O Google rastreia os movimentos de usuários de Android e iPhone (iOS) mesmo que o recurso “Histórico de localização” esteja desativado, como mostra um levantamento da Princeton University, a pedido da agência Associated Press. Segundo a investigação, é possível recriar um mapa de posicionamento diário de um usuário desde que ele tenha utilizado apps e serviços da empresa.
Em nota à AP, o Google confirmou que o Histórico de Localização não é o único responsável por gravar dados geográficos do usuário. “Existem várias maneiras que o Google pode usar a localização para melhorar a experiência das pessoas, incluindo: Histórico de Localização, Atividade na Web e de Aplicativos e Serviços de Localização no nível do dispositivo”.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O Google também se defendeu dizendo que “fornece descrições claras dessas ferramentas e controles robustos para que as pessoas possam ativá-las ou desativá-las e excluir seus históricos a qualquer momento”.
Especialistas ouvidos pela Associated Press, no entanto, acreditam que as instruções para desativar a localização não são claras o suficiente. A tese é de que o nome “Histórico de localização” pode confundir as pessoas, que tendem a acreditar que a desativação do recurso é garantia para impedir o armazenamento futuro de dados de localização.
O painel de controle de conta do Google não deixa claro que outros serviços também são capazes de manter a gravação de
Por conta disso, mesmo os usuários que desativaram o Histórico de Localização contam com um mapa de locais em que as buscas do Google ou aplicativos da empresa foram usados no celular. Os dados, segundo a gigante da internet, são usados para “melhorar a experiência de uso”. Os resultados de pesquisas na web, por exemplo, são determinados, entre outros fatores, pelo local em que a pessoa está baseada.
Donos de smartphones Android têm mais chance de manter um mapa de locais visitados sem saber. O sistema desenvolvido pelo Google grava não só dados do GPS para permitir uso de apps como Waze, Google Maps e Google Notícias, mas de várias outras atividades realizadas no aparelho. Nesses casos, é preciso desativar as ferramentas de geolocalização do próprio dispositivo para impedir armazenamento do histórico. Em contrapartida, alguns serviços podem deixar de funcionar.
Como impedir a gravação de local
Para evitar que o Google mantenha dados de localização, ainda é preciso desativar o “Histórico de localização”. Em seguida, porém, é necessário visitar a página de controle de atividades e desligar o item “Atividade na Web e de apps”.
Segundo o menu de ajuda do recurso, apps e serviços do Google gravam “seu local, idioma, endereço IP, referenciador e se você usa um navegador ou um app”. Isso deixa de ocorrer quando o recurso é desativado.
Via Associated Press e The Guardian
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Veja como mudar o nome de usu?rio no Facebook pelo celular
- Anniversary Update causa erro em câmeras webcam; saiba como ajustar
- SK Gaming e NTC têm confrontos de estreia definidos para ESL One BH
- Galaxy S6, Xperia Z4 e mais: veja o que esperar do MWC 2015
- Clash of Clans: veja como 'farmar' ouro e elixir rapidamente
- Sunset Overdrive: confira os melhores easter eggs do divertido game
- iPhone X, iPhone 6S e iPhone SE são descontinuados pela Apple; entenda
- Como evitar que aplicativos peçam avaliação no iPhone
- Paredão BBB 2019: como votar para eliminar Rízia ou Paula
- Flixtape: Netflix lança serviço que permite criar playlist para os amigos
- Curso online grátis: 5 apps que liberaram aulas durante a quarentena
- Core i5: entenda as diferen?as entre os modelos desse tipo de processador
- Monster apresenta boom box moderna e nova linha de fones luxuosos na CES 2016
- Como funciona o AiQFome? Saiba usar o aplicativo de delivery de comida
- Tudo sobre o DJI Mavic Pro: conheça especificações e preço do drone
- GoPro da LG, Action Cam LTE grava em 4K e faz streaming no YouTube
- Cinco pendrives para smartphones dispon?veis no Brasil
- Russos criam iPhone 12 de ouro por R$ 125 mil
- Files Go ganha mecanismo de buscas do Google para encontrar arquivos
- Crash Bandicoot 4: It's About Time ganha data de lançamento no PS4 e Xbox