De um lado, uma nova geração de processadores. Seus muitos núcleos são multitarefas, graças a uma funcionalidade chamada Hyper-Threading. A velocidade fica perto dos 4 GHz, ou até mesmo 5 GHz, com turbo boost. A eficiência é tão grande que, em notebooks, o tempo de uso da bateria fora da tomada é ampliado – resultado, em grande parte, da microarquitetura eficiente no consumo de energia.
De outro lado, um acelerador de sistema, nova tecnologia que permite que o computador aprenda os hábitos do usuário e priorize os processos que ele mais utiliza – ou seja, a máquina abre com mais velocidade os programas mais acessados.
Os processadores fazem parte da oitava geração Intel® Core™. O acelerador de memória é o Intel® Optane™ Memory, uma tecnologia que combina a rapidez das memórias voláteis e a persistência no registro de dados proporcionada pelas não voláteis. Juntos, os dois produtos permitem acelerar o computador em até 2,2 vezes. Carregar fases de jogos pode ficar até 4,7 vezes mais rápido.
Agilidade inédita
Essa combinação de inovações dá origem a uma nova experiência em computação, que permite conciliar quatro placas de vídeo, de forma que um gamer pode jogar, gravar e transmitir online a partida, simultaneamente.
Um profissional acostumado a lidar com softwares e arquivos especialmente pesados, como um editor de vídeos, também pode editar e encodar simultaneamente – se ele estiver utilizando um processador modelo K da oitava geração, vai contar ainda com a possibilidade de fazer overclock.
O Intel® Optane™ Memory é resultado de duas novas tecnologias: o driver Intel® Rapid e a mídia de memória 3D XPoint™ – que funciona mesmo em baixas capacidades, como 16 GB. Ela foi criada para resolver os problemas de volatilidade, alto desempenho, alta resistência, baixa latência e qualidade de serviço.
Pré-requisitos
O Intel® Optane™ Memory beneficia discos rígidos de memórias flash, na medida em que melhora o desempenho para ligar a máquina, salvar arquivos muito pesados ou abrir aplicativos e softwares que costumam ser lentos. Mesmo programas mais leves, como o Chrome, experimentam uma evolução: eles abrem até cinco vezes mais rápido.
A tecnologia não substitui a DRAM (Dynamic Random Access Memory, ou “memória dinâmica de acesso aleatório”) do sistema – trabalha com ela para oferecer um desempenho de ponta. Bastam três ciclos de inicialização do sistema, depois da ativação, para que o Optane™ comece a atuar.
Esse acelerador de sistema opera com processadores de sétima e oitava gerações. Funciona com sistema operac
A combinação dessas duas tecnologias está disponível também para computadores portáteis. A Dell® lançou em julho, por exemplo, um novo notebook da linha Inspiron 15 5000, equipado com Intel® Core™ i7 de oitava geração e acelerador de memória Optane™.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- ESL One BH: Luminosity volta atrás e vai participar do qualificatório
- Como mudar o tema e a cor do Telegram para celular Android
- Como direcionar para um país o público de uma página do Facebook
- Câmeras com entrada para microfone externo no Brasil por até R$2.200
- Como baixar e instalar o app da Netflix na smart TV da LG
- ROG Phone 2 vs ROG Phone 3: saiba o que muda em preço e ficha técnica
- WhatsApp e OMS lançam pacote de figurinhas de vacinação contra Covid-19
- Como usar efeitos no Audacity
- Fifa 16, PES 2016: lista reúne os melhores jogos de esportes de 2015
- “Kingdom Come: Deliverance tem a essência da idade média”, diz estúdio
- Game XP: o que aproveitar na feira de videogames do Rock in Rio
- Google Maps mostra velocímetro enquanto você dirige; saiba ativar
- Galaxy Xcover 4S: Samsung apresenta celular com certificação militar
- Como criar modelos prontos de resposta automática no novo Gmail
- Como criar um pen drive de instalação do macOS Catalina
- Lista re?ne sites com sistema de Cashback; saiba como obter descontos
- Superliga de LoL 2018: paiN e Keyd seguem na liderança do torneio
- Omega Legends: como fazer download e dicas para jogar o Battle Royale
- Ouvidoria Oi: como entrar em contato
- Figurinhas do Grêmio para WhatsApp: saiba usar stickers do time no app