O aplicativo Notas, presente nos aparelhos da Apple, tem funções que podem deixar as anotações do dia a dia mais elaboradas. Os textos podem receber tabelas, desenhos feitos à mão, fotos, vídeos, diferentes tipos de fonte e formatação, além de sincronização com outros serviços de anotação, como o Evernote e Google Keep.
O app já vem instalado de fábrica em iPhones, iPads e iPods Touch. Confira a seguir sete funções úteis para criar anotações mais ricas com o aplicativo nativo do iOS.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Criar tabelas
As notas podem receber tabelas com infinitas linhas e colunas. Para isso, basta tocar no ícone de tabela localizado acima do teclado. É possível editar os textos das células individualmente em negrito, itálico, sublinhado ou tachado, adicionar ou remover linhas e colunas quando quiser, e movimentá-las livremente, para criar um documento mais organizado. Caso a planilha fique maior que a tela, uma barra de rolagem ajudará a visualizar todo o conteúdo. O aplicativo permite inserir quantas tabelas quiser na mesma nota.
2. Desenhar à mão livre
Clicando no ícone de caneta localizado no menu acima do teclado, é possível criar desenhos à mão livre na nota. São disponibilizados caneta, marca-texto e lápis nas cores: preto, azul, verde, amarelo e vermelho. Após a finalização do desenho, o usuário pode continuar escrevendo textos normalmente nos espaços em cima e embaixo de sua arte. Tocando sobre o desenho, é possível abrir um menu que possibilita salvá-lo como imagem no rolo da câmera.
3. Escanear documentos
Para digitalizar um documento e adicioná-lo a uma nota, toque sobre o botão de “+”, localizado acima do teclado, e em seguida em “Escanear documento”. A câmera do aparelho será acionada para que você capture a imagem. Uma ferramenta de enquadramento automático identificará a página e a destacará com a cor amarela. Clique em “Manter escaneamento” para inserir o arquivo à nota. Em seguida, você ainda pode cortar a imagem, mudar a cor e rotacioná-la.
4. Criar textos estilizados com título, subtítulo e listas
As notas dos aparelhos Apple podem ser personalizadas com estilos de formatação diferentes. Para acessar as ferramentas de formatação, clique no ícone com as letras “Aa”, em cima do teclado. É possível destacar textos como Título, Cabeçalho, Corpo e Largura Fixa - cada opção tem um estilo diferente de tamanho, fonte e espessura. Ainda é possível criar listas com marcadores de ponto e traço, além de enumerar tópicos. O aplicativo também permite alterar o alinhamento do texto, podendo colocá-lo mais para esquerda ou direita.
5. Inserir fotos e vídeos
Além dos textos, as anotações também podem receber fotos e vídeos, que podem ser capturados na hora ou enviados da galeria do aparelho. Para adicionar uma mídia, toque no ícone de “+”, em cima do teclado, e escolha a opção “Tirar Foto ou Gravar Vídeo”, para abrir a câmera, ou “Fototeca”, para inserir uma imagem salva na memória do dispositivo. Você ainda pode desenhar sobre as fotos e diminuir o tamanho delas para não deixar a nota poluída.
6. Salvar textos em PDF
Suas anotações podem ser salvas em PDF, evitando edições posteriores. Para isso, toque sobre o ícone de compartilhamento localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, escolha a opção “Criar PDF”. Uma pré-visualização surgirá na tela para que você possa conferir. Em seguida, você pode enviar o arquivo por e-mail ou pelas redes sociais.
7. Sincronizar com Evernote e Google Keep
As notas criadas no app da Apple podem ser enviadas para aplicativos de anotações externos, como o Evernote e Google Keep. Para realizar esta ação, clique no ícone de compartilhamento, localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, selecione o aplicativo de destino – é necessário que ele esteja instalado previamente no seu aparelho. Uma tela de confirmação surgirá para que você confirme a transferência e altere as anotações, caso queira.
Qual o melhor aplicativo: Evernote ou Google Keep? Opine no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- WhatsApp libera ‘Responder em Particular’ para iPhone; saiba usar
- LCS Summer 2020: veja tabela de classificação e jogos do fim de semana
- Como apagar histórico do Google Maps
- Pesquisa descobre maneira de fazer imagens em 3D usando Wi-Fi; entenda
- Fifa 16: brasileiros ficam de fora da vota??o para capa de vers?o latina
- Conheça BTS Universe Story, novo jogo para download no Android e iPhone
- Hay Day: conheça o game inspirado em Fazendinha Feliz
- Uber anuncia objetos inusitados esquecidos em corridas no Carnaval
- Dicas para mandar bem em Monster Hunter World
- World of Warcraft Classic: o que esperar do relançamento da Blizzard
- Como descobrir a chave de registro do Windows 7
- Como agrupar as notificações do iOS por aplicativo?
- Galaxy J7 ou Moto G 3? Compare preço e ficha técnica dos celulares
- Golpes no WhatsApp: sete dicas para não cair em 'ciladas'
- Como enviar o ‘dedo do meio’ no WhatsApp para iPhone?
- Primeira grande atualização do Windows 10 acontece em agosto, diz site
- Tela 2.5D: entenda tecnologia do display do iPhone 6 e outros celulares
- Galaxy S9 receberá suporte ao ARCore do Google em algumas semanas
- Amazon Echo Studio é boa? Veja prós e contras da caixa de som com Alexa
- WeChat, rival do WhatsApp, permite armazenar aplicativos na nuvem