Muito resumidamente, o IPTV é legal ou não? – Em boa verdade, quando se fala de IPTV… A desinformação reina! Temos um monte de gente a tentar ajudar vários utilizadores, mas também temos muito boa gente a tentar ganhar dinheiro de formas que nem sempre são completamente legais. Em suma, isto resume o IPTV em vários mercados onde o dinheiro não abunda, mas a vontade de ter acesso a conteúdo Premium de TV é mais do que muita.
(Especial) Muito resumidamente, o IPTV é legal ou não? Vamos tentar perceber!
- IPTV: TV de borla? Como funciona? Só preciso de Internet? É ilegal?
- IPTV: O que é? Como funciona? Como posso usar legalmente? (Parte 2)
- Pirataria no IPTV? Sacar torrents é coisa do passado! (Parte 3)
Portanto, para começar, é preciso perceber o que significa a sigla IPTV!
Pois bem, estamos a falar do Internet Protocol TV, ou de forma ainda mais simplificada, sinais de televisão transmitidos pela Internet.
É que caso não saiba, existem várias maneiras de transmitir um sinal de TV. Em que o mais comum e mais antigo é sem dúvida pelo ar! Ainda se lembra da antena que tinha em sua casa? Antigamente, uma torre emitia sinais analógicos ou mais recentemente digitais, e as nossas antenas domésticas recebiam e mostravam o seu conteúdo através da TV. (Tal e qual como o rádio)
Entretanto, também existe maneira de transmitir sinais de TV via satélite. É aqui que entram as clássicas gigantescas antenas parabólicas, que captam os sinais emitidos por satélites em órbita.
Além de tudo isto, temos ainda o cabo (geralmente coaxial), que é posteriormente conectado a um descodificador para leitura do sinal transmitido.
E claro está, finalmente, temos a transmissão do sinal de TV via Internet, o muito conhecido IPTV! Desta maneira, as operadoras levam um cabo de fibra ótica até casa do utilizador, que não só irá levar Internet como também irá levar os tais sinais de TV (consoante o pacote pago pelo consumidor).
No entanto, o que muitos utilizadores não sabe, é que quando falamos de Netflix, HBO, ou Disney+, também estamos a falar de serviços de IPTV. Porque ao fim ao cabo, também estamos a falar de sinais de TV transmitidos pela Internet.
E na verdade, é aqui que começa a confusão toda… Afinal de contas, algumas empresas e indivíduos começaram a montar estruturas para a distribuição de canais fechados de TV utilizando esta tecnologia.
Ou seja, a empresa ou indivíduo por trás dessa operação consegue acesso a milhares de canais (provavelmente de forma ilegal), e de seguida leva toda essa informação digital para um servidor sob seu controlo. Posteriormente, utilizando este servidor, irá distribuir os dados a todos os interessados em assinar o seu serviço. (Com a ajuda de uma ‘box’ ou ‘caixinha’ de descodificação)
Uma ‘box’ para descodificação? Para quê? Excelente pergunta!
Como deve saber, a grande maioria das TVs no mercado já são SmartTVs. Ou seja, a tal ‘caixinha’ já nem sequer é necessária, visto que o sinal pode ser descodificado por uma simples aplicação. Aliás, nem sequer precisa de uma TV para ver conteúdo IPTV, basta instalar uma aplicação no seu PC, smartphone ou tablet, e carregar toda a informação necessária.
Conclusão
Muito resumidamente, a tecnologia IPTV é simplesmente brutal, ao oferecer uma qualidade de imagem muito superior aquilo a que estávamos habituado num passado ainda muito recente.
O problema acaba por ser todos estes serviços paralelos, que nem sempre são legais, e que acabam por conquistar vários consumidores devido aos preços significativamente mais baixos. Ao fim ao cabo, como a qualidade do serviço é quase sempre duvidosa, a própria tecnologia fica com má imagem aos olhos dos utilizadores.
Em suma, a tecnologia IPTV representa o futuro das transmissões de TV em todo o mundo. Mas quando associada à pirataria, pode significar um problema sério para quem vende, mas também para quem compra. Aliás, basta olhar para todos os serviços que têm sido encerrados pela ACE… E claro está, se esta gigantesca aliança mete as mãos nos servidores, também irá ter acesso aos dados pessoais de todos os utilizadores registados.
Mais Artigos...
- (Especial) Dê uma vista de olhos a este design da PS5! O que acha?
- Vai comprar o Motorola Razr? Então tenha muito cuidado!
- DJI vai lançar o smartwatch para drones mais inovador de sempre!
- Honor 30S revelado acidentalmente? O que já sabemos?
- Honor Smart Screen chega com o novo sistema operativo!
- A câmera do Motorola One Action é boa? Os vídeos respondem!
- Galaxy S11 faz operação plástica e está muito mais bonito!
- Telemóveis com baterias removíveis? Pode esquecer tal coisa!
- Sony comprou a Insomniac Games! Mais exclusivos a caminho?
- Agora já pode controlar a música através da Honor Band 5
- Honor 9X Pro chega a 24 de Fevereiro com os serviços...
- Preço do ecrã e câmaras do Xiaomi Mi 10 são uma...
- Android 10 para o Zenfone 5Z disponibilizado pela ASUS!
- Xbox Game Pass: Quais jogos chegam à plataforma em Outubro?
- Processadores MediaTek 5G estão mesmo quase a chegar!
- Oops!? Mais um ponto para a PS5! A Xbox Scarlett não vai suportar VR
- Já temos a primeira drive externa SSD para a PS5 em...
- Motorola One Hyper: chegou tarde mas não desilude nada!
- Sony prepara novo topo-de-gama com chipset Snapdragon 865
- Galaxy S20 pode chegar com um incrível preço de 800 Euros!