A Black Friday 2018 ainda nem começou oficialmente, mas os consumidores já registraram reclamações sobre o evento de descontos. Entre as 11h de quarta-feira (21) e as 20h desta quinta-feira (22), 1.663 queixas foram feitas no site ReclameAQUI. Os produtos que receberam mais contestações no período são os smartphones e celulares, com 11,7%. Em seguida, estão TVs (10,3%), tênis (6,3%), cartões de crédito (4,2%) e planos pós-pago (3,6%).
O balanço, fechado a poucas horas da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (23), também revela os motivos por trás das reclamações. O mais frequente é a propaganda enganosa, que ocorreu em 13,6% dos casos. Depois, vem a divergência de valores, com 6,8% e os problemas na finalização da compra, com 6,3%.
De acordo com a avaliação do ReclameAQUI, a liderança dos celulares no ranking de reivindicações pode ser atribuída ao aumento do nível de exigência e cuidado do consumidor, especialmente com itens mais caros como esses. Se o comprador se depara com preços enganosos ou problemas no site, não hesita em reclamar.
Confira, a seguir, os rankings completos divulgados pelo ReclameAQUI referentes ao período, incluindo a lista das empresas mais citadas pelos usuários.
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.