O Android P foi lançado de forma oficial e finalmente recebeu seu nome. O sistema será chamado de “Pie”, a palavra em inglês para “Torta”. O Olhar Digital já teve a oportunidade de testá-lo e mostra para você as principais novidades.
A maior novidade é uma renovação da barra de navegação. O sistema traz a opção de exibir apenas uma barra horizontal em vez dos tradicionais botões “Home”, “Voltar” e “Apps Recentes”. Quando pressionada, a barra minimiza todos os aplicativos e volta para a tela inicial do sistema; quando deslizada para cima, ela exibe a lista de apps recentes. Já o botão “Voltar” passa a ser contextual e só é exibido quando você está usando um aplicativo. O recurso é opcional, então se você sentir falta dos três botões, pode alternar facilmente nas configurações do sistema.
Uma parte importante do Android Pie visa aumentar o uso do celular com apenas recarga. O sistema conta com um recurso chamado Bateria Adaptável, equipado com inteligência artificial para entender como você usa o smartphone e limitar o gasto da CPU pelos aplicativos que você menos utiliza. Assim, o celular desperdiça menos recursos e economiza bateria para quando você realmente precisa dele. O Google promete uma economia da ordem de 30% do processador do celular.
Uma mudança evidente em relação ao Android Oreo é estética. O Google se preocupou em tornar o sistema mais colorido, especialmente no painel de configurações, e abraçou os ícones redondos, que podem ser conferidos na área de ajustes rápidos. O sistema também adotou uma série de animações discretas do Android, mas que fazem toda a diferença na experiência de uso e tornam o sistema mais vivo.
O Android Pie também passou a sugerir ações inteligentes envolvendo os aplicativos mais usados. O sistema entende o seu comportamento e pode sugerir, por exemplo, um contato no WhatsApp com quem você costuma conversar, ou um canal do YouTube que você tem o hábito de assistir. Esses atalhos podem ser apresentados tanto na gaveta de aplicativos quanto dentro do Google Assistente.
Por fim, o sistema também trouxe uma série de pequenas melhorias. O Android agora tem uma lupa virtual que facilita a seleção e edição de texto e ganhou também um editor nativo de capturas de tela. A barra de ajuste de volumes aparece no canto da tela, e não mais no centro, e ao tentar ajustar o áudio, por padrão, o sistema mexe no volume de reprodução de mídia, e não no som das notificações. Além disso, o recurso “Não perturbe” evoluiu e ficou mais personalizável, com a possibilidade de limitar também interrupções vis
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Confira o Olhar Digital Plus[+] na íntegra
- Feira de tecnologia mostra futura do comércio no Brasil
- Testamos o celular chinês superpoderoso da Huawei
- Veja como recuperar fotos apagadas, bloquear ligações indesejadas e muito mais
- Você não vai ter mais nada: agora tudo é alugado (ou assinado)...
- Carros da Tesla apostam em conforto para o seu animal com o "modo cão"
- Caçadores de Wi-Fi trabalham de graça para que você não fique desconectado
- A Terra é plana: para muitos no YouTube, sim
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Os avanços da união entre tecnologia e medicina em 2017
- Professores de máquinas serão cada vez mais requisitados no futuro
- 20 anos do Google: relembre a evolução do buscador
- Alemanha já dá os próximos passos da Indústria 4.0; a gente foi conferir
- Tecnologias prometem aprendizado de inglês mais rápido
- Os melhores smartphones multimídia para ficar de olho no Natal
- Como escolher o melhor roteador
- Hackers entram na moda e já usam inteligência artificial; saiba se proteger
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Review: Moto Z2 Force é poderoso e resistente, mas deixa a desejar
- Colchão inteligente promete melhorar o sono com tecnologia que identifica hábitos do usuário