Se toda tecnologia evolui, as impressoras não ficaram para trás. Mais modernas, elas continuam sendo um equipamento relativamente difícil de escolher. Seja um usuário doméstico ou uma empresa, a primeira questão para definir qual modelo vai atender suas necessidades com melhor custo-benefício é: qual vai ser o tipo de uso da impressora? E outras perguntinhas básicas como: é muita impressão? Colorido ou preto e branco? Vai imprimir fotos? Tem pressa? Quer gastar quanto?
Basicamente, duas tecnologias dividem o mundo das impressões: o laser e o jato de tinta. Um pouco mais caras em sua maioria, as impressoras a laser costumam ser usadas em ambientes corporativos, mas dependendo da aplicação, nada impede que elas sejam usadas em casa também. A impressão é mais rápida, atinge uma média de até 20 páginas por minuto, e mais barata que nos modelos com jato de tinta. O toner chega a durar até 10 vezes mais que um cartucho de tinta.
Em impressões preto e branco, as impressoras a laser ainda são imbatíveis. Não somente pela velocidade, mas pela alta definição para pequenos detalhes – as impressões são minuciosamente nítidas. Já para impressões coloridas, ainda que pouquíssimos modelos a laser tenham se equiparado à qualidade de impressão a cores das jato de tinta, o preço é bem maior; na maioria dos casos não se adequa a orçamento domésticos ou até de pequenas empresas.
Em geral, para quem quer imprimir imagens coloridas e fotos vívidas com alta resolução, as impressoras a jato de tinta são a melhor escolha. Em diversas comparações e testes, o jato de tinta produziu melhores imagens em cores: com gradação de cores mais sutil e melhor saturação. Os resultados são mais naturais. Inclusive, impressoras fotográficas profissionais são quase sempre jato de tinta.
No mercado doméstico – e também na maioria das pequenas empresas – as impressoras a jato de tinta são as mais populares. Elas são bem mais baratas que os modelos a laser; é possível encontrar modelos simples a partir de 150 reais. Modelos mais caros e modernos chegam a custar mais de mil reais – mais até do que alguns equipamentos laser – mas estas impressoras possuem funções extras, e até alguns diferenciais de qualidade, principalmente nas impressoras com qualidade fotográfica.
Uma nova categoria dentro dos modelos jato de tinta fez a conta do custo por página impressa ficar um pouco mais interessante; são as “bulk-ink” ou tanque de tinta. São modelos mais caros, é verdade, porém a economia em comparação aos tradicionais cartuchos é alta o que torna o custo-benefício mais interessante.
Fazer a conta para calcular o custo por página impressa é simples. Difícil é definir um padrão. Os preços dos diferentes cartuchos, toners e garrafas de tinta variam muito – afinal, são diversos fabricantes, modelos e quantidades de tinta em cada um. De qualquer forma, os toners das impressoras a laser podem imprimir mais que qualquer suprimento de tintas. Um toner preto comum com capacidade para imprimir mil páginas custa, em média, entre 90 e 120 reais. Dividindo o número de páginas impressas pelo valor do toner, o custo por página fica entre 9 e 12 centavos. Já um toner capaz de imprimir 12 mil páginas sai por uns 300 reais – aí o custo da impressão cai para cerca de 2 centavos de real por página.
A impressão a laser colorida é um pouco mais cara, afinal você vai precisar não somente do toner preto, mas também do ciano, do magenta e do amarelo. Com capacidade de mil impressões coloridas, cada toner custa, em média, 150 reais. A média da página impressa, considerando somente uma cor, é de 15 centavos. Lembrando, a impressora a laser colorida, normalmente vale mais de mil reais.
Nas jatos de tinta, os cartuchos tradicionais e originais são
Uma característica bastante interessante que a maioria das impressoras já traz atualmente é a conectividade Wi-Fi. Mas outro ponto de decisão é: impressora simples ou multifuncional? Aqui, a escolha é mais fácil. Uma impressora simples só vale a pena se você precisa de um modelo específico para grandes formatos ou resultados profissionais de altíssima qualidade. Unindo a utilidade de impressão, scanner, copiadora e às vezes até fax em um único equipamento, as multifuncionais são a melhor escolha para a maioria. Hoje representam mais de 85% do mercado.
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Conheça o WikiLab, projeto que pode revolucionar a construção civil
- Contra o tempo pelo bem: conheça o mundo dos speedrunners
- CES 2018: Conceitos assumem lugar de produtos na maior feira de tecnologia
- Veja os novos iPhones em ação
- Entenda a teoria do cientista que promete vida além dos 1000 anos
- Como a tecnologia está mudando para melhor o ambiente de trabalho
- 5 recursos 'escondidos' no Android que você talvez não conheça
- iPhone SE volta às lojas e pode ser uma alternativa acessível
- Conheça a TV 'papel de parede' da LG que chega ao Brasil por R$ 40 mil
- Smartphone que vira smartwatch está nos planos da TCL
- Descubra como gravar a tela do smartphone
- Saiba quais são as apostas da equipe do Olhar Digital para 2017
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Programação passa a ser diferencial em múltiplas áreas do mercado de trabalho
- Celular até 1.500 reais: saiba qual o melhor!
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- O Waze realmente encurta a viagem? Fizemos o teste
- Saiba como transformar PDFs em arquivos de Word
- Testamos: fone Sennheiser PXC 550 faz valer o preço de R$ 2.000
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra