O Twitter anunciou o lançamento dos Fleets, nova função exclusiva para o Brasil, nesta quarta-feira (4). A ferramenta consiste em posts momentâneos que ficam disponíveis por 24 horas na página inicial e no perfil do usuário. As publicações podem ser respondidas por outras pessoas por meio de uma mensagem direta (DM), e, ao contrário dos tuítes tradicionais, não permitem receber curtidas, comentários públicos ou compartilhamentos.
Os Fleets podem conter fotos, vídeos ou GIFs, mas a proposta do Twitter é que os usuários priorizem as publicações em texto, o que estimula conversas na rede social e diferencia a ferramenta dos Stories do Instagram. A novidade começou a ser liberada nesta quarta-feira e estará disponível no decorrer da semana, exclusivamente no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS), durante um período de testes.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O que são os Fleets?
Os Fleets são posts momentâneos no Twitter que desaparecem após 24 horas. A ideia por trás da ferramenta é permitir que o usuário se sinta confortável em dizer o que pensa. Além disso, é possível ter um controle maior sobre o conteúdo postado, sem se preocupar que no futuro alguém divulgue posts antigos comprometedores, ou que aconteçam possíveis “ataques” públicos de outros usuários, já que as publicações ficam no ar temporariamente.
Em entrevista ao TechTudo, o gerente de produto do Twitter Mo Al Adham disse que a empresa entende que os usuários vão se sentir mais à vontade para compartilhar ideias cotidianas ou casuais com a nova função. “Os Fleets são uma forma de compartilhar os seus pensamentos momentâneos. Você pode compartilhar algo casual por 24 horas, e então, irá desaparecer. Sem retuítes, respostas públicas ou likes”, explicou o executivo.
Quanto à privacidade, qualquer pessoa que entrar no seu perfil poderá visualizar seus Fleets, caso a conta não seja protegida. O mesmo vale para as mensagens diretas (DMs), se forem abertas. Qualquer usuário poderá responder com textos, GIFs ou emojis, e assim, iniciar uma conversa. Dessa forma, o Twitter pretende estimular ainda mais a interação entre as pessoas. “Nós realmente queremos que seja possível que as pessoas conversem de uma nova forma, sem tanta pressão, com um maior controle, e que vá além de um tuíte e mensagens diretas”, disse Suzanne Xie, gerente de produto do Twitter durante a entrevista.
Veja também: como acessar os Trending Topics do Twitter pelo celular
Função exclusiva para o Brasil
Por ser um dos países que mais consomem e produzem conteúdo para o Twitter, o Brasil foi escolhido para que a ferramenta seja testada durante alguns meses. Mo Al Adham explica que a empresa espera receber os feedbacks dos usuários no país para aprimorar os Fleets. "Os brasileiros são bastante engajados, seguem uns aos outros com frequência. Por esses motivos, o Brasil é um ótimo lugar para testar essa função", afirmou o executivo. Como se trata de um período de testes, ainda não é possível afirmar que esse será um lançamento permanente. No futuro, os testes devem ser estendidos para novos países e, só então, o recurso poderá ser disponibilizado em outros lugares.
Diferenças em relação aos Stories
O Twitter deve enfrentar alguns desafios em relação à concorrência, visto que posts instantâneos já podem ser encontrados em diversos outros aplicativos, como nos Stories do Instagram e do Facebook, nos Status do WhatsApp e no próprio Snapchat. No entanto, a rede social promete se diferenciar, porque os Fleets foram desenvolvidos principalmente para estimular novas formas de conversas entre os usuários. E
Dessa forma, a rede social espera que os usuários possam conversar ainda mais entre si, expondo pensamentos do cotidiano. "O desafio é que algumas pessoas não se sentem confortáveis em compartilhar suas ideais no Twitter atualmente. Os tuítes podem ser desconfortáveis por serem permanentes e oferecerem métricas como curtidas e retuítes, além de comentários públicos. Para essas pessoas, essa é uma oportunidade de apresentar um novo formato para o compartilhamento de ideias", explicou Mo Al Adham em entrevista ao TechTudo.
Como usar os Fleets no app do Twitter
Os Fleets começam a chegar hoje no aplicativo do Twitter para celulares Android e iPhone (iOS). As postagens de todas as pessoas que você segue ficaram disponíveis no topo da página inicial. Basta tocar em cima de uma delas para visualizá-la. Já para postar, é só tocar no ícone referente ao seu perfil e compartilhar suas ideias.
Não consigo tuitar: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Grindr compartilha dados de usuários com empresas parceiras; entenda
- Minecraft ganha 23 novas skins baseadas em Star Wars Rebels
- TFT: conheça as classes e combos do modo 'auto battle' do LoL
- Galaxy S8: como organizar e obter novos efeitos de câmera
- Facebook Messenger ganha Boomerang e novos recursos de selfie
- Rival russo do Google lança smartphone com assistente virtual Alice
- Aplicativo de cargas e fretes: saiba como usar o TruckPad no celular
- Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você
- O que é Lomotif - Editor de vídeo? Veja cinco destaques do app de edição
- Placa de vídeo externa em notebook? Razer Core pode ajudar em upgrade
- Free Fire começa temporada 21; veja novas patentes após jogo reiniciar
- Microsoft lança novos acessórios voltados para o Windows 10
- Acer Aspire 3 vs Samsung E30: compare ficha técnica e preço dos notebooks
- Facebook Spaces: saiba como funciona o recurso de realidade virtual
- Lives de hoje: como assistir aos shows ao vivo e online de sábado
- Como ganhar até 10 GB no OneDrive com bônus de indicação
- Crunchyroll: veja como assistir animes com o aplicativo no Xbox 360
- Como ter o 'Quick Look' do macOS no Windows 10 e ver arquivos mais rápido
- Dragon Age Inquisition: veja como comprar e vender itens neste game
- Call of Duty: WWII traz evento 'Blitzkrieg', com armas e desafios