A Internet está repleta de perigos que podem colocar a sua privacidade em risco. E-mails de spam, links suspeitos e golpes bancários estão entre os mais comuns da lista, e é preciso saber se proteger deles para não ter seus dados roubados ou vendidos no mercado negro como forma de lucro para cibercriminosos. Por isso, o TechTudo reuniu 10 dicas para usar a Internet de forma segura e evitar hackers.
1. Crie senhas fortes
Na hora de criar uma senha, evite palavras curtas e números muito simples, como o seu nome e sobrenome, placa do carro ou datas de aniversário, pois são combinações fáceis de serem hackeadas. Use letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para montar uma senha forte, mais elaborada, e com elementos que dificultem a descoberta.
2. Use um gerenciador de senhas
Os gerenciadores de senha são programas para auxiliar quem tem dificuldade em guardar ou lembrar suas palavras-chave. Além de ajudar o usuário a montar uma senha forte, os aplicativos oferecem segurança, agilidade e praticidade, pois armazenam suas credenciais de login para serem usadas em diversos dispositivos, seja no computador ou no celular.
3. Troque as senhas com frequência
Usar a mesma senha em diversos sites pode colocar os seus dados em risco. Caso uma palavra-chave seja hackeada, criminosos vão buscar por outras contas daq
4. Cuidado ao usar PCs compartilhados
Ainda é comum o hábito de compartilhar computadores em casa, no trabalho ou em ambientes públicos. Entretanto, a prática dobra os riscos de expor suas senhas e arquivos pessoais. Ao usar um computador compartilhado, não salve senhas em programas ou navegadores. Evite também realizar ações que peçam seus dados bancários ou documentos.
5. Evite Wi-Fi público
Embora diversos estabelecimentos ofereçam Wi-Fi grátis para seus clientes, essas conexões não estão seguras, principalmente para realizar pagamentos ou acessar qualquer dado confidencial de contas e cartões de crédito. Dê preferência para a conexão de Internet do seu celular e compartilhe apenas com pessoas de confiança que saibam a senha.
6. Desative contas em sites que você não acessa mais
Os sites armazenam várias informações pessoais de seus usuários, além de e-mail e senha, principalmente aqueles com serviços de compras. É recomendado que você desative contas que não acessa mais e delete o seu perfil permanentemente. Nenhum site está totalmente seguro, por isso, é importante manter seus dados onde você possa lembrar.
7. Não abra e-mails suspeitos
Recebeu um e-mail estranho do seu banco? Não abra a mensagem, pois você pode estar sendo alvo de um golpe. Criminosos podem ter acesso às suas informações bancárias, senhas e números de cartão de crédito através de prática conhecida como pishing. Nestes casos, os dados do usuário são roubados por programas maliciosos, como vírus e trojan, que estão disfarçados em endereços nos e-mails de spam ou nas redes sociais.
A melhor maneira de se proteger é não abrir e-mails suspeitos. Caso a mensagem venha de um amigo, verifique se a pessoa realmente a mandou antes de clicar em qualquer link. A conta do usuário pode estar infectada com um malware que está transmitindo o e-mail.
8. Evite fazer o download de softwares piratas
Os programas piratas, muitas vezes, vêm de fontes desconhecidas e são alvos de vírus e golpes de criminosos na internet. Evite ao máximo fazer o download desses softwares, pois os mesmos podem roubar dados e senhas do seu computador. Isso vale também para extensões de navegador (aplicativos que adicionam funções extras aos programas). Verifique as avaliações e comentários dos usuários sobre o app antes de baixar.
9. Use um bloqueador de pop-ups
Além de irritantes, os pop-ups, aquelas janelinhas que abrem de surpresa no navegador, podem ser usados para espalhar malwares, golpes de pishing e ransomware. Uma maneira de se livrar deles é ativando uma função nativa dos navegadores que permite bloquear os pop-ups automaticamente. E nunca atualize programas, como o Flash Player, através dessas mensagens. Procure sites oficiais para realizar este tipo de download.
10. Cuidado ao clicar em links de redes sociais
Como dito anteriormente, redes sociais como o Facebook e WhatsApp são alvos constantes de golpes. Tome cuidado com links para vídeos, lojas ou promoções, mesmo que seja conteúdo de alguém conhecido. Mande uma mensagem para confirmar se o autor da postagem realmente escreveu aquilo ou se o perfil dele está infectado por um vírus.
Como aumentar a segurança na Internet? Veja no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Core 2, Core i, Atom, Xeon; veja as diferenças dos processadores Intel
- Deathwing no HOTS: veja habilidades e talentos do personagem no MOBA
- PlayStation 4 especial de aniversário é vendido por mais de R$ 300 mil
- Google Drive: como checar o espaço disponível pelo app no Android
- Site Ouvir Música oferece playlists de graça no PC; veja como usar
- Android Box: veja como funciona mini PC concorrente do Chromecast
- Huawei passa Apple em vendas de celulares; Samsung continua em primeiro
- App para fazer logotipo: aprenda como usar o Canva no Android e iPhone
- Samsung anuncia notebook gamer Odyssey com placa GTX 1060 e óculos HMD
- Hackers coletaram registros de ligações telefônicas no mundo todo por anos
- SwiftKey, da Microsoft, traz Animojis no estilo da Apple; saiba usar
- Galaxy Note 10: Samsung confirma lançamento em 7 de agosto
- Ferrari, McLaren: cinco times de Fórmula 1 com equipes nos esports
- Rob W
- HP 416: veja como baixar e instalar o driver da Impressora
- Street Fighter V: Tokido leva ELEAGUE Invitational 2018 e R$ 570 mil
- Como sair do Globoplay e encerrar sessões em todos os dispositivos
- Google Go recebe Lens e leitura em voz alta no Brasil; saiba usar
- EA Sports UFC 2: confira o visual dos principais lutadores brasileiros
- WhatsApp limita encaminhamento de mensagens para combater fake news