Hoje em dia, quando as fabricantes querem dar aos seus celulares a melhor tela possível, elas usam a tecnologia OLED. O iphone x, da apple, e o galaxy s9, da samsung, usam essa tecnologia para mostrar imagens aos seus usuários. Mas daqui a alguns anos, esse tipo de display pode acabar sendo passado para trás por uma nova tecnologia: o microLED.
Os dois tipos de tela têm LED no nome. “LED” é uma sigla em inglês que significa diodo emissor de luz. Os LEDs são um avanço em relação à tecnologia LCD, porque cada LED é capaz de emitir sua própria luz. Isso faz com que ele seja mais econômico em termos de energia e ofereça taxas de contraste melhores. Mas entre o OLED e o microLED, há diferenças importantes.
Os displays microLED usam um componente chamado nitreto de gálio em sua composição. Os nitretos são usados em dispositivos ópticos - como telas de celular - para emitir as cores primárias de luz: vermelho, verde e azul. Cada pixel de um painel microLED tem mais ou menos 100 micrômetros - a espessura de um fio de cabelo. E cada um deles é composto por três sub-pixels, um de cada cor primária. O fato de ele não usar componentes orgânicos no seu processo de emissão de luz traz uma série de vantagens além do tamanho menor.
As vantagens não páram por aí. Essa nova técnica de produção de imagens também pode economizar a bateria do seu celular. E quando chegar o momento em que as telas de dispositivos móveis tiverem resoluções ainda maiores, o microLED será a tecnologia mais indicada.
Com todas essas vantagens, já dá para imaginar que as gigantes da tecnologia devem estar de olho na novidade. E de fato, a Samsung apresentou durante a CES 2018 uma TV gigante chamada “The Wall”, composta por um display modular com 146 polegadas de diagonal. E já há rumores de que a Apple estaria investindo na fabricação de painéis microLED para as próximas versões do Apple Watch.
Mas essa tecnologia ainda deve demorar algum tempo para chegar ao mercado. Isso porque ela não é nada fácil de se produzir. Considerando que uma tela Full HD tem cerca de dois milhões de pixels, e que cada pixel dos painéis microLED tem três sub-pixels, é necessário produzir individualmente mais de seis milhões de microLEDs para fazer uma única tela. E essa di
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Big Data nas redes sociais promete estreitar a relação entre artistas e fãs
- Veja como a indústria usa a tecnologia para combater a pirataria via streaming
- Microsoft libera nova atualização para Windows; veja o que foi corrigido
- Celular travando? Veja o que fazer
- Qualidade extrema: testamos e comparamos três fones de ouvido Bluetooth premium
- Qualcomm lança chip 5G que promete celulares mais finos e com bateria duradora
- 6 ajustes que todo mundo precisa fazer no roteador de casa
- Viva o streaming: Copa da Rússia, em 4K, na palma da sua mão
- Entenda por que cada app de previsão do tempo mostra uma temperatura diferente
- Moto elétrica feita por impressora 3D
- Educação 3.0: como a tecnologia está mudando o ensino
- Conheça acessórios que transformam seu televisor em uma Smart TV
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra - 09/02/2019
- O Blockchain pode garantir eleições 100% seguras? Especialista responde
- O bê-a-bá da Inteligência Artificial; entenda os detalhes dessa tecnologia
- Caçadores de Wi-Fi trabalham de graça para que você não fique desconectado
- O segredo do sucesso de mulheres que comandam grandes empresas de tecnologia
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Professores de máquinas serão cada vez mais requisitados no futuro
- Amazon Go: veja como é fazer compras no mercado do futuro