O PS5 começou a ter os seus primeiros detalhes revelados. O arquiteto do sistema, Mark Cerny, em uma longa entrevista à Wired falou sobre o sucessor do PS4. Cerny confirmou que o futuro console será compatível com jogos lançados para PlayStation 4, terá suporte a gráficos com Ray Tracing, tecnologia de som 3D inovadora e SSD para acelerar o carregamento de games. Cerny também revelou que o possível PlayStation 5 – o nome oficial ainda não foi confirmado – não chega ao mercado em 2019.
Em termos de funcionalidades, o que mais se destaca é mesmo o suporte a jogos do PS4. Ao implementar a retrocompatibilidade, a Sony atende a um pedido da comunidade de jogadores das suas plataformas e entra em paridade com a Microsoft, que suporta jogos de todas as gerações do Xbox nos Xbox One.
A compatibilidade com os títulos do PS4 garante que quem aderir ao PS5 poderá aproveitar sua biblioteca de games no novo console. Além disso, a Sony confirma que o PS5 terá drive para discos.
Em termos de hardware, Cerny confirmou que o novo PlayStation usará processador Ryzen 3000 octa-core uma placa gráfica construída em torno da arquitetura Navi. Ambos os componentes são da AMD e repetem o perfil técnico do PS4, que também usa CPU e GPU da Advanced Micro Devices.
De acordo com Cerny, a nova unidade de processamento gráfico da AMD terá suporte ao chamado Ray Tracing, um tipo de técnica de simulação do comportamento da luz usada em efeitos especiais de cinema e que só recentemente vem chegando aos games. Essa técnica rende gráficos muito mais realistas e é tida como bem exigente da capacidade de processamento de qualquer máquina.
Outro detalhe que foi divulgado na entrevista é que o novo PlayStation terá capacidade de renderizar imagem em 8K. Cerny não entrou em detalhes sobre essa capacidade, mas a possibilidade é de que o novo PlayStation possa reproduzir vídeo nessas resoluções, não necessariamente games.
Áudio 3D e SSD
Mark Cerny também adiantou que a Sony aposta muito numa tecnologia de som tridimensional. Na avaliação do arquiteto da Sony, houve pouca evolução em som do PS3 para o PS4 e a intenção da Sony é que o PlayStation 5 tenha capacidade de reproduzir áudio de uma forma muito mais imersiva, dando ao jogador a capacidade de se sentir presente nas cenas dos jogos a partir do som vindo de várias direções. Cerny salienta ainda que, a princípio, nem será preciso comprar equipamento específico para tirar proveito dessa novidade.
Na entrevista, Mark Cerny adiantou que a Sony l
Via Wired
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Editor de MP3 Online: como cortar trechos de músicas sem instalar nada
- Aprenda como fazer um HD em modo dinâmico voltar para o básico
- Ukyo é destaque em trailer inédito de Samurai Shodown
- Relembre 8 pro players que foram banidos por toxicidade
- Naruto, LEGO Marvel 2 e Sombras da Guerra estão nas ofertas semanais
- CBLoL 2019: CNB se classifica para semifinais e ProGaming é rebaixada
- Notebook HP com Core i3: conheça todos os modelos à venda no Brasil
- Instagram Direct: como usar GIFs e stickers em conversas diretas
- Review Call Of Cthulhu
- Capas para Xperia Z3: conheça os melhores modelos para o celular
- DreamHack Masters Stockholm 2018: fase de grupos classifica a MIBR
- Fogão por indução: tecnologia e praticidade na hora de cozinhar
- Como marcar e defender em PES 2017
- Fire TV Stick vale a pena? Veja prós e contras do rival do Chromecast
- Como apagar liga??es no Android?
- Como tirar fotos com efeito de profundidade no Xiaomi Mi A1
- Windows 10: Microsoft tira d?vidas sobre novos PCs, pirataria e mais
- Google lança central de segurança e privacidade de contas
- Rock in Rio: veja os jogos disponíveis na Gameplay Arena do evento
- Horário de verão? Como usar hora manual no Android e corrigir erro