PC gamer esquentando muito pode ser sinônimo de dor de cabeça, com travamentos e outros problemas. O usuário pode ter até prejuízo, pois o calor exagerado é capaz de provocar danos nos componentes. Em relação à máquina para jogos, a situação é ainda mais delicada – longas horas de games atuais provocam mais calor.
Um dos sintomas de que a temperatura está saindo do controle são pequenas travadas durante a diversão. Por conta desses fatores, é importante ficar por dentro de dicas e boas práticas para aumentar a eficiência do seu computador e evitar o aquecimento excessivo.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Mantenha o gabinete fechado
Em geral, gabinetes de qualidade são cuidadosamente desenhados para garantirem uma boa circulação de ar quando fechados. O objetivo é que ventoinhas e exaustores façam seu trabalho com maior eficiência, ou seja, os componentes puxam o ar frio das partes mais baixas da CPU e liberam o ar quente pelas saídas mais altas.
2. Use ferramentas de monitoramento
Diferentes sistemas operacionais e fabricantes terão ferramentas distintas, mas há alguns softwares gratuitos universais, como o AIDA64. O aplicativo permite mapear as temperaturas de todo o computador, com leituras de cada um dos sensores térmicos atualizadas a cada segundo. Além disso, a ferramenta pode salvar registros para que você tenha uma ideia se uma sucessão de desligamentos e travamentos misteriosos estão sendo provocados pela temperatura.
3. Sistema e
É importante que você use um sistema operacional atualizado e que tenha também os drivers em dia. Atualizações de drivers e partes do sistema podem corrigir problemas de superaquecimento ao racionalizar o acionamento de processador e GPU, dois componentes extremamente sensíveis à geração de calor.
4. Considere uma boa pasta térmica
Embora existam alguns mitos a respeito do composto, é inegável que uma boa pasta térmica contribui positivamente para baixar a temperatura em alguns graus. Os ganhos podem ser ainda mais expressivos caso a pasta que está instalada nos componentes do seu computador já tenha alguns anos de vida. Com a ação do calor, o composto vai ressecando e tende a perder a eficiência.
5. Uma boa limpeza pode ser o segredo
É natural que, com o tempo, o computador acabe acumulando poeira e detritos. A questão é que um volume muito grande de poeira dentro do gabinete pode interromper a circulação de ar e, em casos extremos, provocar superaquecimento se acabar entupindo os espaços entre as aletas dos difusores de calor.
Essas peças são criadas para aumentar a área de contato do processador com o ar – por isso têm tantas aletas e reentrâncias. Caso a poeira cubra essas superfícies, há uma queda sensível na capacidade dos dissipadores liberarem calor.
6. Considere investir em um cooler de qualidade para a CPU
Além das precauções anteriores, que podem ser consideradas dicas de manutenção preventiva, você pode pensar em colocar a mão no bolso para combater o calor excessivo. Nesse sentido, há soluções para todos os gostos e preços: você pode comprar uma ventoinha específica de 120 mm para usar como exaustora do seu gabinete, caso ele já não possua uma.
Outra ideia é considerar o investimento em um cooler para o seu processador. Em geral, os modelos que são vendidos com as CPUs atendem bem às necessidades mais triviais de uso. No entanto, eles podem deixar a desejar em máquinas de quem faz overclock e em PCs usados em ambientes com ar mais quente – que, aliás, são bens comuns no Brasil.
7. Cuidado com a relação de forças entre coolers
Se seu gabinete não possui coolers de admissão e exaustão, pode ser interessante pensar em instalar um conjunto. Em geral, é comum usar uma ventoinha na parte dianteira do gabinete, que fica encarregada de soprar ar frio para dentro do PC. Na parte de trás, no topo do gabinete, outro fan gira em sentido contrário com a tarefa de expulsar o ar quente. Dependendo do design interno do seu cooler, da limpeza e da organização dos cabos para não obstruir a circulação de ar, essa técnica pode ter um grande impacto.
Entretanto, você precisa ter cuidado com a capacidade do soprador e do exaustor. Se na parte dianteira for instalado um cooler de 80 mm e na traseira um de 120 mm, é possível que você crie uma área de pressão negativa dentro do computador – ou seja, contribuindo para uma má circulação de ar e, consequentemente, piorando a situação.
8. Parta para o resfriamento líquido
Imagine a situação: você tem componentes de boa qualidade, tem certeza da integridade da pasta térmica e faz tudo certo do ponto de vista da manutenção, mas mesmo assim o calor não dá trégua. Nesse caso, talvez seja interessante pensar em um sistema de refrigeração líquida.
Mais caros, mas muito mais eficientes, esses sistemas circulam um líquido refrigerante pelo gabinete. Dessa forma, eles atingem uma eficiência muito maior na troca de calor do que aquela que é possível por meio dos tradicionais coolers.
9. Memória RAM também esquenta
Memórias também produzem calor e estão sujeitas a perderem eficiência se esquentarem demais. No entanto, você só deve se preocupar com isso se identificar erros típicos associados ao mal funcionamento da RAM ou se fizer overclock nos seus módulos. Nesse caso, pode ser interessante instalar dissipadores próprios para pentes de memória.
Computador está esquentando muito? Veja dicas para resolver no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dragon Ball Xenoverse 2 terá forma suprema e inédita de Goku
- Assaltante foragido da polícia é preso após tentar comprar Call of Duty
- AMD Ryzen 3 2200G e Ryzen 5 2400G: veja prós e contras dos processadores
- Dia do Consumidor: 6 dicas para economizar com ofertas pelo celular
- Os antivírus mais seguros com pontuação máxima no AV-Test 2015
- Novas TVs OLED da LG chegam ao Brasil com 'preto puro'; veja impressões
- Como mudar dublagem de Rise of the Tomb Raider do inglês para português
- Apple lança iOS 11.2.6 para corrigir bug que trava WhatsApp no iPhone
- Snapdrop: como passar foto do Android para iPhone (iOS)
- Conheça as mini TVs com USB que custam menos R$ 250 no Brasil
- Twitter muda de visual no Android e iPhone; conheça a nova interface
- DuckDuckGo chega a 100 milhões de buscas em um dia pela primeira vez
- Brasil é campeão de chamadas indesejadas na América Latina
- FISL 17: o lado ruim da Internet das Coisas e os riscos de objetos smarts
- Lista traz 10 jogos que completaram 10 anos em 2017
- Como ver um vídeo do YouTube em realidade virtual no celular?
- Como usar emojis no Windows 10, no macOS e no Linux
- Fim do Blogspot? Google começa mover blogs para novo domínio
- Revista Time revela os dez melhores eletrônicos da década
- Veja como testar se sua fonte está funcionando usando um clipe de papel