O Zao é um aplicativo que permite transpor o rosto do usuário para o corpo de atores que protagonizam famosas cenas de filmes. Lançado na App Store da China na última sexta-feira (30), o app alcançou o topo da lista de mais baixados da loja do iPhone (iOS) durante o fim de semana e virou febre entre os chineses. Usando a tecnologia deepfake, o programa consegue, a partir do upload de uma única fotografia, fazer o usuário trocar de lugar, por exemplo, com estrelas como Leonardo DiCaprio, Marilyn Monroe e Kit Harrington.
Criado pela desenvolvedora chinesa MoMo, o aplicativo não está disponível na App Store do Brasil ou dos Estados Unidos, nem na Google Play Store. Em fóruns como o Reddit, no entanto, é possível encontrar um APK para download no sistema operacional Android. Ainda assim, é necessário ter um número telefônico chinês para concluir a instalação.
O desenvolvedor de jogos Allan Xia testou o Zao e mostrou do que o app é capaz. Em seu perfil no Twitter, Xia postou um vídeo de 30 segundos em que aparece no corpo do ator Leonardo DiCaprio em várias cenas de filmes. Em outro clipe produzido com a aplicação, o usuário faz o papel de personagens da série Game of Thrones.
Embora cômicos, os resultados são convincentes. Segundo Xia, o primeiro vídeo foi produzido em apenas oito segundos, a partir de uma única foto, cuja miniatura está no canto inferior esquerdo do clipe. No entanto, conforme apurado pela agência de notícias Bloomberg, o app também orienta os usuários a tirar uma série de fotografias em diferentes situações — piscando os olhos ou abrindo a boca, por exemplo — para criar deepfakes mais realistas.
Para que a transformação aconteça, o Zao requer que os usuários façam o upload de uma foto pessoal para os servidores da MoMo. Na primeira versão do app, os termos e condições de uso estipulavam que a empresa possuía uma licença "gratuita, irrevogável, permanente e transferível" de todo o conteúdo gerado pelo usuário. A política de privacidade gerou uma reação quase que imediata do público, que deixou a página do Zao na App Store com mais de quatro mil críticas negativas.
A MoMo atualizou os termos de uso, informando que o app não usará as imagens enviadas para outros propósitos senão o de melhorar o aplicativo e outros usos aprovados pelos usuários. A empresa acrescentou também que, caso as imagens sejam deletadas pelos usuários, elas também serão removidas dos servidores. A medida, no entanto, não foi rápida o bastante: o episódio rendeu ao Zao uma avaliação de 1,9/5 na App Store chinesa.
A polêmica com privacidade lembra o episódio do FaceApp, aplica
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.