Como deve saber, as atuais RTX 20 já estão no mercado desde o fim do verão de 2018. Por isso, começa a chegar a hora de olhar para as suas sucessoras! Sim, é verdade que já tivemos o lançamento das recentes placas Super, mas também é verdade que a arquitetura é exatamente a mesma que vimos chegar ao mercado pela primeira vez há 18 meses.
Além de tudo isto, temos também de dizer que a NVIDIA já não está tão sozinha no mercado como tem sido costume. Ao fim ao cabo, a AMD está a apostar forte e feio no lançamento de novas placas baseadas no processo de 7nm, para finalmente tirar o pão da boca à sua rival.
No entanto, isto pode revelar-se insuficiente… Afinal, a NVIDIA parece estar a preparar uma nova geração de placas baseadas na arquitetura Ampere com uma performance de outro mundo.
As novas placas gráficas NVIDIA vão ser 75% mais rápidas!?
Em boa verdade, ainda não sabemos grandes detalhes da nova geração de placas gráficas gaming NVIDIA, que deverá ser conhecida como GeForce RTX 30. Mas sabemos que irá ser sem grandes dúvidas uma forte aposta da gigante das placas gráficas, de forma a não ter que passar pelo mesmo que a Intel tem passado nos últimos meses ao lidar com os processadores Ryzen.
Afinal de contas, caso não saiba, a AMD já veio a público dizer que a placa gráfica Navi 2 topo de gama, tem o potencial para replicar basicamente o que os CPUs Ryzen fizeram no mundo dos processadores! (Link aqui)
Entretanto, vários rumores e ‘ls’ recentes acerca da arquitetura NVIDIA Ampere sugerem um aumento de performance dramático. Especialmente agora que tivemos a indicação que a Universidade do Indiana se está a preparar para implementar o seu novo supercomputador Big Red 200 tendo como base produtos baseados nesta arquitetura.
As novas placas gráficas NVIDIA Ampere irão ser a base do PC Big Red 200! Sendo 75% mais rápidas em relação à atual oferta no mercado!
Curiosamente, nos planos originais para este super PC, era suposto encontrarmos placas Tesla V100 baseadas na arquitetura Volta. No entanto, tendo em conta o aumento dramático de performance, os engenheiros decidiram esperar mais alguns meses para poder logo contar com as novas NVIDIA Ampere.
O que por sua vez deverá resultar num aumento de performance para os 8 PetaFlops (o esperado seria 5.9 PetaFlops). Aliás, para ter noção do impacto da nova arquitetura, o super computador até irá usar menos placas gráficas do que o previsto, graças ao aumento de 70~75% na performance computacional de cada placa.
É óbvio que é impossível saber se este aumento também será visto no mundo gaming dominado pelas placas GeForce. Mas uma coisa é certa… Potencial é o que na falta naquilo que a NVIDIA tem escondido nos seus laboratórios de desenvolvimento.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Mais Artigos...
- Samsung quer levar o Ultra-Wide para a Xbox Series X!
- Vai comprar o Motorola Razr? Então tenha muito cuidado!
- Impostores? LG afirma ser a única capaz de oferecer ‘8K Real’
- Vários bancos acabaram de retirar suporte ao Galaxy S10 e Note...
- Android 10 para o S10 deixou os utilizadores bloqueados. Resolva já!
- Facebook defende o WhatsApp e aponta o dedo à Apple
- Google Fotos recebe update para ajudar quem grava vídeos!
- Minecraft vai receber suporte ao NVIDIA RTX!?
- ROME: Total War – Alexander chega a 4 de Outubro ao...
- O novo Windows 10 vai ajudar a monitorizar a sua placa...
- As vendas da PS4 e Xbox One estão a cair mais...
- Microsoft revela o novo menu iniciar do Windows 10!
- Sony diz que a PlayStation 5 pode ser mais barata do que o esperado!
- Epic Games: Os B.R.U.T.E.S. vieram para ficar e não serão removidos!
- Novo smartwatch da Xiaomi vem com chipset Snapdragon 3100
- Days Gone: Atualização 1.6 celebra o lançamento de Death Stranding!
- (Guia) Medo do COVID-19 (Coronavírus)? Limpe o seu smartphone!
- Amanhã vamos ficar a saber o dia da revelação da PlayStation...
- Pokémon Go: O objetivo é levar os jogadores para fora das...
- ZenFone 6 vs Galaxy Note 10+: Budget vs Premium, quem ganha?