A Campus Party é conhecida tanto pelo conteúdo que oferece quanto por seus participantes. Os chamados campuseiros chegam aos milhares no primeiro dia de evento e compartilham quase uma semana de conhecimento e, é claro, muita amizade. Mas, conviver com tanta gente requer alguns cuidados e, por isso, falamos com alguns participantes experientes para lhe trazer dicas de como aproveitar o evento ao máximo e da melhor forma, especialmente se este for o seu primeiro ano.
Acompanhe a cobertura da Campus Party 2015
Filas
Filas para entrar são inevitáveis, a não ser que você decida perder a abertura e um dia inteiro de Campus. Portanto, tenha paciência ou chegue no fim do dia ou à noite. No primeiro dia não acontecem palestras, então é um momento de rever os amigos e se organizar nas bancadas e barraca de camping. Chegando a noite, não terá filas grandes e o campuseiro conseguirá se organizar rapidamente.
A partir do segundo dia, é importante ir bem cedo se você quiser um lugar bom nas melhores palestras, especialmente nas falas dos magistrais ou webcelebridades. Uma estratégia é chegar antes de terminar a anterior e revezar com um amigo, deixando a mochila para guardar a vaga – vigiando sempre, é claro.
Camping
Faça uma lista com o básico que deve levar, incluindo um colchão para dormir mais confortável. Não esqueça de produtos de higiene pessoal, remédios, documentos e preservativos. Para melhorar a ida ao banheiro, leve um cabide para pendurar suas roupas, sabonete líquido e até fita adesiva para fechar a lona na hora de tomar banho – se as duchas da edição 2015 tiverem porta, será um problema a menos.
Não se pode escolher o local da barraca, já que é tudo feito pela organização de forma prévia. Se você puder trocar com um amigo de caravana, prefira a área que fica no final do camping para ter mais silêncio e ficar mais próximo das duchas; ou no começo se preferir ficar perto da “confusão”.
É importante também ir direto para sua barraca assim que chegar. Há relatos de que alguns campuseiros pegam qualquer uma sem permissão, o que pode gerar dor de cabeça. São milhares de pessoas compartilhando o mesmo local, por isso tenha paciência e chame alguém da organização para reportar o problema e conseguir outra barraca caso isso ocorra com você.
Alimentação
Apesar de toda a infraestrutura, um ponto em comum na lista de reclamações dos campuseiros é a alimentação oferecida: cara demais e nem sempre afeita ao gosto de todos. A boa notícia é que há diversas alternativas, como levar sua própria comida ou pedir delivery.
Se optar pela primeira opção, vale de tudo. Os campuseiros recomendam levar congelados, pães, sucos e frutas em um isopor ou caixa térmica com gelo que possa ser reabastecido no supermercado mais próximo. Basta então levar talher e copos de plástico e usar os micro ondas disponíveis para economizar.
Se você preferir pedir comida, é possível encontrar grupos maiores para dividir, normalmente, pizzas – ano passado, alguns até se organizaram online. Caso prefir
Além disso, é sempre possível aproveitar algum tipo de comida oferecido pelos patrocinadores, ou até comprar produtos no mercado paralelo instalado pelos próprios campuseiros – como os preços oficiais são altos, há quem aproveite para vender refrigerante e macarrão instantâneo para quem não quer gastar muito.
Segurança
De novo, a Campus Party é um ambiente compartilhado por uma multidão durante seis dias, e há todo tipo de gente. Tome cuidado redobrado com seus pertences. A organização etiqueta o computador de cada campuseiro, mas todo o resto é de sua responsabilidade.
Use trava para notebook e cadeados para fechar sua barraca, mala e mochila. Evite ao máximo deixar dinheiro vivo guardado no camping. A dica, aliás, é manter o máximo de coisas com você, até mesmo fixadas no corpo.
“Parece brincadeira, mas é verdade! Meu celular sempre fica preso em uma cordinha e amarrado na calça”, confessa Karoline Miranda, organizadora da caravana UaiFi, de Belo Horizonte.
Caravanas
Para quem vai de caravana de outros estados para São Paulo, a Campus Party já começa na viagem. Vale levar DVDs com filmes e seriados para passar o tempo, além de lanches e muito assunto para esgotar ao longo do caminho – dependendo da distância, o trajeto pode durar mais de um dia.
“Não paramos de conversar um segundo durante a viagem e acaba sendo bem divertido”, conta Emilio Hoffmann, organizador de uma caravana do Rio Grande do Sul. Ele e outros líderes recomendam que, na chegada, todos andem juntos, assim um pode ajudar a vigiar o outro e facilitar o credenciamento da caravana, que deve ser feito em conjunto.
Os vestibulandos devem lembrar também que a Campus Party pode coincidir com período de matrículas em Universidades ou em programas do governo, como Sisu e Prouni. Para se precaver, basta deixar algum parente munido de procuração reconhecida em cartório para que possa realizar qualquer tipo de inscrição por você.
Gadgets indispensáveis
Campuseiro de verdade sempre leva consigo muitos gadgets. Eles podem variar dos essenciais notebooks, desktops e smartphones até câmeras profissionais, fones de ouvido e seu próprio roteador. Afinal, a conexão de 50 GB oferecida pela Telefônica/Vivo é somente via cabo, sendo necessário criar um hotspot pessoal para usar Wi-Fi.
Para os amantes de games, vale levar caixas de som, TV e muitos adaptadores. Em alguns casos, participantes chegam a encher um carrinho de compras inteiro com suas coisas no primeiro dia de Campus Party – o limite depende somente da sua disposição para vigiar e carregar tudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Cartões de 64GB do Nintendo Switch são adiados para 2019
- Microsoft Flight Simulator 2020: veja lançamento, requisitos e mais
- Microsoft confirma mais de 12 mil PCs infectados com Petya, incluindo Brasil
- TeamViewer sai do ar por 3h; app de acesso remoto se desculpa no Twitter
- Case para Nintendo Switch: veja melhores capas protetoras para o console
- Preço para trocar bateria de iPhone vai subir em 2019
- Instagram avisa se tiraram print das suas fotos? Entenda a polêmica
- Testamos 'Supermax', game baseado na série de terror da Rede Globo
- Como criar listas de tarefas com o Microsoft To-Do para PC
- Spotify passa a mostrar letra de música em reprodução
- Spotify lança nova versão do app para quem quer ouvir música grátis
- Instagram: como definir em que país seus Stories são exibidos
- Netflix aumenta privacidade do streaming com conexão por HTTPS
- Facebook começa a avisar quando notícias podem ser falsas; entenda
- Como editar fotos no Adobe Lightroom online
- Facebook vai reconhecer pessoas at? em fotos que n?o mostram seu rosto
- Fã cria protótipo de game de Donkey Kong com gráficos do PS4
- AnimA ARPG: veja dicas para mandar bem no game parecido com Diablo
- Como investir no Tesouro Direto? Simulador online mostra como funciona
- Mythic Championship IV: veja datas e brasileiros do torneio de MTG