O jogo Apex Legends está sendo usado em um novo golpe, segundo a ESET, empresa britânica de segurança digital. Aplicativos maliciosos e versões falsas do game mobile estariam tentando roubar dados e informações de usuários de celulares Android. Desenvolvido pela Respawn Entertainment, Apex Legends é o novo fenômeno do modo Battle Royale. O game está disponível para PC, PS4 e Xbox One, mas ainda não ganhou uma versão mobile.
Entenda o caso
Apex Legends atingiu a marca de 25 milhões de jogadores em apenas uma semana de lançamento e bateu recorde de visualizações na Twitch. Alguns concorrentes direto do jogo, como Fortnite e PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), já têm versões mobile. Com o sucesso de Apex, supostas versões do jogo para celular também começaram a surgir.
No entanto, a versão mobile de Apex Legends ainda não existe. Na loja oficial da Google Play, também é possível encontrar aplicativos oferecendo acessórios para o jogo. O objetivo desse suposto jogo para celular e dos aplicativos falsos é coletar dados dos usuários e vender essas informações pessoais, o que coloca a sua segurança e privacidade em risco.
Um exemplo de golpe é o aplicativo que diz ser um manual de armas que dará vantagens ao jogador de Apex Legends. Para acessar o suposto conteúdo, o jogador precisa conceder uma série de permissões, que darão ao aplicativo acesso à localização do dispositivo, câmera e contatos. Se o usuário não conceder uma das permissões, o aplicativo não funcionará corretamente. Assim, o aplicativo falso pode coletar uma grande quantidade de informações dos jogadores desavisados.
Outra forma de enganar os jogadores é por meio do YouTube. Ao procurar no YouTube por "como baixar Apex Legends para Android", é possível encontrar uma série de tutoriais explicando o passo a passo. A intenção é fazer o usuário clicar em um link da descrição do vídeo, fazendo download do aplicativo malicioso. Depois do download, a única coisa que o usuário recebe são vídeos do jogo, sendo redirecionado para sites de publicidade e fazendo o download de outros programas.
Números de vítimas e como evitar golpes
Segundo a ESET, não é possível precisar quantos usuários já foram vítimas dos golpes relacionados ao jogo. "Determinar este tipo de d
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Review HP ProBook 445 G7: notebook com Ryzen é funcional e até roda jogos
- Tinder Online: conheça a versão do app de relacionamento para PCs
- Figurinhas (stickers) de cantadas para WhatsApp: veja como usar no app
- Google oferece 2 GB extras no Google Drive ap?s check up de seguran
- Google Meet: ferramenta para videoconferência está disponível de graça
- iOS 14 dá pistas de iPhone 12 com tela digna de celular gamer
- Snapchat e Uber criam filtro para acabar com farsa do 'estou chegando'
- Mortal Kombat X: confira os melhores fatalities do game
- Jogamos a demo de Resident Evil 7, game apresentado na E3 2016
- Passageiro dorme no Uber e acorda com corrida de mais de R$ 7 mil
- Final da Free Fire Pro League 2019: veja preço e onde comprar ingressos
- Baús de tesouro no Free Fire: veja como funcionam e ache nos mapas
- Como editar imagens no Pixlr Express pelo PC, lista traz cinco dicas
- Lego Worlds: veja como mandar bem no jogo 'clone' de Minecraft
- Celular com bateria potente: guia traz nove smartphones de 2020
- Veja como impedir que o Mail baixe imagens no iOS e economize dados
- iPhone 11 Pro Max vs Galaxy S20 Ultra: compare preço e ficha técnica
- Review Subnautica
- Aprenda como dominar a pescaria de Noctis em Final Fantasy XV
- Google homenageia aniversário de Pelé com brincadeira na busca