ou preço definidos. Depois de sete anos no mercado, o PlayStation 4 (PS4) e o Xbox One deixarão de ser os protagonistas no mercado para a chegada dos consoles da nova geração de videogames. Muitos aspectos e novidades dos dois aparelhos já foram divulgados pelas fabricantes Sony e Microsoft, incluindo jogos, serviços e especificações técnicas.

Por isso, o TechTudo preparou uma lista com os dez principais motivos para você se animar com o lançamento do PS5 e do Xbox Series X. A seleção inclui características como retrocompatibilidade, tempo de carregamento mais rápido e crossplay, por exemplo.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Tempo de carregamento mais rápido

Um dos fatores mais criticados da última geração de consoles foram os longos carregamentos de jogos pesados. O Xbox Series X e o PS5 vão apresentar armazenamentos SSD, diferente das versões anteriores de ambos que continham armazenamento por disco rígido (HD). Dessa forma, os jogos prometem ser processados de forma mais rápida, reduzindo as telas de loading. Este recurso deve ditar o futuro da nova geração.

2. Controle do PlayStation 5

Batizado como DualSense, o novo controle do PS5 promete muitas evoluções em relação ao DualShock 4 do PS4. Com novo design, o acessório tem o formato semelhante aos controles desenvolvidos pela Microsoft e promete ser mais confortável do que o controle do PS4.

Uma das principais novidades será os sensores hápticos que vão espalhar uma vibração maior pelo corpo do DualSense e vão permitir detalhes mais sensitivos dos jogos para os usuários. Essa é uma notável evolução da Sony em relação ao controle da geração passada, que não teve tantos elogios como o joystick do Xbox One.

3. Retrocompatibilidade

A Microsoft anunciou que o Xbox Series X terá todos os jogos disponíveis para Xbox One em seu catálogo. A Sony ainda não se posicionou sobre todos os rumores da retrocompatibilidade. Inicialmente, como foi divulgado no anúncio do PS5, apenas os principais games do PS4 devem ser disponibilizados para o console, mas ainda não foram divulgados os títulos que estarão disponíveis. Vale ressaltar que outras possibilidades são adotadas para agradar fãs de jogos de gerações passadas, como as remasterizações e remakes, que não devem ser descartados.

4. Melhorias na criação de conteúdo

Os controles de PS5 e Xbox Series X ganharam um novo botão para facilitar a criação e o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. No PS5, a Sony promete novas experiências com o botão “criar”, seja na criação de conteúdo para as redes sociais ou apenas para o registro de momentos para uso pessoal. No Xbox One, o botão “compartilhar” segue a mesma premissa e, de acordo com a Microsoft, ele será capaz de produzir conteúdo para as redes sociais de forma mais ágil.

5. Serviços aprimorados

No PS5, a Sony vai aprimorar a PS Plus com uma versão premium. O serviço deve permitir que os assinantes façam testes de todos os jogos em fase alfa (uma versão inicial de primeiros passos) e beta (versão próxima da final, mas com algumas falhas). Além disso, a versão premium vai permitir que os usuários criem servidores privados.

O Xbox Series X também vai contar com novidades, além dos serviços já consolidados como a Live Gold, o Xbox Game Pass e o Game Pass Ultimate. A Microsoft anunciou o “Smart Delivery”, que permite ao usuário só comprar um determinado jogo uma vez para ter o “upgrade” gara

... ntido para a próxima geração. Alguns dos jogos confirmados no serviço são Halo: Infinite, Gears 5, Cyberpunk 2077, Assassin’s Creed Valhalla, Destiny 2, entre outros.

6. xCloud

O projeto xCloud da Microsoft promete uma verdadeira “Netflix de jogos” que pode ser acessada em diversos dispositivos, seja no console, no PC, no celular ou no tablet. O objetivo é investir no streaming com transmissão dos games pela nuvem por meio de Wi-Fi ou rede móvel. A Microsoft não divulgou quando o xCloud estará disponível no mercado. Por outro lado, a Sony ainda não apresentou nada semelhante ao projeto concorrente e segue investindo nos padrões tradicionais dos consoles.

7. Crossplay

Um dos principais debates no mundo dos games atualmente é a possibilidade de usuários jogarem juntos em diferentes plataformas. Com a chegada da nova geração, as expectativas dos jogadores para que isso aconteça em breve aumentaram. A Microsoft já permite que donos de Xbox One e usuários de PC (Windows) possam jogar seus títulos juntos, como é o caso de Gears 5. Já para Xbox Series X, essa tendência deve continuar com o crossplay com Xbox One e PC. A Sony afirmou que os usuários de PS5 vão poder jogar alguns games com os donos de PS4.

Ainda não foi confirmado se na próxima geração os donos de PC, Xbox Series X e PS5 vão poder jogar os mesmos games juntos. A Microsoft se mostrou disponível e aposta nessa possibilidade. Por outro lado, a Sony ainda não se mostrou muito interessada nessa alternativa.

8. Jogos exclusivos

Se a Microsoft trouxe os melhores serviços na geração passada, a Sony se destacou com os jogos exclusivos. Para PS5, a empresa já divulgou os primeiros títulos exclusivos da nova geração, como a expansão Marvel's Spider-Man: Miles Morales, Horizon Forbidden West (continuação de Horizon Zero Dawn), Demon’s Souls, Gran Turismo 7, Ratchet and Clank: Rift Apart, entre outros.

Para o Xbox Series X, a Microsoft deve continuar com o sistema first-party: os jogos ficam disponíveis para PC e Xbox One. O principal lançamento desse início de geração do Series X é Halo Infinite, que deve chegar ao console nos primeiros meses. Além disso, a empresa já anunciou títulos como Senua's Saga: Hellblade II, State of Decay 3, além de novos games das franquias Fable e Forza Motorsport.

9. Uso do Ray Tracing

A busca por imagens cada vez mais realistas nos videogames vai receber uma nova aliada na próxima geração. A técnica ray tracing é um tipo de renderização de gráficos 3D, utilizada pelos grandes estúdios de cinema, que estará inclusa no Xbox Series X e no PS5. Com esse avanço, há a reprodução de efeitos de luzes, sombras e contrastes com mais fidelidade nas cenas dos jogos. A tecnologia promete imagens tão realistas como as já vistas em outras mídias como cinema e TV.

10. Compre um jogo e receba duas versões

Cyberpunk 2077 e FIFA 21 são alguns títulos que serão entregues em duas versões para os usuários. Quem comprar os jogos ainda nas edições para Xbox One e PS4 vai receber a versão sem custo adicional para os consoles da próxima geração quando estiverem disponíveis. No Xbox Series X, essa tecnologia será chamada de “Smart Delivery”.

PlayStation 5 (PS5): qual a previsão de preço e lançamento no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.