De um lado, uma nova geração de processadores. Seus muitos núcleos são multitarefas, graças a uma funcionalidade chamada Hyper-Threading. A velocidade fica perto dos 4 GHz, ou até mesmo 5 GHz, com turbo boost. A eficiência é tão grande que, em notebooks, o tempo de uso da bateria fora da tomada é ampliado – resultado, em grande parte, da microarquitetura eficiente no consumo de energia.
De outro lado, um acelerador de sistema, nova tecnologia que permite que o computador aprenda os hábitos do usuário e priorize os processos que ele mais utiliza – ou seja, a máquina abre com mais velocidade os programas mais acessados.
Os processadores fazem parte da oitava geração Intel® Core™. O acelerador de memória é o Intel® Optane™ Memory, uma tecnologia que combina a rapidez das memórias voláteis e a persistência no registro de dados proporcionada pelas não voláteis. Juntos, os dois produtos permitem acelerar o computador em até 2,2 vezes. Carregar fases de jogos pode ficar até 4,7 vezes mais rápido.
Agilidade inédita
Essa combinação de inovações dá origem a uma nova experiência em computação, que permite conciliar quatro placas de vídeo, de forma que um gamer pode jogar, gravar e transmitir online a partida, simultaneamente.
Um profissional acostumado a lidar com softwares e arquivos especialmente pesados, como um editor de vídeos, também pode editar e encodar simultaneamente – se ele estiver utilizando um processador modelo K da oitava geração, vai contar ainda com a possibilidade de fazer overclock.
O Intel® Optane™ Memory é resultado de duas novas tecnologias: o driver Intel® Rapid e a mídia de memória 3D XPoint™ – que funciona mesmo em baixas capacidades, como 16 GB. Ela foi criada para resolver os problemas de volatilidade, alto desempenho, alta resistência, baixa latência e qualidade de serviço.
Pré-requisitos
O Intel® Optane™ Memory beneficia discos rígidos de memórias flash, na medida em que melhora o desempenho para ligar a máquina, salvar arquivos muito pesados ou abrir aplicativos e softwares que costumam ser lentos. Mesmo programas mais leves, como o Chrome, experimentam uma evolução: eles abrem até cinco vezes mais rápido.
A tecnologia não substitui a DRAM (Dynamic Random Access Memory, ou “memória dinâmica de acesso aleatório”) do sistema – trabalha com ela para oferecer um desempenho de ponta. Bastam três ciclos de inicialização do sistema, depois da ativação, para que o Optane™ comece a atuar.
Esse acelerador de sistema opera com processadores de sétima e oitava gerações. Funciona com sistema operac
A combinação dessas duas tecnologias está disponível também para computadores portáteis. A Dell® lançou em julho, por exemplo, um novo notebook da linha Inspiron 15 5000, equipado com Intel® Core™ i7 de oitava geração e acelerador de memória Optane™.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como consultar o saldo do vale refeição da Sodexo; app oficial mostra gastos
- Sonic at the Olympic Games 2020 ganha data de lançamento no Android e iOS
- Como ver o que a pessoa curtiu no Facebook pelo celular
- Saiba como subir de nível rapidamente no RPG Final Fantasy XV
- Inauguração da Apple Store provoca longas filas em São Paulo
- Xbox 360 não liga? Veja possíveis causas e como resolver problema
- Alcatel A7 e A7 XL chegam com bateria de 4.000 mAh e dual camera na IFA
- Headset SteelSeries: conheça cinco modelos vendidos no Brasil
- Snapchat atualiza suas diretrizes do Discover contra notícias falsas
- Virtue e Dereguedere definem qualificatórias da LA League de CS:GO
- GTA 5 ganha vídeo que mostra Cristiano Ronaldo nas ruas de Los Santos
- Lista traz os melhores mods para Dragon’s Dogma: Dark Arisen
- Instagram cria nova aba para vídeos no Explorer; saiba como funciona
- CS:GO: MIBR vence Renegades e está na final da ESL Pro League Season 9
- Mundial de LoL: 7 curiosidades sobre prêmio e vencedores do campeonato
- Internet 4G avança no Brasil: está em quase 4 mil cidades
- Novo Minecraft e Street Fighter 5: veja os destaques de jogos da semana
- Veja jogos que tentaram emplacar nos esports em 2018, mas não conseguiram
- Adeus, Facebook: 73% dos brasileiros querem excluir perfil, diz pesquisa
- Processadores Intel de 9ª geração têm lançamento oficial no Brasil; saiba preço