No duelo das fabricantes chinesas, a Xiaomi superou a Huawei em vendas de celulares no mês de fevereiro, segundo relatório da consultoria Strategy Analytics. Agora, a marca ocupa a terceira colocação do ranking, atrás da líder Samsung e da segunda colocada Apple. Já a Huawei aparece em quarto lugar. De acordo com o estudo, a diferença de vendas entre as gigantes do continente asiático foi de apenas 500 mil unidades de smartphones. Esta é a primeira vez que a Xiaomi ultrapassa a concorrente.
Primeira colocada, a Samsung vendeu 18,2 milhões de unidades no período. Em seguida veio a Apple com 10,2 milhões de celulares vendidos. Já a Xiaomi comercializou 6 milhões e a Huawei 5,5 milhões de unidades. Além destas quatro fabricantes, a Oppo e a Vivo (não confundir com a operadora de mesmo nome), respectivamente, compõem o top 6 de vendas no mês de fevereiro.
O relatório ainda aponta a queda de 38% das remessas mundiais de smartphones, o que corresponde ao total de 62 milhões de unidades. Além disso, a venda caiu em 39%, representando 65 milhões de dispositivos a menos sendo comercializados em fevereiro de 2020.
Por esses fatores, a Huawei ficou atrás da Xiaomi no ranking pela primeira vez. Outro impacto que afetou a marca foi o atraso no inventário 4G, fazendo com que as remessas e as vendas despencassem em 69% e 64%, respectivamente.
Aliado a essas adversidades, o bloqueio imposto à Huawei pelo governo dos Estados Unidos pode afetar drasticamente as vendas de celulares da fabricante chinesa. A medida foi tomada pelo governo Donald Trump como parte de novas regras relacionadas à proteção de redes e infraestruturas essenciais do país. A empresa é acusada de espionagem por autoridades americanas.
Com isso, a Huawei fica impedida de realizar negócios em território norte-americano sem autorização governamental. A expectativa é de que os smartphones da marca venham com Android, que é de código aberto, mas sem aplicativos famosos do Google, como YouTube e Google Maps. Isso pode vir a ocorrer
Com informações de Gizmochina
Quer saber tudo sobre o universo de celulares, jogos, aplicativos e demais eletrônicos? É só dar uma olhada no nosso canal no YouTube:
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Confira as impressões de Nioh, o “Dark Souls” com samurais do PS4
- Fifa 16: descubra qual é o pior zagueiro brasileiro do seu time
- Bug no Safari para iPhone faz navegador travar; como resolver
- Lara Croft Go é um dos destaques da semana em jogos para iOS
- Black Friday 2015: lojas se preparam para evitar novo recorde de queixas
- FIFA 18 ganha uniforme de Star Wars Battlefront 2 para FUT, saiba como pegar
- Periscope: cadastre seu telefone e use o app sem ter conta no Twitter
- Acessório permite controlar qualquer câmera DSLR pelo celular; conheça o Pulse
- Microsoft reajusta preços do Office 365
- Como usar o Baidu Browser
- Micro PC da Samsung é novo concorrente do Raspberry Pi e Arduino
- Microsoft confirma vers?o do Lumia 635 com 1 GB de RAM e bateria reduzida
- Como baixar Gloob Games e dicas para aproveitar os melhores jogos
- Outlook no iPhone: como usar o Touch ID para proteger sua conta
- Há 2 anos, Orkut anunciava seu fim; baixe suas fotos o quanto antes
- Apex Legends revela novo mapa Meltdown e trailer da terceira temporada
- Campeonatos de Free Fire em 2019: veja calendário do jogo da Garena
- Instagram e Snapchat removem GIFs após caso de racismo
- Como usar o QuickMemo do LG K10 para fazer anotações
- Moto Z Play está mais barato no Brasil; veja destaques da ficha técnica