A Counterpoint divulgou recentemente o relatório global do mercado de smartphones para o quarto trimestre de 2019. Segundo ele, a participação de mercado da Apple ficou em primeiro lugar com 18%, seguida pela Samsung, Huawei, Xiaomi e VIVO.
Afinal como está atualmente o mercado de smartphones?
O relatório mostra que, no quarto trimestre de 2019, as remessas do mercado global de smartphones aumentaram 2% ano a ano, para 401,1 milhões de unidades. A região do Oriente Médio e África cresceu 14% em relação ao ano anterior, mostrando o maior crescimento. Eles são seguidos pelo mercado indiano, que aumentou 12% em relação ao ano anterior. A China, o maior mercado mundial de smartphones, caiu 10% em relação ao ano anterior, que foi o oitavo trimestre consecutivo de declínio.
No que diz respeito às marcas de smartphones, a participação de mercado da Apple atingiu 18%, ficando em primeiro lugar. Mesmo sem a introdução dos produtos 5G, as remessas da Apple aumentaram 10% ano a ano.
A julgar pela participação de mercado das marcas em cada região, fornecida pela Counterpoint, a Apple depende principalmente do mercado norte-americano e do mercado europeu, com 50% do mercado norte-americano, ficando em primeiro lugar.
No mercado europeu, possui uma participação de 27%.
A participação de mercado da Samsung é de 18%, e as remessas da Samsung no quarto trimestre de 2019 diminuíram 1% ano a ano. Mas a Samsung atualmente tem um bom desempenho noutros mercados que não a Ásia. Está em segundo lugar, com 20% na América do Norte, primeiro com 27% na Europa, primeiro com 34% na América Latina, e no Oriente Médio e África, ficou em primeiro lugar com 20% de participação.
A Huawei (onde se junta também a Honor) possui uma participação de mercado de 14%, ocupando o terceiro lugar. Embora os envios para distribuição na China tenham aumentado 12%, não foi possível compensar o declínio noutras regiões. Assim, no quarto trimestre de 2019, os envios globais da Huawei diminuíram 6% ano a ano, o que também é o primeiro declínio ano a ano desde o quarto trimestre de 2017.
A participação de mercado da Xiaomi é de 8%. Os envios para distribuição na China caíram 17% em relação ao ano anterior.
Mas os envios globais da Xiaomi aumentaram 28% ano a ano devido à sua dependência reduzida no mercado doméstico.
Já a VIVO possui uma participação de mercado de 8% e tornou-se na quinta maior marca no quarto trimestre de 2019. Esta também é a primeira vez que supera a OPPO desde o segundo trimestre de 2015. A VIVO teve um bom desempenho no mercado asiático, ficando em segundo lugar com 15% de participação de mercado, perdendo apenas para a Huawei.
Mais Artigos...
- Android: utiliza mensagens de chat em vez de SMS? Está em perigo!
- Samsung Galaxy S11 e Galaxy Fold 2 têm lançamento antecipado!
- Zelda: Breath of the Wild 2 – O lançamento vai ser...
- AMD já domina a Intel! Maior quota de mercado dos últimos 5 anos
- EMUI 10 chega com muitas mudanças a nível visual!
- PS5 e XBOX Series X vão dar uma nova vida aos...
- Fãs da Marvel querem que Brie Larson saia da MCU! Mas...
- Mega-leak revela todos os pormenores do novo Motorola Edge
- Motorola Razr bate toda a concorrência num pequeno pormenor!
- Huawei Mate 20 Pro recebe novo EMUI baseado no Android 10
- Redmi K20/Xiaomi Mi 9T já recebeu o Android 10 na China
- Nova medida de segurança no MIUI 11 protege ainda mais os...
- Comprar uma PS4/Xbox no Black Friday ou esperar pela PS5 e...
- O foco da Sony PlayStation 5 vai ser os jogadores ‘Hardcore’!
- Resposta da Intel aos Ryzen 3000 vai chegar com 10 núcleos...
- Imagens internas confirmam! Samsung Galaxy A51 tem 4 câmeras!
- Xiaomi Mi Gaming 2019: especificações já estão na Internet!
- WhatsApp para Android recebe novidade muito esperada!
- Xbox Game Pass: Quais jogos chegam à plataforma em Outubro?
- Rockstar lançou o seu próprio launcher! Com a oferta de GTA...