A Google falou finalmente acerca do caso da Huawei. O grupo americano lembra que vai continuar a enviar atualizações para os smartphones Huawei enquanto Washington permitir. Porém, é altamente recomendável não instalar os seus serviços e aplicações móveis em todos os smartphones Huawei que não foram certificados. Mas há uma questão ainda mais séria do que esta e as últimas informações da Google deixam-nos a pensar.
Todos os smartphones Huawei podem ficar sem atualizações
Há nove meses a Huawei teve uma péssima notícia. Este fabricante chinês foi sancionado pelo governo americano e, portanto, deixou de poder fazer negócios com empresas americanas. Uma das principais consequências dessas sanções foi logo a ausência de serviços móveis da Google em dispositivos Huawei lançados a partir de 19 de maio de 2019. Até aqui já tinhamos ouvido vários comentários da Huawei acerca desta questão. No entanto por parte da Google foram raros. Pelo menos, até agora.
Tristan Ostrowski, diretor jurídico do grupo americano, detalhou várias informações numa das páginas de suporte ao sistema operativo Android. De facto, foi uma oportunidade para a Google explicar a ausência dos seus serviços nos novos dispositivos Huawei.
O representante legal explica que os serviços móveis da Google estão integrados apenas em dispositivos que foram certificados pela Google através do programa Play Protect. No entanto, essa certificação é feita antes da produção: “Os dispositivos certificados do Play Protect passam por um rigoroso processo de análise de segurança e teste de compatibilidade, realizado pela Google. Isto é feito para garantir que os dados dos utilizadores e as informações das aplicações são mantidas em segurança.
No entanto, devido ao embargo dos EUA, a Google já não pode trabalhar com a Huawei. Isto significa que os smartphones lançados após a data da proibição não passaram nos testes de segurança. Portanto, não podem incorporar os serviços móveis da Google e, portanto, não são certificados pelo Play Protect.
A Google sabe que alguns utilizadores estão a tentar instalar os Play Services nos smartphones da Huawei que foram lançados depois da proibição. Este foi o caso do Huawei Mate 30 Pro quando foi lançado no outono. Mas também deve ser o do Honor View 30 Pro, do Mate XS ou do próximo P40.
A instalação de aplicações da Google não vai funcionar de forma confiável, pois a Google não permite que esses serviços sejam executados em dispositivos não certificados.
A instalação destas aplicações também representa um risco de instalação. São apps modificadas e podem comprometer a segurança dos utilizadores.
Além disso, a Google aproveitou esta oportunidade de comunicação para falar sobre os smartphones anteriores da Huawei. Ou seja, os dispositivos lançados antes de 19 de maio de 2019 e que ainda beneficiam dos serviços móveis do Google, mas também são atualizados.
“Continuamos a trabalhar com a Huawei, de acordo com os regulamentos do governo. O objetivo é fornecer atualizações de segurança e atualizações para aplicações e serviços da Huawei para dispositivos existentes. E continuaremos a fazê-lo pelo tempo que for permitido.”
Mais Artigos...
- Guerra de smartphones: vem aí um Redmi com 64 megapixéis!
- Aposta forte da AMD nos portáteis! Ryzen 5 4650U humilha i7-10710U
- Marvel: Black Panther é um sucesso de bilheteira!
- A autenticação de dois fatores é realmente segura? Talvez não!
- Kospet Prime: Um relógio com 2 câmeras e uma bateria de...
- Oops!? Confirmação do PSVR2 para a PS5 foi um erro!
- Guerra de consolas? Não existe! A Microsoft não vê a Sony...
- Redmi lança dois power banks de topo a partir de 9 Euros!
- (Promoção) O Xiaomi Mi Note 10 já baixou para os 390€!
- EMUI 10 chega com muitas mudanças a nível visual!
- Controlo Parental por PIN vai chegar à Netflix
- (Guia) Como aumentar a performance a um portátil ou computador antigo
- Leak revela pormenores do LG G Pad 8 e LG G...
- Huh? Intel vai desistir dos CPUs para se concentrar noutras coisas!
- Lembra-se dos fones da Bose para dormir? Foram retirados do mercado!
- Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro: já não há dúvidas...
- (Análise) Sony HT-G700: Começa a ser fácil encher uma sala com...
- Calendário da Google recebe grande novidade! Já a encontrou?
- Origin Access: Temos jogos brutais a caminho da plataforma!
- (Rumor) Google decidiu comprar a Fitbit! Mas… Para quê!?