Segundo tudo o que sabemos, 2020 e 2021 vão ser uns anos bastante longos para a Intel! Algo que o CFO da empresa aparentemente confirmou numa conferência ontem, quando falou acerca de vários tópicos sobre o futuro da gigante dos micro-processadores.
A Intel já entrou na ‘era dos 10nm’, no entanto, tem a plena noção que só vai igualar as rivais quando chegar aos 7nm no fim de 2021
Sim, “igualar”… Porque segundo a própria Intel, o regresso ao domínio só irá acontecer quando a empresa chegar ao processo de 5nm, numa data ainda desconhecida.
Intel vai ficar atrás da AMD até 2022! Regresso com os 5nm?
Portanto, o CFO da Intel afirmou que a empresa já chegou à era do 10nm, ao lançar os primeiros chips Ice Lake para o mercado de portáteis. Estando também neste momento a preparar o lançamento das primeiras placas gráficas Xe. Aliás, parece que o processo 10nm+ até já está bastante avançado, para finalmente substituir o velhinho 14nm+++++(x infinito).
Contudo, apesar de todas estas melhorias e grande esforço da Intel nas suas linhas de produção. A verdade é que a empresa está visivelmente atrás da concorrência. Ora leia:
“Nós trazemos muitas capacidades para cima da mesa dos nossos consumidores, além do CPU. Nós sentimos que estamos a ver a uma aceleração no lado dos processos de produção, visto que já começámos a falar em chegar a um ponto de igualdade com os 7nm, chegando novamente à liderança com os 5nm.”
Curiosamente, o processo de 10nm da Intel é bastante parecido aos 7nm da TSMC (em termos de densidade). Por isso, não sabemos se o CFO da fabricante está a falar de performance, ou simplesmente da eficiência das linhas. Ou seja, se a Intel vai conseguir produzir mais e de forma mais barata em comparação à TSMC.
Dito tudo isto, parece que a Intel tem agora o grande objetivo de ‘empatar’ com a TSMC com os 7nm que deverão ser equivalentes aos 5nm da rival. Chegando novamente ao poleiro com os seus próprios 5nm. O problema aqui, é que tudo isto significa enormes perdas para a gigante azul dos micro-processadores! Especialmente agora que estamos no início de uma guerra de preços com a AMD.
Mais Artigos...
- Android 10 para o Galaxy SII e Galaxy Note 3? É...
- Huawei explica: o 5G é mesmo essencial para os jogadores!
- SSD’s das PlayStation 5 e Xbox Scarlett podem acabar por ser inúteis!
- Se pensa que o Galaxy S11 vai ser igual ao S10…...
- (Especial) Como aumentar a performance de um portátil ou desktop?
- RTX 3080: Preço, especificações e data de lançamento!
- Intel vs AMD: Quem tem o melhor stock cooler?
- (Primeiras Impressões) AMAZFIT Verge: Como é que só custa 109€!?
- Pára tudo! Nasceu o novo campeão das selfies e é da...
- Ainda não podemos pré-encomendar uma Xbox Series X? Porquê!?
- Xiaomi vai lançar mais de 10 smartphones 5G em 2020
- Gamescom: Exterminador implacável a caminho de Mortal Kombat 11!
- Apple lança Powerbeats Pro em novos países – Portugal incluído
- Cuidado AMD e Intel! Temos uma nova rival Chinesa a caminho!
- Sony: Próximo evento Playstation está marcado para Setembro!
- Samsung quer levar o Ultra-Wide para a Xbox Series X!
- Huawei P40 já não tem segredos: design final revelado!
- MediaTek está a crescer e a culpa é da nova estratégia!
- Galaxy Note 10 vai chegar ao mercado com ‘Zoom Audio? O que é isto?
- Xiaomi POCO X2: uma excelente aposta por 200 Euros