Praia ou carro: uma foto postada no Twitter está intrigando os usuários da rede social. Embora a maior parte das pessoas enxergue uma praia à noite, sob um céu tempestuoso, a imagem, segundo o autor do post, na verdade, retrata a porta danificada de um carro. A publicação foi feita no último dia 2, mas ainda está provocando debate sobre ilusão de ótica e funcionamento do cérebro nas redes sociais.
O post foi feito pelo usuário @nxyxm e teve mais de 2.000 retweets e 4.500 likes até o momento. "Se você pode ver uma praia, céu do oceano, rochas e estrelas, então você é um artista", diz o texto do post, "mas isso não é uma pintura, e sim a parte inferior da porta de um carro que precisa ser reparada”, escreveu o autor do tweet.
Mesmo após a revelação, os usuários tiveram dificuldade em enxergar a porta do carro. O autor do post tentou ajudar: “É uma porta de carro. O painel de vedação abaixo dela está danificado e arranhado, o que dá a ilusão de água na beira da praia”, explicou.
@nxyxm é Muhammad Nayem, um designer de moda paquistanês. Ao TechTudo, Nayem explicou que o carro da foto não pertence a ele e que fez a imagem aleatoriamente, mas postou no Twitter porque viu que ali havia uma ilusão de ótica. Depois do viral, ele ganhou mais de 1.000 novos seguidores, muitos internacionais. "No começo, poucas pessoas entenderam a imagem, mas depois de tantos comentários e teorias, elas ficaram intrigadas e começaram a chamá-la de 'melhor imagem de ilusão de todos os tempos'", destaca.
A ilusão de ótica
Alguns internautas atribuíram a divergência na interpretação da foto ao funcionamento cerebral. De acordo com essa teoria, quem enxerga uma praia seria comandado pelo lado direito do cérebro, responsável pela criatividade. Já aqueles que vêem a porta do carro teriam o lado esquerdo mais aguçado e seriam pessoas mais lógicas e analíticas.
A explicação, neste caso, seria a mesma que viralizou no caso do "tênis verde e cinza ou rosa e branco", em que a corrente compartilhada junto com a foto trazia a teoria dos dois lados do cérebro. À época, o médico Rafael Monteiro, neurologista do Hospital Samaritano, explicou ao TechTudo que a teoria não tem qualquer comprovação científica: "é mais ilusão de ótica do que a ver com os hemisférios do cérebro", garantiu.
No caso da porta do carro, outra explicação possível está no fato de que, sem contexto, o cérebro tenta conciliar o que está vendo com a referência de algo parecido que está na memória. De acordo com um usuário do fórum Reddit, é assim que a arte funciona. "Como é que uma pintura numa tela é uma praia de verdade? Nosso cérebro interpreta isso como tal, procurando por coisas que reconhece. E este portão de carro visto de perto funciona da mesma maneira. Nosso cérebro está procurando algo reconhecível" explicou o usuário Beingabummer. "A única diferença entre uma pintura e esta foto é que a pintura retrata uma praia intencionalmente e esta foto, não", completou. Na mesma discussão, itty53, outro participante do fórum completou: "Você já espera, 'esta é uma imagem de uma praia'. Essa é sua primeira impressão".
Mistérios da Internet
Ilusões de ótica como essa viralizam com frequência nas redes sociais. Quem não se lembra do famoso vestido de festa que “mudava de cor”? Algumas pessoas enxergavam a peça de roupa branca e dourada; outras, azul e preta. Outro mistério parecido que fez sucesso na internet foi o do tênis verde e cinza ou rosa e branco. Houve ainda a polêmica do “carro invisível”, que intrigou os internautas em 2018.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como enviar arquivos pelo chat do Facebook
- Preços de celulares sobem em média 15% no primeiro trimestre
- Novo Chromebook da Acer tem bateria que pode durar 14 horas
- Android N: conheça 10 novidades do sistema que vão facilitar a sua vida
- O que significa WhatsApp? Conheça o aplicativo mais usado do Brasil
- Xiaomi cria relógio que lembra Apple Watch e tem bateria para até 12 dias
- Mapas do CS:GO: veja cenários bizarros criados pela comunidade
- Impressora de fotos e vídeos em realidade aumentada faz sucesso na web
- Karl Landsteiner, que descobriu tipos sanguíneos A, B, AB e O, ganha Doodle
- Tudo sobre a GoPro Fusion: especificações, preço, recursos e mais
- Uber revela objetos mais esquecidos em viagens no Brasil
- Como acelerar o download de seus jogos no Steam e turbinar a jogatina
- Galaxy Note 8 e Zenfone 4 são anunciados na mesma semana
- Novo notebook da Xiaomi lembra MacBook e pode vir com Core i7
- Quantum Go é bom? Confira pontos positivos e negativos do smartphone
- WhatsApp está desenvolvendo aplicativo para Windows e Mac OS, diz site
- Como organizar o seu mapa de fotos de viagem no Instagram
- Discord: 5 melhores bots para usar no chat para gamers
- SKT vs G2: estatísticas dos times na semifinal no Mundial de LoL 2019
- Silent Hill, Pokémon: veja os jogos que fazem 10 ou 20 anos em 2019