Em Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), o ADR (Average Damage per Round) é uma das estatísticas usadas para avaliar o desempenho de um jogador. As atuações dos players no competitivo são analisadas de acordo com dados, que qualificam e quantificam a performance de um determinado atleta em algum espaço de tempo: seja um round, um mapa, uma série ou até mesmo um campeonato. Veja, a seguir, como funciona o cálculo do ADR em CS:GO.
O que é?
ADR (Average Damage per Round) é uma estatística que calcula a quantidade média de dano dado por rodada. O cálculo é simples: ao fim da partida, basta dividir o dano total que o player deu (armas e utilitários) pelo número de rounds jogados. O resultado final é uma forma de ilustrar o desempenho do atleta e responder algumas questões, como se o jogador participou ativamente da partida, ajudou os companheiros com eliminações ou acertou a maioria dos tiros.
Em geral, 80 de ADR é uma boa média por partida. Números acima disso são melhores ainda, mas difíceis de alcançar. Na maioria dos casos, valores perto de 100 são atingidos em confrontos isolados e não levam em conta uma temporada inteira. Na média anual, por exemplo, Oleksandr "s1mple" Kostyliev conquistou o prêmio de melhor do mundo pela HLTV em 2018 com 87.4 de ADR. Marcelo ''coldzera'' david ficou em 10º lugar com 79.9.
Levando em conta que um jogador de Counter-Strike possui 100 de vida a cada início de round, isso significa que, caso um atleta tenha 100-110 de ADR, ele possivelmente está eliminando um adversário por rodada.
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Posições
O ADR varia entre posições. Naturalmente, riflers conseguem acumular números mais altos, pois utilizam fuzis de assalto como AK-47, AUG, M4, Galil e Famas. As armas em questão causam mais dano por segundo do que os rifles de alta precisão (AWP e Scout). Esses últimos não funcionam da base do ''spray'', são pouco móveis e precisam ser recarregados a cada tiro.
Além do tipo de armamento, a função executada dentro de uma equipe também influencia o ADR. Pelo lado CT, âncoras e rotativos são jogadores que terão mais chances de segurar entradas de adversários, ao contrário do curinga, que sempre está se movimentando de um bomb para outro. Já no lado TR, os entrys são os atletas que irão dar mais dano, pois estarão na linha de frente. Lurkers e suportes naturalmente terão ADR menor.
Descubra sua ADR
O ADR é uma das métricas mais utilizadas para medir atuações em C
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- O que são smurfs? Contas podem ser banidas do CS:GO, LoL e DotA 2
- Netflix libera vídeo 4K em PCs com Windows 10; saiba ver em Ultra HD
- Como ativar a economia de dados no Skype
- Como usar o Amazon Drive para salvar arquivos na nuvem
- BGS 2019: o que esperar da maior feira de games da América Latina
- Como ativar o modo noturno do Twitter no iPhone
- Aprenda como criar fases do Mario, usando a plataforma Super X
- Lista reúne melhores jogos de Zelda para GameBoy Advance
- Fone QCY é bom? Veja seis modelos para comprar por até R$ 200 em 2021
- Como reiniciar o iPhone
- Warioware e South Park estão nos lançamentos da semana
- Yoga 900 da Lenovo chega com bateria top e processador Skyline ‘monstro’
- WhatsApp para Windows Phone ganha emojis animados em beta
- Fenômenos em 2020: veja os jogos de maior sucesso neste ano
- Confira dicas para Project X Zone 2, game de estratégia do Nintendo 3DS
- 4G está nos celulares de metade dos brasileiros, aponta Anatel
- Avião no Facebook: bug traz reação inédita para rede social
- GTA 5 ganha supercarro Lampadati Viseris potente e barato
- I/O 2015: Google lança Preview do Android M, Android Pay, Photos e mais
- Monster Hunter World: como compartilhar missões com seus amigos