O Uber - aquele serviço de transporte famoso pelos carros pretos - chegou ao Brasil como uma alternativa para quem pode investir em conforto no ir e vir, mas andava reclamando das tarifas mais altas dos táxis. Para usar os recursos do app, bastar ter um smartphone com o aplicativo em mãos e solicitar uma corrida, já que o serviço funciona em boa parte das cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, e muitas outras.
Mas será que os usuários, até os mais cativos, já conhecem todas as funções do aplicativo? Para te ajudar a aproveitar ao máximo o Uber, o TechTudo reuniu cinco recursos pouco conhecidos. Dê só uma olhada na lista abaixo!
Como agendar corridas no Uber? Programe seus passeios
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
1) Sabia que dá para pagar em dinheiro e não só cartão de crédito?
Quando chegou ao Brasil, o Uber só aceitava pagamento das corridas por um cartão de crédito cadastrado no aplicativo. Mas, como grande parte da população do país não conseguia utilizar o serviço justamente por não ter cartão de crédito, o Uber liberou a opção de pagamento em cash. A opção já esta disponível em cerca de dez cidades brasileiras. Quer saber como utilizar o serviço? É só ficar de olho neste tutorial.
2) Você também pode compartilhar sua rota com amigos ou pessoas da família
Quando você solicita um carro, o recomendado é que o motorista siga o caminho predeterminado no mapa. Seja por segurança ou por mera informação, o app disponibiliza nativamente a opção de compartilhar sua rota com outra pessoa – como familiar ou amigo – para quem será enviado o local exato do passageiro.
Para compartilhar sua rota no Uber, basta já estar em uma viagem e selecionar a opção “Compartilhar Rota”. Ao clicar, é gerado um link que é automaticamente colocado no corpo de uma mensagem SMS. Em seguida, basta escolher os destinatários que irão receber sua rota, e enviar a mensagem.
3) Telefone para o motorista para dizer exatamente onde você está
Depois que você definir o endereço de origem, o aplicativo deixa que o destino seja editado manualmente ou faça uso de GPS para determinar onde está. Mas, acontece frequentemente de o motorista não encontrar o passageiro, seja por errar o lado da rua, parar há uns metros de distância ou por erro de precisão do GPS.
Quando isso acontecer, basta clicar na opção "Contato", logo abaixo das informações do motorista e do carro, e você ligará para o motorista. A ligação direto pelo aplicativo e é feita de forma anônima, e o motorista não tem acesso ao seu numero e nem você ao dele.
4) Há um local que facilita o encontro com o motorista: você pode usar de graça!
Para os clientes cariocas, o Uber montou, no Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro), o Lounge Uber. Um espaço de dez metros quadrados, dentro do Bossa Nova Mall, com funcionamento das 6h a 00h. Lá, você pode desfrutar de sofás para aguardar o motorista, carregadores de celular e, é claro, águas e balinhas.
Por estar em local com pessoas de diversas nacionalidades, ainda há funcionários bilíngues do próprio serviço dispostos a ajudar passageiros com qualquer problema ou dúvidas. Atualmente, esse é o único lounge do Uber, e para solicitar uma corrida no local, basta apontar a origem para o aeroporto e escolher o lounge como o local de partida.
5) Você pode descobrir sua nota de passageiro no Uber
Ao finalizar uma corrida no aplicativo, obrigatoriamente para realizar a próxima, é preciso fazer a avaliação da corrida anterior e do motorista. Isso serve para que a empresa tenha controle de qualidade do motorista e dos carros. Hoje, caso um motorista tenha nota inferior a 4.6, pode ocorrer suspensão e, posteriormente, até banimento. É desta forma que a empresa busca manter qualidade no serviço.
Mas também ocorre o inverso: o motorista tem que avaliar o passageiro. Normalmente, passageiros que sujam o carro e agem com falta de respeito costumam receber notas baixas. É possível saber como os motoristas te avaliaram e descobrir qual sua média: siga o passo a passo para checar a sua nota de passageiro no Uber.
Como cadastrar motorista e carro no Uber? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- PicPay Card: cartão de crédito digital promete 5% de dinheiro de volta
- RTX 3090 ou placa do Xbox Series X? Compare as GPUs de Nvidia e AMD
- PlayStation VR irá ganhar novo modelo com suporte a HDR
- Como usar mais de uma conta de Snapchat no mesmo celular
- Do Quake I ao Champions: relembre evolução do jogo no competitivo
- Como enviar para o Dropbox uma foto recebida no WhatsApp?
- Seis apps e sites de paquera, estilo Tinder, para o público LGBT
- Como justificar o voto?
- PES 2016: trailer mostra Sele??o Brasileira na Arena Corinthians
- Giphy for Chrome: plugin pesquisa GIFs com um clique, veja truques
- Como o Land’s End usará a realidade virtual com o Samsung Gear VR
- Moto G9 Play: como tirar fotos com modo retrato e modo macro
- Kami aposentado do LoL: relembre a trajetória do jogador brasileiro
- Cinco jogos competitivos antigos que ainda fazem sucesso
- AMD lança nova versão mais fraca da RX 560 e gera confusão; entenda
- Resumo da semana em Jogos: Uncharted 4 e Zelda foram destaques
- Google Fotos: como compartilhar imagens e vídeos no iOS com outras pessoas
- Moto G 2 começa a receber Android Marshmallow
- LBFF 2021: INTZ, Team oNe, paiN e Los Grandes garantem vagas na elite
- Tinder muda visual e ganha design que deixa fotos em tamanho maior