A tecnologia MIMO, dividida em SU-MIMO e MU-MIMO, é um desdobramento de vários avanços feitos com o objetivo de aumentar a velocidade de redes sem fio, sejam domésticas, corporativas ou de celulares. Em um mundo cada vez mais conectado, o sistema é fundamental para smartphones, tablets, notebooks e até mesmo eletrodomésticos que acessam a Internet.
Como ativar o firewall do roteador Wi-Fi e deixar a rede mais segura
Responsável por alcançar taxas de transmissão mais altas, a MIMO oferece mais velocidade para cada aparelho conectado, por exemplo, ajudando a melhorar o modo de transmissão do sinal. Ficou curioso sobre a tecnologia? Confira abaixo as principais funções, classificações e vantagens do sistema que já está presente em roteadores mais avançados e em smartphones tops de linha como iPhone 6S e Galaxy S7.
O que é
MIMO é a sigla em inglês para Multiple Input Multiple Output que, em uma tradução literal, significa “Múltiplas Entradas Múltiplas Saídas”. Trata-se de um sistema que visa alcançar maiores taxas de transmissão em redes sem fios.
A tecnologia usa várias antenas para transmitir o sinal e os dados em uma rede. Assim, quanto mais antenas, mais rápida e eficiente será a transmissão e recepção dos dados aos diversos aparelhos conectados. Daí o nome “múltiplas entradas e saídas”.
Este sistema é o sucessor do IEEE 802.11n e foi nomeado de 802.11ac, formato que recebeu atualizações em julho. Além de suas melhorias na velocidade de transmissão e recepção, o padrão gasta menos energia e tem uma segurança mais aprimorada.
Principais funções
O sistema MIMO possui três funções distintas. A STTD, a SM e a transmissão colaborativa. STTD é a sigla para Space Time Transmit Diversity. Neste modo, todas as antenas transmitem exatamente o mesmo sinal. Isso serve para aumentar a potência da rede. Porém, a velocidade continua a mesma.
Já na função SM (Spatial Multiplexing), cada antena transmite dados diferentes. Isso aumenta a taxa de transferência da rede, ou seja, a sua velocidade. Porém, o alcance continua o mesmo. Esta técnica também é conhecida como OFDM-MIMO e é usada em roteadores no padrão 802.11n e as redes celulares mais atuais.
Por fim, na transmissão colaborativa, mais de um roteador pode ser combinado para ter um dos outros dois sistemas, unindo o melhor dos dois mundos. Este modo, porém, é o mais incomum.
Classificações
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
O sistema MIMO pode ser classificado no formato: "axb:c". A letra A indica o número de antenas de transmissão, a letra B o número de antenas de recepção e a letra C o número de fluxos espaciais. Vamos aos exemplos:
Um sistema MIMO-OFDM 2x2 indica que há duas antenas transmissoras e duas antenas receptoras atuando no modo OFDM (ou SM), ou seja, cada uma transmite dados diferentes, aumentando a velocidade. Assim, ele poderia ser descrito como 2x2:2. Em um sistema 3x3:3, haveriam três antenas de transmissão, três de recepção em três fluxos espaciais, triplicando a velocidade.
Vantagens do sistema MIMO
Em uma rede wireless tradicional, o roteador pode dar atenção apenas a um dispositivo por vez. Então, imagine que você tenha um notebook, um tablet e um smartphone ligados a uma mesma rede Wi-Fi. O notebook está em uma partida online, o tablet está transmitindo um filme pelo Netflix e o smartphone fazendo streaming pelo YouTube.
O roteador primeiro transmite e recebe alguns dados da partida online, depois para de dar atenção à partida e transmite alguns pacotes de dados para o Netflix e depois para o YouTube. Embora o usuário não perceba essas paradas, é assim que os roteadores atuam.
Por isso, para se ter um melhor desempenho em partidas onlines, é recomendável desligar tudo aquilo que possa consumir banda, tais como streaming de vídeos ou de músicas. E é por isso que quando há muitos dispositivos ligados na rede ao mesmo tempo os vídeos travam, por exemplo.
Em um sistema MIMO de três antenas, cada uma das antenas transmite um tipo diferente de dados. Assim, voltando para a situação apresentada, uma antena ficaria dedicada para o notebook, a segunda para o smartphone e a terceira para o tablet, não havendo diminuição de velocidade.
A tecnologia MIMO ainda pode ser dividida em SU-MIMO e MU-MIMO, onde SU significa Single User (usuário único) e MU significa Multiple User (usuários múltiplos). A tecnologia MU-MIMO é a que pode transmitir diferentes tipos de dados simultaneamente.
Onde atua
No caso da tecnologia MU-MIMO, mais avançada, é possível encontrá-la em ação nos mais recentes e avançados roteadores, como o Asus RT-AC87U e o TP-Link Archer C2600. Alguns smartphones e tablets tops de linha também contam com tal sistema, tais como o iPhone 6S e o Galaxy S7.
Como ver a senha do roteador Wi-Fi no PC? Comente no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Snapdragon SiP 1: saiba tudo sobre o novo chip da Qualcomm
- Blizzard World: dicas para mandar bem no novo mapa de Overwatch
- LoL: Teamfight Tactics (TFT) registra 33 milhões de jogadores por mês
- Como baixar vídeos do Facebook sem precisar instalar programas
- Economize a bateria da sua GoPro com dicas simples e eficientes
- Apex Legends já baniu mais de 16 mil jogadores por hacks e trapaças
- Opera adiciona VPN nativo no navegador para desenvolvedores
- Elementos em Ragnarok Mobile: como usar e ver atributos de monstros
- Majors de CS:GO: relembre polêmicas nos torneios do jogo FPS
- DotA 2: como baixar e instalar skins para a interface do jogo
- 'Windows 8.1 com Bing' deve chegar gr?tis a aparelhos com telas de at? 14?
- Como postar fotos em 360 graus no Facebook
- OneDrive: 5 coisas que você precisa saber sobre ele!
- Aprenda como instalar uma impressora no notebook
- Xbox: confira as melhores curiosidades sobre os consoles da Microsoft
- Como atualizar o firmware do MacBook
- Galaxy Note 4 ou LG G4: qual celular oferece melhores especificações?
- Como atualizar o Microsoft Office 365 e 2016
- Como resolver problemas de travamento na sua GoPro
- Counter-Strike GO: maior torneio mundial do game ser? em agosto