O Snapdragon SiP 1 é a nova placa tudo-em-um da Qualcomm. O chip foi lançado este mês pela empresa em parceria com a Asus no Zenfone Max Shot e Zenfone Max Plus (M2), primeiros celulares do mundo a receberem a tecnologia. A peça utiliza o módulo QSiP (System in Package ou sistema no pacote, em tradução livre), que integra vários componentes numa mesma placa, como CPU, GPU, memórias e modem (2G/3G/4G). Entenda, a seguir, os detalhes da novidade para smartphones.
O que é o Snapdragon SiP 1
As fabricantes são responsáveis por agrupar os componentes e montá-los no celular. Com o Snapdragon SiP 1 isso não é necessário, já que o processador conta com um multi-chip com mais de 400 elementos em uma única peça. Nesse caso, a Qualcomm é quem escolhe, otimiza e integra os componentes. Ou seja, é possível encontrar dentro do QSiP as peças responsáveis pelo processamento, gerenciamento de energia, redes, GPU, processamento da câmera, dentre outros itens.
O desenvolvimento foi feito com a Qualcomm, o Governo Federal do Brasil e a USI (Universal Scientific Industrial). O objetivo é simplificar os processos de fabricação e reduzir custos, além da promessa de mais eficiência para o aparelho. Os smartphones da Asus foram os primeiros a serem equipados com a novidade, mas a Qualcomm deverá levar a tecnologia para outras marcas.
SoC x SiP
Atualmente, a Qualcomm e outras fabricantes produzem processadores do tipo SoC (system on chip ou sistema em um chip, em português). Isso significa que essa peça é apenas um chip com os componentes mais básicos necessários fundidos, geralmente estão presentes CPU, GPU, modems de conexão móvel e alguns processadores auxiliares. É o que o usuário encontraria se abrisse a carcaça de um smartphone.
Já o QSiP (System in Package) é diferente desses chips tradicionais presentes nos celulares. Como explicado, são mais de 400 elementos eletrônicos reunidos em único circuito, para depois ser acoplado na placa-mãe, o que economiza um bom espaço nos dispositivos.
Vantagens
Com uma única peça mais completa e compacta, o resultado imediato é mais espaço no aparelho. As fabricantes terão ganho de área no dispositivo para outros componen
Isso dá margem para as empresas inovarem na caracterização dos seus smartphones. O Zenfone Max Shot, por exemplo, é composto com câmera tripla na traseira e bateria de 4.000 mAh.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Zenfone 4 Selfie vs Quantum Sky: compare os celulares com foco em câmera
- Galaxy S21 vem aí: o que esperar do próximo lançamento da Samsung
- WhatsApp Beta ganha atalho de conversas e favoritos no Android; saiba usar
- Como melhor posicionar o home theater em casa e ‘turbinar’ seu áudio
- Seis 'segredos' do Pix que você não sabia
- Sete comunidades do Orkut que voltaram na hello
- Atlhetico-PR x Cruzeiro: como assistir ao jogo ao vivo e online
- Top aplicativos de celular de 2016 são na maioria do Google ou do Facebook
- Celular com bateria recarreg?vel via energia solar ser? lan?ado no MWC
- Spotify HiFi: plano aguardado com áudio lossless é anunciado
- Tinder Boost: função paga permite 'impulsionar o seu perfil' por 30 min
- Nintendo Switch ganha modelo com bateria que dura mais
- Conheça o IonQ, computador quântico mais poderoso do mundo
- Rambo, Transformers, Spider-man: veja a lista dos piores jogos de 2014
- Confira como usar o gancho em Assassin’s Creed: Syndicate
- Como desinstalar o app do Facebook e continuar usando a rede social
- e-Globo Ep.8: Melhores jogos de 2018 e Prêmio eSports Brasil
- Menor Nintendo 64 do mundo é certificado pelo Guinness World Records
- Cavaleiros do Zodíaco ganha game mobile com mais de 100 personagens
- Resident Evil HD ficará de graça em outubro no PS4