Aplicativos para fazer slides permitem criar apresentações profissionais pelo celular, sem depender de um computador. Os usuários podem editar as páginas individualmente, selecionar templates prontos, mudar o layout e inserir textos, fotos e elementos gráficos. Além do PowerPoint, que possui versão otimizada para smartphones com Android ou iPhones (iOS), outros programas permitem elaborar os documentos de forma eficiente, como o Google Slides, do Google, e o Keynote, da Apple.
A lista a seguir traz cinco opções de programas gratuitos para fazer slides no celular. Os apps possuem interface em português e oferecem diferentes ferramentas de edição e customização, que podem ser úteis de acordo com a necessidade de organização das informações de cada apresentação.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Google Slides
O Google Slides (ou Google Apresentações) é o editor de apresentações do Google. O aplicativo permite criar slides do zero ou escolher modelos de templates prontos, em que o usuário deve mudar apenas os textos e ajustar os elementos da página. O serviço também reconhece arquivos em formato “.pptx”, ou seja, permite editar apresentações criadas no PowerPoint, da Microsoft.
Durante a edição, é possível adicionar textos, imagens da galeria ou da câmera, comentários, formas gráficas, tabelas e links. Os textos podem ter suas cores, fontes e formatação alterados da forma que o usuário preferir. A qualquer momento, é possível assistir a uma prévia da apresentação para visualizar seu andamento. Ao final, o arquivo pode ser salvo em formato “.pptx”, PDF ou imagem.
Os arquivos ainda têm integração com a nuvem do Google Drive, o que permite parar a edição e continuar o trabalho posteriormente em qualquer lugar, inclusive offline. Essa sincronização faz com que a apresentação não ocupe espaço na memória do celular. O usuário também pode compartilhar os slides e convidar pessoas para colaborar na edição. Para usar o aplicativo, basta fazer login usando uma conta Google.
2. Microsoft PowerPoint
O PowerPoint possui sua própria versão para celulares. O editor de apresentações do Pacote Office está disponível para iPhone e Android e tem boa parte dos recursos existentes no programa para computador. Ao abrir o app, o usuário poderá criar slides em branco ou selecionar temas prontos para editar e inserir suas informações.
A edição dos slides é feita de maneira semelhante a do computador, podendo alterar os textos, cores e fontes. Também é possível adicionar elementos gráficos, fotos e inserir efeitos de transição entre os slides e animações. A versão mobile possui alguns recursos que podem ajudar na apresentação, como o apontador laser virtual, que pode ser controlado com o próprio smartphone, a possibilidade de desenhar nas páginas e uma ferramenta de busca textual.
No iPhone, é possível sincronizar arquivos armazenados no OneDrive e outros serviços de nuvem para editar apresentações já existentes. A integração com o Google Drive, no entanto, só é disponibilizada em aparelhos com Android.
3. Keynote
O Keynote é o editor de slides da Apple. O aplicativo cria slides profissionais e oferece ferramentas exclusivas. Uma barra de elementos no menu principal permite adicionar tabelas, gráficos, fotos da câmera ou da galeria e formas gráficas, que são organizadas em um extenso catálogo e separadas por categorias, como objetos, animais, natureza, artes, pessoas, entre outras.
Ao selecionar um template pronto, o app oferece diversas formas de disposição dos elementos na tela, alterando o posicionamento de imagens e textos de várias formas, para que o usuário encontre o modelo ideal. Também é possível inserir uma tril
Durante a apresentação, é possível destacar trechos com um laser digital ou traços na tela. O aplicativo possibilita compartilhar o arquivo com outras pessoas, para criar uma edição colaborativa em tempo real com amigos que utilizem iPhone, iPad ou Mac. O usuário pode salvar a apresentação em formato compatível com o PowerPoint, PDF, filme ou imagem.
4. Canva
O editor online Canva disponibiliza diversos formatos de imagens para personalizar, inclusive slides profissionais. Para isso, basta selecionar o tipo de design “Apresentação”. Depois, basta acessar o catálogo para escolher o template preferido e começar a customização. O arquivo pode ser editado pela Web, em iPhones e em celulares com Android.
A ferramenta de edição permite alterar imagens, com arquivos da galeria do celular ou da biblioteca do serviço, mudar fontes e cores dos textos, inserir elementos gráficos e modificar o background. Após as edições, o usuário pode salvar o arquivo em PDF ou PNG. É possível compartilhar o arquivo pelas redes sociais, enviar por e-mail ou guardar na memória do aparelho.
5. Adobe Spark
No Adobe Spark, o usuário vai encontrar templates prontos para diversas ocasiões criativas. Nas categorias “Empresa” e “Escola”, é possível achar modelos de design ideais para criar apresentações de slides profissionais de forma fácil. Caso a opção escolhida não esteja no tamanho ideal, basta selecionar o formato “Slide” para que ele seja ajustado para o formato de apresentação.
O editor da Adobe permite alterar os textos, paleta de cores, adicionar fotos, ícones e logotipos. A ferramenta também possibilita adicionar efeitos de animação para o surgimento dos itens na tela, deixando a apresentação mais dinâmica. Os arquivos podem ser salvos em vídeo ou formato de imagem.
Celular reiniciando sozinho: o que pode ser e como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Black Ops 3 e Batman Arkham Knight são destaques nos trailers da semana
- Aplicativo do Google separa Android em ?pessoal? e ?para o trabalho?
- Após polêmica com Orkuti, novo clone do Orkut se chama Orkutando
- Street Fighter: lendas disputam torneio em 12 clássicos simultâneos
- Gmail: como enviar e-mails no modo confidencial pelo celular
- Instagram: como compartilhar seus posts durante conversa no Direct
- Como usar Google Maps no celular Android e iPhone
- Asus anuncia Zenfone 7 e Zenfone 7 Pro; saiba o preço
- Audio Only: saiba como ouvir só a música do YouTube em segundo plano
- Dying Light: confira os primeiros Easter Eggs divertidos do jogo
- Apple traz novidades sobre Apple Watch e apresenta MacBook superfino
- Como vincular conta da Epic Games com a Twitch TV para ganhar drops
- Brincadeiras para Instagram na quarentena: dez desafios para fazer no app
- Como salvar prints do PC direto no Dropbox
- Facebook está perto de lançar botão Não Curti e já vai iniciar os testes
- CBLoL 2018: KaBuM! está na final e Red Canids é rebaixada
- SK Gaming e Liquid são confirmadas na ESL One Cologne 2018; veja equipes
- Resident Evil Revelations 2 e Batman são destaques nos trailers da semana
- Fortnite e HouseParty: como vincular contas e fazer chamada de vídeo
- Seis aplicativos legais disponíveis para Android, mas não para iOS