Em Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), o ADR (Average Damage per Round) é uma das estatísticas usadas para avaliar o desempenho de um jogador. As atuações dos players no competitivo são analisadas de acordo com dados, que qualificam e quantificam a performance de um determinado atleta em algum espaço de tempo: seja um round, um mapa, uma série ou até mesmo um campeonato. Veja, a seguir, como funciona o cálculo do ADR em CS:GO.
O que é?
ADR (Average Damage per Round) é uma estatística que calcula a quantidade média de dano dado por rodada. O cálculo é simples: ao fim da partida, basta dividir o dano total que o player deu (armas e utilitários) pelo número de rounds jogados. O resultado final é uma forma de ilustrar o desempenho do atleta e responder algumas questões, como se o jogador participou ativamente da partida, ajudou os companheiros com eliminações ou acertou a maioria dos tiros.
Em geral, 80 de ADR é uma boa média por partida. Números acima disso são melhores ainda, mas difíceis de alcançar. Na maioria dos casos, valores perto de 100 são atingidos em confrontos isolados e não levam em conta uma temporada inteira. Na média anual, por exemplo, Oleksandr "s1mple" Kostyliev conquistou o prêmio de melhor do mundo pela HLTV em 2018 com 87.4 de ADR. Marcelo ''coldzera'' david ficou em 10º lugar com 79.9.
Levando em conta que um jogador de Counter-Strike possui 100 de vida a cada início de round, isso significa que, caso um atleta tenha 100-110 de ADR, ele possivelmente está eliminando um adversário por rodada.
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Posições
O ADR varia entre posições. Naturalmente, riflers conseguem acumular números mais altos, pois utilizam fuzis de assalto como AK-47, AUG, M4, Galil e Famas. As armas em questão causam mais dano por segundo do que os rifles de alta precisão (AWP e Scout). Esses últimos não funcionam da base do ''spray'', são pouco móveis e precisam ser recarregados a cada tiro.
Além do tipo de armamento, a função executada dentro de uma equipe também influencia o ADR. Pelo lado CT, âncoras e rotativos são jogadores que terão mais chances de segurar entradas de adversários, ao contrário do curinga, que sempre está se movimentando de um bomb para outro. Já no lado TR, os entrys são os atletas que irão dar mais dano, pois estarão na linha de frente. Lurkers e suportes naturalmente terão ADR menor.
Descubra sua ADR
O ADR é uma das métricas mais utilizadas para medir atuações em C
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Ideapad 330 vs 330S: compare ficha técnica e preço dos notebooks Lenovo
- NET e Tim entregam melhor Internet banda larga do Brasil, diz estudo
- CBLoL 2018: KaBuM! está na final e Red Canids é rebaixada
- Mouse gamer da Elecom é projetado especialmente para jogadores de MMORPG
- Samsung divulga celulares que receberão três atualizações do Android
- Google Meet: ferramenta para videoconferência está disponível de graça
- Jogo de botão, Pipa e mais: conheça os games brasileiros da BGS 2015
- Outlast 2 é mais assustador que o primeiro; confira teste
- Micro PC Onion Omega roda Linux e promete ser concorrente do Raspberry Pi
- Como colocar foto no perfil do Spotify
- Como editar imagens no app Fotos, do Windows 10
- Bateria 100%: tecnologias que recarregam gadgets em ‘qualquer lugar’
- Como fazer o PC lembrar do seu pendrive e usar sempre a mesma letra
- Proibido no Facebook Gaming: coisas para nunca fazer na plataforma
- Pokémon Go exibe primeiras imagens oficiais e detalha ginásios
- Review Cuphead
- Apple anuncia os apps mais baixados de 2019 no Brasil
- iOS 14 dá pistas de iPhone 12 com tela digna de celular gamer
- LoL Mobile é anunciado pela Riot Games; saiba tudo sobre Wild Rift
- Cyberpunk 2077 e outros jogos são confirmados para o Google Stadia