A Quadro GV100, da Nvidia, é a maior placa gráfica do mundo. Anunciada nesta terça-feira (27) a GPU é um dos primeiros modelos a explorar a tecnologia RTX, que promete entregar gráficos mais realistas graças a um novo tipo de renderização.
A nova placa de vídeo é voltada para o mercado profissional. Ela é construída sob a arquitetura Volta e pode ser uma aliada poderosa para trabalhos de produção gráfica, como animação e design e também em aplicações de inteligência artificial. A Quadro GV100 começa a ser vendida no mercado internacional por US$ 8.999, algo em torno de R$ 30 mil sem o custo dos impostos.
A Quadro GV100 traz especificações de respeito, com o dobro de memória em relação a sua antecessora direta GP100. O modelo conta com 32 GB de memória HBM2 e 5.120 CUDA Cores, núcleos responsáveis pelo processamento gráfico nas GPUs da Nvidia. Traz também 640 Tensor Cores, unidades exclusivas da arquitetura Volta que são desenvolvidas para aplicações de inteligência artificial.
Com isso, a GPU promete uma performance surpreendente, sendo capaz de chegar a 7,4 TFLOPs em renderização de precisão dupla – reduzindo a incidência de falhas –, 14,8 TFLOPs em precisão única e 118,5 TFLOPs em deep learning (inteligência artificial). Em comparação, a GP100 traz 5,2 TFLOPs e 10.3 TFLOPs em precisão dupla e única, respectivamente. Teraflop (TFLOP) diz respeito à capacidade computacional da placa: quanto maior o número, mais operações ela consegue processar por segundo.
A GV100
O público alvo da placa é formado por profissionais que lidam com modelagem gráfica, como produtoras de filmes e estúdios de games. A Nvidia promete uma velocidade até 10 vezes maior na renderização de trabalhos 3D em relação às placas de vídeo utilizadas atualmente pela indústria. Além disso, a nova Quadro também é voltada para acelerar projetos que usam algoritmos avançados, como aplicações de deep learning, inteligência artificial capaz de aprender conforme o uso.
Por enquanto, A GV100 está à venda apenas no site internacional da Nvidia. A partir de abril, fabricantes de Workstations como Dell, HP e Lenovo devem lançar as primeiras máquinas com a nova placa de vídeo.
Em dezembro do ano passado, a Nvidia lançou a GTX Titan V, a primeira placa construída sob a arquitetura Volta. O lançamento da Quadro GV100 também sinaliza que a arquitetura, substituta natural da Pascal – GTX 1080, por exemplo –, está mais próxima de se tornar mais presente nas novas placas de vídeo voltadas para o público gamer.
NVIDIA GeForce 920M 4GB DDR3 é uma boa GPU? Saiba no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como ativar o Java no Chrome, Firefox e Internet Explorer
- Como colocar música na chamada do WhatsApp
- Cadeira gamer ThunderX3: sete modelos à venda no Brasil em 2021
- ESL One Cologne 2018 revela grupos A e B; veja adversário da MIBR
- Como derrotar Morgan Freeman em South Park: The Fractured But Whole
- TVs Sony Bravia 4K ganham telas de LED e suporte ao HDR
- Como gerenciar o armazenamento de dados do WhatsApp no iPhone (iOS)
- Melhores TV Box para comprar no Brasil em 2020
- Como traduzir do inglês para português com plugin LinguaLeo no Chrome
- Como entrar na BIOS setup de um notebook Sony
- Drones da Seagate terão mais espaço para armazenamento interno
- Far Cry 4: veja como baixar e instalar o popular FPS da Ubisoft
- Assassin’s Creed Unity: como desbloquear roupas e armas no Iniciates
- Como instalar o WhatsApp no Android, iOS e Windows Phone
- Capas para Moto G 4: lista reúne opções para proteger o celular
- Como dominar o sistema de batalhas no jogo World of Final Fantasy
- MacBook não liga? Descubra possíveis causas e como resolver
- Epson L380 vs L395: compare ficha técnica e preço das impressoras
- Como fazer um rascunho do Imposto de Renda 2016 no PC
- Como inserir uma playlist do YouTube dentro de um vídeo no seu canal