Há algumas semanas, noticiámos que a AMD tinha lançado uma nova versão do seu ‘velhinho’ rei da gama média, o Ryzen 5 1600. O que pareceu realmente estranho, visto que nem o processo de produção era igual, ao utilizar tecnologia de 12nm em vez dos normais 14nm deste modelo.
Pois bem, agora já temos a primeira review ao processador… E pelos vistos, isto é nada mais nada menos que um Ryzen 5 2600 com outro nome, ao oferecer uma performance muito similar, a um preço relativamente mais baixo.
Ryzen 1600 AF? A AMD lançou um processador igual ao Ryzen 2600! Mas mais barato
Portanto, caso não saiba, a AMD continua a vender as primeiras gerações dos seus processadores Ryzen como alternativas ‘budget’ ao mais recentes Ryzen 3000 de 7nm. Em particular, os super popular Ryzen 5 1600/2600, que reinaram a gama média no seu tempo, e que continuam a ser muito apelativos para builds em que o orçamento não seja muito alto.
Pois bem, isto é tudo normal! Mas ninguém estava à espera que a AMD fosse lançar silenciosamente um novo Ryzen 5 1600, que é no fundo o aproveitar de peças do mais recente Ryzen 5 2600… E na verdade, é muito provavelmente o processador Ryzen mais recente no mercado! Ao fim ao cabo, apenas chegou às prateleiras há 1 ou 2 meses.
AMD Ryzen 5 1600 AF? O que é isto?
Antes de mais nada, temos de olhar para o Ryzen 5 1600 que foi lançado originalmente em Abril de 2017 a custar ~220€. Sendo baseado na arquitetura Zen de 14nm. É um CPU de 6 núcleos e 12 threads, com a frequência base de 3.2GHz e um ‘boost’ capaz de chegar aos 3.4GHz.
Foi um componente que vendeu que nem pãezinhos quentes, ao permitir a entrada no mundo dos hexa-cores, a um preço super apelativo. Ainda assim, rapidamente foi substituído pelo Ryzen 5 2600 em 2018, que já trouxe para cima da mesa a mais eficiente arquitetura Zen+.
Ok, mas de onde vem este ‘AF’?
No fim do ano passado, chegou ao mercado um misterioso ‘refresh’ ao Ryzen 5 1600. Naquilo que é no fundo uma versão ‘Budget’ do já por si ‘Budget’ Ryzen 5 2600. Dito isto, apesar de ter o nome Ryzen 5 1600, o ‘AF’ faz toda a diferença… Afinal de contas, este processador é muito diferente em relação ao antigo modelo.
Em boa verdade, isto é essencialmente um Ryzen 5 2600 com frequências ligeiramente mais baixas! Muito provavelmente porque a AMD já não consegue ter acesso a produtos de 14nm suficientes para continuar a produção deste componente. Por isso, decidiu aproveitar as linhas de 12nm que ainda continuam a ‘bombar’.
Qual é o interesse de tudo isto? Não continua a ser um componente velhinho?
A razão é muito simples… O preço! Estamos a falar de um Ryzen 5 2600 que custa qualquer coisa como 80 euros. Sim! Um processador com 6 núcleos e 12 threads a menos de 100€ que é no fundo apenas 3% mais lento em relação ao Ryzen 5 2600.
Benchmarks
Conclusão
Em suma, os resultados são extraordinários para o preço do produto. É um Ryzen 5 2600 com frequências ligeiramente mais baixas, a um preço super apelativo. Onde claro está, poderá fazer OC à vontade, visto que é um processador desbloqueado. (Chegar aos 4.0GHz é super fácil)
Ou seja, o Ryzen 5 1600 AF não só é mais rápido em relação ao 1600 original, como é também vastamente mais barato, ao mesmo tempo que oferece um maior potencial de OC.
Por isso, para uma build ‘budget’, dificilmente irá arranjar uma solução melhor seja para trabalhar ou jogar! Para ter noção, a alternativa no lado da Intel são os i5-9600K e i5-9400F que são significativamente mais caros.
Claro que muito provavelmente não será fácil encontrar este produto em algumas lojas, visto que precisa de olhar para o número de série do bicho. Mas pode sempre tentar enviar e-mail a perguntar a lojas de confiança como a GlobalData.pt (E claro, usar o nosso código de desconto GDl20 :P)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Mais Artigos...
- (Opinião) PlayStation vs Xbox: Qual é a melhor marca?
- Quick Share: a “inspiração” da Samsung no AirDrop da Apple
- (Especial) Devemos ou não apostar num Smartphone 5G em 2020?
- Volvo fez um autêntico ‘all-in’ no Android com o seu elétrico...
- Xiaomi: Redmi já começou a fazer ‘tease’ de câmeras de 64MP
- Huawei quer passar a perna à Qualcomm no mundo dos processadores
- Vêm aí os super smartphones com câmeras de 200 megapixéis!
- Huawei P40 já não tem segredos: design final revelado!
- Trump prepara novas armas na guerra contra a Huawei
- Wear OS em 2019: Qual é o futuro dos smartwatches Google?
- A resposta da AMD à NVIDIA pode ter alguns problemas escondidos…
- Exynos 9825: o chipset todo-poderoso da Samsung!
- A Microsoft matou o Stadia e ficou em vantagem em relação à PS5
- Gosta das promoções da Steam? Então está na hora de ficar...
- Sony revelou mais uma vantagem da PS5 em relação à ‘velhinha’...
- Google Play Store: Não quer ficar sem dinheiro? Remova esta apps!
- Xbox Games With Gold: Jogos de Fevereiro foram finalmente revelados!
- AMD Radeon RX 5950 XT (Big Navi) – 5120 núcleos, 24GB...
- (Marvel) Esqueçam Avengers por agora… Mas vamos ter algo parecido!
- Huawei Mate X2 e Mate Xs: os novos dobráveis para 2020