Segundo tudo o que sabemos, 2020 e 2021 vão ser uns anos bastante longos para a Intel! Algo que o CFO da empresa aparentemente confirmou numa conferência ontem, quando falou acerca de vários tópicos sobre o futuro da gigante dos micro-processadores.
A Intel já entrou na ‘era dos 10nm’, no entanto, tem a plena noção que só vai igualar as rivais quando chegar aos 7nm no fim de 2021
Sim, “igualar”… Porque segundo a própria Intel, o regresso ao domínio só irá acontecer quando a empresa chegar ao processo de 5nm, numa data ainda desconhecida.
Intel vai ficar atrás da AMD até 2022! Regresso com os 5nm?
Portanto, o CFO da Intel afirmou que a empresa já chegou à era do 10nm, ao lançar os primeiros chips Ice Lake para o mercado de portáteis. Estando também neste momento a preparar o lançamento das primeiras placas gráficas Xe. Aliás, parece que o processo 10nm+ até já está bastante avançado, para finalmente substituir o velhinho 14nm+++++(x infinito).
Contudo, apesar de todas estas melhorias e grande esforço da Intel nas suas linhas de produção. A verdade é que a empresa está visivelmente atrás da concorrência. Ora leia:
“Nós trazemos muitas capacidades para cima da mesa dos nossos consumidores, além do CPU. Nós sentimos que estamos a ver a uma aceleração no lado dos processos de produção, visto que já começámos a falar em chegar a um ponto de igualdade com os 7nm, chegando novamente à liderança com os 5nm.”
Curiosamente, o processo de 10nm da Intel é bastante parecido aos 7nm da TSMC (em termos de densidade). Por isso, não sabemos se o CFO da fabricante está a falar de performance, ou simplesmente da eficiência das linhas. Ou seja, se a Intel vai conseguir produzir mais e de forma mais barata em comparação à TSMC.
Dito tudo isto, parece que a Intel tem agora o grande objetivo de ‘empatar’ com a TSMC com os 7nm que deverão ser equivalentes aos 5nm da rival. Chegando novamente ao poleiro com os seus próprios 5nm. O problema aqui, é que tudo isto significa enormes perdas para a gigante azul dos micro-processadores! Especialmente agora que estamos no início de uma guerra de preços com a AMD.
Mais Artigos...
- (Xbox Series X) – CPU vai ser equivalente ao Ryzen 5...
- YouTube Music prepara-se para voltar à guerra do streaming
- Aposta forte da AMD nos portáteis! Ryzen 5 4650U humilha i7-10710U
- Epic Games: Os B.R.U.T.E.S. vieram para ficar e não serão removidos!
- Nova vulnerabilidade no Android? Usar o Bluetooth pode ser um risco!
- Xiaomi vende ao preço de custo. Então, como é que ganha...
- A Google Stadia será lançada apenas a “meio gás”! Mas porquê?
- Samsung Galaxy Buds+: vale a pena comprar os novos earbuds?
- Os smartphones atuais são resistentes a água. Não são à prova...
- (Especial) Qual é o plano da Intel para voltar a meter...
- Após 8 anos os jogos da EA podem estar e volta...
- Razer Hammerhead Wireless: Rivais dos AirPods? Mas onde está o RGB?
- Android Auto ganha uma novidade na personalização muito pedida!
- (Netflix) Conheça o que está a caminho do início de 2020!
- COD Modern Warfare: Modo Gunfight vai receber partidas de 1 Vs 1! (rascunho)
- Última hora! Esta é a primeira foto tirada com o Huawei...
- A Huawei é ou não é uma ameaça? Onde é que...
- Ecrã do Huawei Mate Xs custa 257 Euros por grama!
- (Especial) Fortnite Vs PUBG: Qual é afinal o melhor Battle Royal?
- EMUI 10 chega com muitas mudanças a nível visual!