O Facebook divulgou nesta terça-feira (24) uma série de medidas que, segundo a empresa, irá "proteger" as eleições 2018 no Brasil. A rede social de Zuckerberg quer tornar as propagandas políticas dentro da plataforma mais transparentes. Para isso, em anúncios ligados às eleições, serão públicas as informações que antes eram sigilosas, como o CNPJ de quem pagou pela publicação destacada.
Além disso, quem quiser fazer um anúncio político no Facebook também deverá fazer um registro prévio, que incluirá o envio de documentos como o RG e CPF, passando por uma aprovação da rede social. Esse tipo de publicidade ficará marcada como propaganda política na plataforma.
Outra iniciativa é a Biblioteca de Anúncios. O Facebook irá armazenar durante 7 anos todas as informações referentes à publicidade eleitoral da plataforma. Desde junho, a rede social passou a deixar mais claro dados referentes a publicidade veiculada pelas páginas — até mesmo no Instagram. Desta forma é possível acompanhar todas as propagandas feitas por uma página, independente se ela é exibida no seu feed de notícias ou não.
Essas informações podem ser acessadas no menu à esquerda das páginas, em “Informações e anúncios”. Nesta seção também é possível ver alterações de nome e quando a página foi criada.
Cronograma de propaganda no Brasil para as eleições
- 31 de julho: anunciantes poderão fazer o registro na plataforma para marcar a publicidade como propaganda eleitoral.
- 16 de agosto: os anunciantes poderão usar um rótulo de propaganda eleitoral no Brasil.
Também a partir de 16 de agosto os usuários do Facebook poderão acessar os anúncios eleitorais que estão ativos e inativos. A Biblioteca de Anúncios dará aos usuários informações detalhadas sobre eles. Além da imagem e texto, a ferramenta vai fornecer uma estimativa do valor gasto e dados demográficos sobre o público impactado pela propaganda.
Fake News
Ao longo do ano, o Facebook também tem criado formas para combater as Fake News. Além de um curso online e de um bot para ajudar as pessoas a interpretarem notícias falsas, a rede social implantou parcerias com a imprensa e agências de checagem de fatos. O fact checking da rede diminui o alcance de posts denunciados e pode até excluir páginas que publicam esse tipo de conteúdo de forma recorrente, o que tem causado polêmica nos últimos dias.
Mais informações sobre candidatos
A rede social também passa a disponibilizar algumas ferramentas para ajudar na escolha dos candidatos. Através da aba "Temas" em páginas com conteúdo político, o usuário pode conferir mais detalhes sobre a visão do candidato sobre temas como educação, segurança e saúde. O Facebook também vai disponibilizar outras funções novas.
O "Town Hall" vai permitir que as pessoas encontrem com facilidade os políticos. O "Informed Voter Button" vai redirecionar os usuários para páginas com informações úteis sobre as eleições. Essas duas ferramentas devem chegar até o dia do pleito, previsto para 7 de outubro. Já a função "Megafone" chegará ao Facebook no dia das eleições, dando detalhes sobre os locais de votação.
Via Facebook
Alguém sabe resolver problemas do marketplace do Facebook? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fone sem fio é personalizado para cada atividade e acessa Siri e Google Now
- Resident Evil 3 Remake: como baixar a demo do jogo no PS4, Xbox e PC
- G3 e G7 são os novos notebooks gamer da Dell; veja o preço no Brasil
- Amigo Secreto: conheça os presentes tecnológicos mais criativos
- Como entrar em contato com o iFood pelo chat do aplicativo
- iPad Pro 2020: Apple cria teclado inusitado; veja preço e ficha técnica
- Como começar uma sessão particular do Spotify no celular ou PC
- Resident Evil Zero receberá versão remasterizada em 2016
- Como melhorar a velocidade da Internet? 5 aparelhos que fortalecem o sinal
- Fortnite: Desafios da Semana 6 da Temporada 7; veja como completar
- Como conseguir mais Pokébolas no game para celular Pokémon Go
- Discord: como baixar o chat para gamers e usar no PC
- Brawl Stars: cinco dicas para jogar o modo Caos Cibernético
- GPS super portátil promete encontrar qualquer coisa; conheça
- Google Translate faz 10 anos; Brasil é o país que mais usa o tradutor online
- O que é Whiplash no Fortnite? Veja detalhes do carro e onde encontrar
- Jack Dorsey reconhece que é necessário poder editar tuítes
- Saiba como votar nos jogos grátis do mês da PlayStation Plus
- Samsung traz fones AKG para o Brasil: conheça N200, Y100, Y500 e N700NC
- Aplicativo para gravar ligação: veja os melhores para guardar chamadas