A Samsung anunciou oficialmente um novo chipset chamado Exynos 9611. O novo chipset parece ser uma atualização do Exynos 9610, que foi anunciado no ano passado, embora ambos partilhem diversas funcionalidades.
Samsung Exynos 9611: a aposta no overclock e inteligência artificial
O chipset Exynos 9611 utiliza o mesmo processo de 10 nm do seu antecessor. Ele vem com quatro núcleos Cortex A73 que operam a uma velocidade máxima de 2,3 GHz, bem como quatro núcleos Cortex A53 que funcionam a 1,7 GHz no máximo. Tudo isto num arranjo octa-core de 64 bits. Esta é a mesma arquitetura do Exynos 9610. No entanto há uma melhoria na velocidade do relógio. Faz lembrar um chipset com overclock como aconteceu com o Snapdragon 855+. O Exynos 9611 também inclui uma gráfica Mali-G72 MP3. Esta também é a mesma gráfica do Exynos 9610. No entanto, tem uma velocidade de relógio mais rápida.
O processador Exynos 9611 para dispositivos móveis garante um elevado desempenho para os dispositivos que estão para chegar. Um aspeto interessante é que o Exynos 9611 possui um mecanismo de inteligência artificial integrado que consiste numa unidade de processamento de imagem. Ele permite que o smartphone tenha uma câmera inteligente de nível profissional que melhora de maneira inteligente as fotografias. Para que tudo corra da melhor forma o processador conta com a ajuda do machine learning.
De facto o tratamento da imagem parece ser um dos pontos fortes deste processador. Foi desenvolvido com um processador de sinal digital e um mecanismo de rede neural. A unidade de processamento de imagem de visão do Exynos 9611 pode analisar sinais analógicos de imagens e vídeos e identificar os objetos e o ambiente que os rodeia. Assim, os utilizadores vão poder ter acesso a experiências enriquecidas em fotografia e façam mais com os serviços do assistente inteligente.
A unidade avançada de processamento de imagem utiliza os dados adquiridos para ajustar diversas configurações como exposição, balanço de brancos, matiz, saturação, contraste, nitidez etc. para tirar uma fotografia de qualidade superior.
A deteção de profundidade inteligente permite que o smartphone tire um belo retrato com um efeito bokeh com apenas uma câmera.
Entretanto, o processador Exynos 9611 também suporta diversas soluções para várias câmeras, como telefoto ou ultra-grande-angular.
Ao nível da conetividade, o processador Exynos 9611 vem com um modem LTE e diversas soluções de conectividade. O modem integrado suporta até 600 Mbps para download com 3CA e 150 Mbps para upload com 2CA para transmissão e streaming ao vivo sem interrupções.
Mais Artigos...
- Intel Core i9-10900K apenas igualou o AMD Ryzen 9 3900X
- Google Play Store abre as portas ao Coronavirus mas sem fakes
- Projecto xCloud vai ser lançado em 2020 com suporte para DualShock 4!
- Aplicação de IPTV está de volta à Google Play Store! Já...
- AMD: “Nós queremos placas gráficas Radeon em todo o lado!”
- L.A. Noire: The VR Case Files para a PS4 foi revelado antecipadamente!
- GTA V Online: o Casino está a bater recordes para a Rockstar!
- (Mini-Review) TCL Plex: Como é que um ecrã LCD consegue ser...
- Análise Samsung Galaxy Fold: O que vale o primeiro dobrável?
- Honor Band 5i: duas novidades na versão que chega a 22...
- MediaTek Helio G70: ainda não saiu mas já conhecemos as specs!
- Leak: Preço do Huawei Mate X já está disponível na Internet
- Após 8 anos os jogos da EA podem estar e volta...
- Trump voltou a apontar as armas à Huawei! E agora!?
- Acha o Note 10 demasiado caro? E que tal um Galaxy S10+ a 700€?
- Apple está a pensar abandonar a Intel para abrir os braços...
- Android 10 chega ao ASUS Zenfone Max Pro M1 e Max...
- Fallout 76’s: Nuclear Winter Battle Royale vai receber um novo mapa
- Xiaomi Mi MIX 4 é o primeiro a chegar com 108 megapixéis!
- ASUS ROG Phone 2: agora já não há mais segredos por revelar!