Battle Royale e Auto Chess são dois gêneros que surgiram a partir de modificações em jogos. Ambos fizeram muito sucesso em pouco tempo após serem criados, e hoje se tornaram tendências no mercado dos games. Enquanto a febre dos Battle Royales existe desde 2017, com títulos como Fortnite, PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) e Free Fire Battlegrounds, o Auto Chess surgiu como um gênero emergente em 2019 e já faz muito sucesso entre o público dos MOBAs, como DotA 2 e League of Legends (LoL).
Os dois gêneros são populares entre os jogadores e também entre os espectadores de streams, com presença muito forte na Twitch TV. Em junho de 2019, entre os quatro jogos mais populares na plataforma, um era representante dos Battle Royales e outro do Auto Chess: Fortnite e Teamfight Tactics, respectivamente. Mas o que significa cada um desses estilos de jogo e quais são suas histórias? Entenda, a seguir, as novas tendências dos games.
Battle Royale
O estilo de Battle Royale se consolidou, principalmente, entre jogos de tiro. Enquanto as primeiras ideias de um jogo no gênero eram mostradas em mods para DayZ e Minecraft, o primeiro game dedicado ao conceito foi PlayerUnknown’s Battlegrounds, lançado em 2017 para PC. A popularidade foi imediata e abriu caminho para novos jogos com o mesmo estilo.
Os Battle Royales são jogos de sobrevivência com muitas pessoas. Vence quem for o último personagem vivo. As partidas podem comportar de 50 a 100 pessoas, dependendo do jogo. Todos os players são lançados em um território, e começam sem equipamentos. A partir disso, eles precisam buscar por itens em todos os territórios, desde escudos, armas e munições, enquanto batalham entre si. As partidas podem ser jogadas individualmente ou em pequenos grupos de até quatro pessoas.
O principal título do gênero é Fortnite, que lançou seu modo Battle Royale em 2017. Em pouco tempo o jogo se tornou um sucesso entre streamers e até mesmo no cenário competitivo. Em março de 2019, a Epic Games divulgou que o game tinha mais de 250 milhões de jogadores registrados. O sucesso é tão grande que a desenvolvedora fez parcerias com franquias famosas, como John Wick, Vingadores e Stranger Things, permitindo a presença desses personagens dentro do jogo.
Atualmente, o mercado do gênero é muito concorrido. Franquias famosas de jogos de tiro, como Call of Duty e Battlefield, lançaram novas versões que incluem o modo de jogo. Existe, ainda, uma forte presença no cenário mobile, encabeçada por PUBG Mobile e Free Fire, que já é o jogo mais popular do Brasil.
Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Auto Chess
A história do Auto Chess é muito mais recente. Em tradução livre, significa “Xadrez Automático”, e remete ao propósito do jogo . As partidas comportam até oito jogadores e acontecem em tabuleiro parecido com o de xadrez. Os players, por sua vez, recebem uma quantidade aleatória de personagens e precisam escalá-los conforme as melhores estratégias. Esses personagens entram em batalhas decididas pela inteligência artificial do jogo. É possível, também, colocar equipamentos e melhorias nos personagens com o ouro conquistado após cada rodada.
O estilo se popularizou a partir de um mod para DotA 2, chamado Dota Auto Chess, produzido pelo Drodo Studio. Lançado em janeiro deste ano na Steam, o mod trazia as partidas em tabuleiro com as lendas e personagens do jogo original. O sucesso foi tão grande que, em abril, o game já tinha mais de 8 milhões de jogadores registrados.
O fenômeno do mod chamou a atenção das desenvolvedoras. A Valve decidiu lançar Dota Underlords, uma versão independente do jogo, que ainda está em temporada b
O grande diferencial do Auto Chess é a jogabilidade diferente dos MOBAs convencionais. Como as batalhas são automáticas, prevalece a estratégia de escalar seus personagens no tabuleiro e como evoluir cada um deles conforme o progresso das rodadas. Essa tendência de jogo também ganha espaço no cenário competitivo, pois permite a progressão dos jogadores e a realização de torneios.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Saiba tudo sobre Ion Maiden game retrô dos criadores de Duke Nukem
- Conheça HDs externos de 1TB 'baratinhos' da Samsung, Seagate e Hitachi
- Devil May Cry HD, Kirby e Burnout estão nos lançamentos da semana
- Franquia Resident Evil e FIFA 21 estão mais baratos; veja ofertas semanais
- Mac Pro: veja o que mudou no computador da Apple de 2013 para 2019
- Devil May Cry 5: como fazer combos SSS com Dante, Nero e V
- TV 4K da Philips traz sistema integrado parecido com Chromecast
- Comparamos as câmeras do Galaxy S5 e S6; veja o que o top tem de novo
- Como usar o Google Podcasts no Android
- Parada do Orgulho LGBTQ: Google exibe rota e locais amigáveis no Maps
- Brabo da Galera de Free Fire: como votar nos jogadores da LBFF 2021
- Perguntados recebe integração com Google Home e comandos de voz
- Como criar itens em MiniMundos
- Como jogar o game Dream League Soccer no PC via BlueStacks
- Skype para Web agora suporta chamadas de voz no Chromebook
- Dia dos Pais 2019: como criar vídeo com imagens e música no Google Fotos
- JBL Go é boa? Confira se a caixa de som vale a pena pelo preço
- Como usar o VideoShow, aplicativo para fazer vídeo com fotos
- Final da LBFF 2020: SS E-Sports é a campeã da terceira etapa
- Dez funções do Tinder que pouca gente conhece