Estamos a viver uma era extraordinária no mundo dos computadores… Afinal de contas, a líder de mercado Intel respondeu finalmente à AMD! Assumindo assim que os processadores Ryzen baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm tiveram realmente impacto no seu negócio.
Devido a tudo o que se tem passado nos últimos meses, a Intel resolveu baixar os preços dos seus novos processadores HEDT em quase 50%! (~45%)
Portanto, depois de dois meses em que a Intel viu a AMD passar de um distante segundo lugar, para o domínio de mercado. A gigante dos Micro-Processadores decidiu começar uma autêntica guerra de preços no mundo dos CPUs x86.
Ou seja, é fácil chegar à conclusão que as coisas vão ficar bastante interessantes na indústria x86, com a Intel e AMD a arregaçarem as mangas, preparando-se para um guerra de preços e performance nunca antes vista.
Isto acaba por ser super interessante, quando temos em conta que não foi assim há tanto tempo que os processadores Quad-Core (4 núcleos) dominavam o mercado! E claro está, foi muito graças à AMD que as coisas começaram a mudar para melhor. Assim, passados cerca de 2 anos, os processadores ‘mainstream’ já chegam aos 8 núcleos, e o mercado HEDT já ultrapassa os 18 núcleos por processador.
A guerra de preços vai começar primeiramente no mercado HEDT, onde a AMD joga com os processadores Ryzen Threadripper, e a Intel ainda domina com os seus Intel Skylake-X.
A AMD tentou entrar neste mercado com os primeiros Ryzen Threadripper. Que agora, na sua segunda geração, custam qualquer coisa como 55 dólares por núcleo de processamento físico. Isto enquanto a Intel ainda pedia ~103 dólares por núcleo na sua gama Intel Skylake-X HEDT.
Pois bem, a Intel resolveu baixar este número, dos 103$ para os 57$ por núcleo! O que apesar de ser ainda acima daquilo que a AMD oferece, é uma queda de quase 45%!
Além disto, a Intel também vai duplicar a quantidade de memória suportada de 128GB para 256GB. Similarmente, o controlador de memória também vai aumentar para os 2933MHz de forma a ser equivalente ao da AMD.
Entretanto, o número de lanes PCIe vai também aumentar para 72 (vs as 64 da AMD). O que claro está, são pequenas alterações que deverão justificar o preço ligeiramente mais alto em relação aos Ryzen Threadripper.
E agora? O que vai acontecer no futuro da guerra Intel vs AMD?
Agora, resta-nos esperar que esta estratégia de preços chegue ao mercado tradicional, onde a AMD também está a conseguir roubar muita quota de mercado! Chegando até a dominar em certos mercados que historicamente sempre estiveram na mão da Intel.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Mais Artigos...
- Samsung prepara um novo tablet Galaxy Note? Parece que sim!
- Alerta: app que veio da Play Store acaba com o seu dinheiro!
- Dark Mode para a Play Store já está nos Samsung com...
- Samsung Galaxy S9/S9+: Android 10 beta já está a chegar!
- MIUI 11 para o POCO F1 já está disponível. Descarregue agora!
- Não tenha pressa em deitar fora o seu Smartphone antigo!
- Sony acabou com o suporte ao Facebook na PlayStation 4!
- (Análise) Ghost of Tsushima: O último (mas brutal) fôlego da PS4
- Windows 10 quer ser o melhor amigos dos smartphones Android
- Há uma funcionalidade do iOS a caminho do MIUI 11! Adivinha?
- Explosão no espaço que fez lembrar o Big Bang? Estamos em...
- Depois de 10 anos em segundo plano, a AMD começa a...
- AMD tem uma placa gráfica 50% mais rápida que a RTX...
- Esqueça a nova geração! Estes são os jogos mais esperados de...
- Analistas afirmam que a memória RAM vai descer 42% ainda este ano!
- Xiaomi Mi Note 10 (CC9 Pro) – A melhor câmera do...
- (Primeiras Impressões) Sony WF-1000XM3: Sem fios e sem ruído!
- (Análise) Huawei P40 Lite: Câmeras que impressionam por 329€!
- Calma! A produção da PS5 não vai ser afetada pelo Coronavírus!...
- Galaxy Z Flip é mais rápido que o Galaxy S20+ com...