O Rio de Janeiro será palco da maior competição esportiva do planeta: as Olimpíadas. Elas são realizadas de quatro em quatro anos em cidades escolhidas no mundo todo. Em 2016 teremos o Rio de Janeiro, enquanto a próxima edição já está marcada para Tóquio, no Japão. Confira os melhores games inspirados nos Jogos Olímpicos, entre títulos oficiais e outros que foram lançados para aproveitar o tema:
Fifa 16, PES 2016: lista reúne os melhores jogos de esportes de 2015
Mario & Sonic and the Olympic Games já é considerada uma série de sucesso. Lançada desde 2007, aproveitando os jogos olímpicos de Pequim, na China, o jogo coloca os dois mascotes – e seus amigos – na disputa por medalhas em diversas provas e modalidades. Geralmente são lançados em plataformas da Nintendo, como Wii, Wii U, DS e 3DS, e dispositivos móveis.
Cada olimpíada de inverno ou de verão ganha uma edição própria de Mario & Sonic and the Olympic Games, até mesmo a do Rio de Janeiro, de 2016. Personagens como Luigi, Amy Rose, Dr. Eggman, Tails, princesa Peach, Bowser e outros também estão presentes.
Athens 2004
Athens 2004 não foi o primeiro jogo oficial das Olimpíadas, mas ainda assim agradou bastante aos fãs do gênero esportivo. Oito modalidades no total, incluindo tiro ao alvo, natação, corrida e ginástica rítmica, estavam presentes.
Lançado no PS2 e PC, o título tinha ainda a presença de 64 delegações, um recorde para sua época. Países como Brasil, China, Canadá, Grécia, Espanha, África do Sul, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Quênia estavam presentes.
Summer Games
Summer Games não é um jogo oficial das Olimpíadas, mas foi produzido com o intuito de aproveitar os jogos. Lançado na década de 80 para diversas plataformas, incluindo sua edição mais famosa no Master System, o jogo ficou conhecido no Brasil como o popular “Jogos de Verão”.
Com modalidades pouco comuns, como golfe, surfe e canoagem, o jogo fez sucesso por conta de seus controles desafiadores, trilha sonora e também os gráficos – que para a época eram bem avançados.
Decathlon
Decathlon é um dos maiores clássicos do “gênero olímpico” já lançados. Sua versão mais conhecida saiu ainda no Nintendinho, na década de 90, e trouxe o ódio para o coração de muitos jogadores, por conta de seus controles destruídos – além de uma edição também bem famosa lançada no Atari, poucos anos antes.
Com provas de atletismo, na edição de Atari, por exemplo, era preciso movimentar a alavanca do controle rapidamente, para fazer o atleta na tela correr e vencer o desafio. Com objetivos simples, Decathlon era divertido, porém frustrante ao mesmo t
Beijing 2008
Beijing 2008 comemorou os jogos olímpicos de Pequim, na China, com um game oficial e lançado no mesmo ano para PS3, Xbox 360 e PC. Bélgica, Cuba, Brasil, China, Estados Unidos, Suécia, Portugal, Polônia e Dinamarca eram alguns dos numerosos países participantes.
O game foi elogiado na época principalmente por conta de seus gráficos, mas apresentava ainda uma boa variedade de provas e modalidades, com variedade, inclusive, dentro delas. Uma das críticas que ele sofreu, porém, foi para a jogabilidade, que era apenas um pressionar de botões constante, similar a títulos antigos, o que frustrou um pouco os jogadores.
Track & Field
Track & Field é outra série que pega emprestado o clima olímpico para fazer um jogo que não é oficial, mas que tem igualmente muitos fãs. Produzido pela Konami, de marcas como PES e Metal Gear Solid, o primeiro jogo saiu na década de 80, para fliperama, Atari e outros aparelhos da época.
Apenas com provas comuns de atletismo – daí o nome “track & field” –, o game tinha jogabilidade simples, porém viciante. Ao longo dos anos ganhou diversas versões, algumas até com personagens famosos, e outras que ficaram exclusivas do Japão. Até hoje é uma série conhecida por lá.
Olympic Gold
Olympic Gold foi o game oficial das olimpíadas de Barcelona, na Espanha, em 1992. Na verdade, ele foi o primeiro jogo licenciado oficialmente para a marca, o que chamou bastante atenção em sua época.
Apesar de trazer poucos países, como Itália, Espanha, Estados Unidos, Japão, França e Reino Unido, o game traz boas lembranças aos fãs, que aproveitaram seu lançamento em consoles como Master System, Mega Drive e Game Gear – exclusivamente nas plataformas da Sega.
O que você acha do PlayStation 4 Neo? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- A maioria das suas amizades no Facebook são falsas, diz pesquisa
- Microsoft quer trazer pessoas de volta à vida; 7 usos polêmicos da tecnologia
- Anatel muda prazo para bloqueio de celulares piratas
- NBA 2K16 e Gone Home serão games gratuitos da PS Plus em junho
- Como pedir para participar de uma live no Instagram
- MacBook Air com Apple M1: saiba tudo sobre o novo notebook da linha
- Como adicionar contas de e-mail de outros provedores ao Gmail no iPhone
- Bloodborne: veja como upar e deixar o personagem mais forte no game
- Como encaminhar uma foto para várias pessoas no Facebook
- Top Safadão: rede social brasileira cria ranking 1% anjo da Internet
- Windows 10 está pronto! Build 10240 é a última antes do lançamento, diz site
- Angry Birds completa 5 anos; confira todos os jogos da popular franquia
- Como ativar o God Mode com todas as configurações no Windows 7
- Lista traz os lançamentos de novembro para PCs, PS4, Xbox One e Switch
- Dragon Ball, Naruto e One Piece estão nas ofertas da semana
- PUBG Mobile: cinco curiosidades sobre o cenário competitivo do jogo
- O que esperar do Android P: sistema tem foco em segurança e privacidade
- Overwatch e No Man’s Sky são destaques nos trailers da semana
- Extensão cria 'janela nativa' do WhatsApp no seu PC
- Como saber se ônibus, metrô e trem estão lotados pelo Google Maps