A Apple vai limitar o funcionamento de aplicativos que fazem ligações via Internet no iPhone a partir da atualização do iOS 13, aguardada para setembro. A novidade envolve uma restrição na tecnologia VoIP integrada ao sistema para reduzir o nível de acesso de apps como WhatsApp e Facebook Messenger ao efetuar chamadas de voz.
Segundo reportagem do The Information, publicada na última terça-feira (6), a medida obrigaria o Facebook a refazer o recurso de chamadas de voz do WhatsApp e do Messenger. O objetivo seria impedir coleta de dados oculta e proteger a privacidade do usuário. Em nota, a rede social nega que explore a função de ligações para obter informações de usuários e que está em contato com a fabricante do iPhone para encontrar uma solução. A Apple não comentou o assunto.
Atualmente, o iOS permite que aplicativos mantenham a função de chamada de voz ativa mesmo quando não estão sendo usados, dando a esse tipo de app um privilégio frente a outros que não oferecem recurso de ligação. Para o usuário, a principal vantagem é poder ligar para alguém e ter a certeza de que o celular do contato irá tocar mesmo se o WhatsApp estiver fechado.
Essa flexibilidade ajuda a entregar uma experiência de chamada online similar a uma ligação comum. No entanto, como a Apple não tem controle sobre os tipos de dados trafegados pelo aplicativo enquanto está em segundo plano, a empresa veria brecha para eventual exploração da privacidade do usuário.
... nologia de ligações impediria que apps consumissem memória e bateria demais do iPhone. Isso poderia impactar de forma positiva no funcionamento do celular.
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.