Atualmente, a cibersegurança e a privacidade na Internet são duas coisas extremamente importantes. O Signal, desenvolvido pelo co-fundador do WhatsApp, quer oferecer isto mesmo. Até aqui esta aplicação era mais utilizada apenas por utilizadores avançados e também por ativistas. Tudo porque disponibiliza encriptação ponta-a-ponta e uma super-privacidade. O único problema é que tinha poucas funcionalidades. O Signal é considerado uma das aplicações de mensagens mais seguras do mundo para Android e iOS. Agora o objetivo é chegar às massas.
Signal: a aplicação que pode mesmo acabar com o WhatsApp!
A criptográfica Moxie Marlinspike, criadora do Signal, está a trabalhar com o co-fundador do WhatsApp, Brian Acton, que saiu desta plataforma logo após a aplicação ter sido comprada pelo Facebook. Dito isto, Acton investiu 50 milhões no projeto de Marlinspike para desenvolvê-lo ainda mais. É importante referir que o WhatsApp usou o protocolo de encriptação de código aberto da Signal para encriptar as suas mensagens ponta-a-ponta .
No início, o Signal era uma aplicação de mensagens simples que contava com a sua reputação de segurança para atrair utilizadores – tinha apenas algumas funcionalidades simples, como mensagens e chamadas, mas nada mais interessante. No entanto, os planos da Signal Foundation parecem estar a mudar. É que estão a chegar muitas novidades. São elas as mensagens em grupo, stickers, suporte para iPad e uma opção para que os contactos encriptados sejam armazenados na cloud, inacessíveis aos servidores da Signal e, portanto, disponíveis apenas para o utilizador a que pertencem.
O desafio está no facto de a Signal querer oferecer todas estas funcionalidades interessantes, mas ainda assim permanecer fiel ao seu princípio de segurança e privacidade.
Infelizmente, às vezes, para obter mais funcionalidades e permanecer amigável, uma aplicação tem de sacrificar a sua segurança e vice-versa. No entanto, a Signal está mesmo a planear manter um bom nível de segurança, além de trazer novidades, o que significa muitas pesquisas no campo da segurança informática e encriptação.
Brian Acton é realmente o responsável pelo ambicioso plano de crescimento da Signal. Ele diz ter confiança de que a aplicação pode atingir um público maior (já foi descarregado 10 milhões de vezes no Google Play e, além disso, outros 40% dos utilizadores da aplicação estarão no iOS) nos próximos cinco anos. “Gostaria que a Signal atingisse mil milhões de utilizadores. Sei o que é preciso para fazer isso. Fiz isso”, afirmou Acton à revista Wired.
Mais Artigos...
- Star Wars Jedi: Fallen Order – Os jogos Single-Player estão bem vivos!
- (Especial) A AMD está agora mais forte, mas não idolatre a...
- EnergySistem BT Travel 5 ANC: Querem algo ‘budget’?
- Se pensa que o Galaxy S11 vai ser igual ao S10…...
- Xiaomi Watch Color: leak revela todos os segredos do smartwatch
- Mi Watch Pro – A novidade da Xiaomi que ninguém esperava!
- Review ao Galaxy A70 – o gama-média que passa por premium!
- Ainda joga na sua Nintendo Wii? O suporte acaba já no...
- Demo de NBA 2K20 já está disponível. Lançamento em Setembro!
- Google Play Store mata dezenas de aplicações sem aviso
- Aliança chinesa? Xiaomi, OPPO e Vivo fazem jogada inesperada!
- A Huawei vai premiar os seus empregados com 268 milhões de dólares
- AMD está a fazer furor na bolsa de valores! Já comprou acções?
- OnePlus Snowbots: a batalha das bolas de neve vai começar!
- Os jogos de Janeiro do Stadia Pro já foram anunciados!
- (Leak) Especificações das novas placas NVIDIA Ampere! (RTX 3000)
- Samsung quer revolucionar o mercado de baterias para smartphone
- A PS5 e Xbox Series X já foram ultrapassadas por um...
- As especificações das Motherboards AMD B550 chegaram à Internet
- Smartwatch Fossil apareceu com 1GB de RAM e o SoC SD 3100