A velocidade da internet 4G no Brasil estagnou nos últimos seis meses. Nenhuma operadora de telecomunicações conseguiu tornar a conexão mais rápida, de acordo com um estudo feito pela OpenSignal, criadora do velocímetro de mesmo nome. Claro, Oi, TIM e Vivo ficaram mais lentas na troca de dados de quarta geração. O levantamento considera quase 6,5 bilhões de testes realizados por usuários entre março e maio deste ano.
Apesar do fraco desempenho geral, a Claro aparece como operadora mais veloz do mercado brasileiro. A operadora de origem mexicana alcançou velocidade média de download de 28,18 Mb/s (Mega) no 4G e de 4,57 Mb/s no serviço de terceira geração. O envio de arquivos também é mais rápido na rede 4G da Claro, com velocidade de 9,28 Mb/s.
“Eles parecem ter construído uma rede LTE (de quarta geração) muito mais poderosa do que os competidores. Os concorrentes também estão ampliando suas redes LTE, mas não são capazes de equivaler esta capacidade”, diz Kevin Fitchard, analista-chefe da OpenSignal, em entrevista exclusiva ao TechTudo.
Em ambos os testes, a Oi aparece na lanterna, com as conexões mais lentas. “A empresa não aproveita as vantagens únicas da frequência de 700 MHz para ampliar com certa facilidade a disponibilidade de 4G. Os 700 MHz não significam apenas acessos melhores, mas também mais cobertura de quarta geração”, avalia. A operadora é a única entre as grandes do país sem nenhuma iniciativa nesta frequência, anteriormente ocupada pelo sinal analógico de TV.
O relatório da OpenSignal indica os vencedores em uma série de categorias. A Claro sai na frente na maioria delas: velocidade do download no 4G; velocidade do download no 3G; velocidade média geral; velocidade do upload no 4G; e latência no 4G.
A Nextel é campeã de latência no 3G e a TIM ganha na disponibilidade de rede 4G, conforme a organização antecipou em maio. A companhia de origem italiana sai na frente com cobertura 4G em 74,4% dos testes contra 67,3% da Vivo, a segunda colocada. O analista ressalta que “velocidades rápidas de 4G são inúteis se você não puder encontrar uma conexão 4G”.
O estudo também detalha a situação de regiões metropolitanas. A Claro também leva a melhor quando o assunto é download via 4G em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro (nesta última, a operadora ultrapassou a Vivo, apontada como a melhor opção no levantamento concluído em novembro de 2017).
Fitchard lembra que as capitais começaram a receber o sinal em 700 MHz nos últimos meses, o que significa que “em breve” a frequência pode trazer um impacto maior tanto nas medições regionais quanto nas nacionais.
Qual operadora tem o melhor 4G do Brasil? Usuários opinam no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Hack com RT automático no Twitter faz jovem ganhar promoções
- Extensão do Google Chrome para Netflix ativa todas categorias ocultas
- Sony inclui Detroit e Heavy Rain nos jogos grátis da PS Plus de julho
- Steam permitirá transmitir gameplays ao vivo em sua plataforma para PCs
- Como limitar apps do iPhone com Tempo de Uso, novidade do iOS 12
- Mitos e verdades sobre o Xbox Series X, próximo lançamento da Microsoft
- Free Fire Pro League 2019 Brasil Season 3: veja jogos da penúltima fase
- Projeto usa caixa e lente macro para criar fotos com aspecto analógico
- Facebook tem ranking com usuários que mais contribuem; saiba como subir de nível
- Unicode 9 tem os 38 novos emojis revelados: de Facepalm a Selfie
- Google atualiza app Agenda para Android e integra Google Drive
- Blackberry pode lan?ar smartphone com Android ainda este ano; entenda
- Pokémon GO ganha extensão que bloqueia tudo sobre jogo no Chrome
- PES 2015: aprenda a comprar Moedas no modo myClub do jogo de futebol
- Como melhorar a qualidade do som do seu fone de ouvido
- Far Cry New Dawn: como baixar e instalar o jogo para PC, PS4 e Xbox One
- Moto G7 Power ganha edição na cor lilás; preço sugerido é de R$ 1.499
- Quer mudar a senha de bloqueio Windows Phone? Veja como fazer
- Microsoft se prepara para reta final de lan?amento do novo Windows 10
- Estoque de PlayStation 5 vai continuar em falta até 2022, alerta Sony