A Counterpoint divulgou recentemente o relatório global do mercado de smartphones para o quarto trimestre de 2019. Segundo ele, a participação de mercado da Apple ficou em primeiro lugar com 18%, seguida pela Samsung, Huawei, Xiaomi e VIVO.
Afinal como está atualmente o mercado de smartphones?
O relatório mostra que, no quarto trimestre de 2019, as remessas do mercado global de smartphones aumentaram 2% ano a ano, para 401,1 milhões de unidades. A região do Oriente Médio e África cresceu 14% em relação ao ano anterior, mostrando o maior crescimento. Eles são seguidos pelo mercado indiano, que aumentou 12% em relação ao ano anterior. A China, o maior mercado mundial de smartphones, caiu 10% em relação ao ano anterior, que foi o oitavo trimestre consecutivo de declínio.
No que diz respeito às marcas de smartphones, a participação de mercado da Apple atingiu 18%, ficando em primeiro lugar. Mesmo sem a introdução dos produtos 5G, as remessas da Apple aumentaram 10% ano a ano.
A julgar pela participação de mercado das marcas em cada região, fornecida pela Counterpoint, a Apple depende principalmente do mercado norte-americano e do mercado europeu, com 50% do mercado norte-americano, ficando em primeiro lugar.
No mercado europeu, possui uma participação de 27%.
A participação de mercado da Samsung é de 18%, e as remessas da Samsung no quarto trimestre de 2019 diminuíram 1% ano a ano. Mas a Samsung atualmente tem um bom desempenho noutros mercados que não a Ásia. Está em segundo lugar, com 20% na América do Norte, primeiro com 27% na Europa, primeiro com 34% na América Latina, e no Oriente Médio e África, ficou em primeiro lugar com 20% de participação.
A Huawei (onde se junta também a Honor) possui uma participação de mercado de 14%, ocupando o terceiro lugar. Embora os envios para distribuição na China tenham aumentado 12%, não foi possível compensar o declínio noutras regiões. Assim, no quarto trimestre de 2019, os envios globais da Huawei diminuíram 6% ano a ano, o que também é o primeiro declínio ano a ano desde o quarto trimestre de 2017.
A participação de mercado da Xiaomi é de 8%. Os envios para distribuição na China caíram 17% em relação ao ano anterior.
Mas os envios globais da Xiaomi aumentaram 28% ano a ano devido à sua dependência reduzida no mercado doméstico.
Já a VIVO possui uma participação de mercado de 8% e tornou-se na quinta maior marca no quarto trimestre de 2019. Esta também é a primeira vez que supera a OPPO desde o segundo trimestre de 2015. A VIVO teve um bom desempenho no mercado asiático, ficando em segundo lugar com 15% de participação de mercado, perdendo apenas para a Huawei.
Mais Artigos...
- (Huawei) Estados Unidos queriam aumentar restrições… Mas desistiram!
- Huawei Nova 6 5G: vídeo revela um design para fãs do P30 Pro!
- (Leak) Já conhecemos o mês escolhido para o lançamento da PS5!
- Más notícias! A Intel está a adaptar arquiteturas de 10nm para...
- (Leak) Já há novas imagens de GTA VI reveladas na Internet!
- Oops!? Então Intel, mais uma vulnerabilidade? (SWAPGS)
- Nova Nintendo Switch foi anunciada com melhorias brutais na autonomia
- MIUI 11 vai resolver um problema muito irritante nos Xiaomi
- Grand Theft Auto 6: Tudo o que sabemos até agora
- Death Stranding chega ao PC no dia 2 de Junho de...
- Tem um Galaxy A50? Então há uma coisa que não pode...
- (Promoções) Os smartphones Xiaomi que mais valem a pena!
- WiFi 6+: Huawei P40 chega com o Wi-Fi mais rápido do...
- Os AMD Ryzen 3000 vão ficar mais rápidos com as próximas...
- Auscultadores Skullcandy Crusher ANC: o melhor de 3 mundos!
- Smartphones com baterias amovíveis podem estar de volta!
- OLED? Afinal que tecnologia é esta que começa a invadir o mercado
- A PlayStation 5 vai ter um assistente virtual revolucionário!
- (Especial) Desligar o PC no botão provoca danos na máquina ou...
- Karaoke chega ao Spotify ou pelo menos está lá perto!